Dia do Trabalho: 4 dicas para quem vai empreender

Dia 1º de maio é o Dia do Trabalho. Que tal aproveitar a data e o feriado para pensar em novos rumos profissionais e tentar começar a planejar um empreendimento?

Nós vamos lhe ajudar com 4 dicas importantes antes de partir para o negócio próprio:
 1- Planejamento antes de tudo
Começar um negócio sem ter uma reserva financeira é sempre mais difícil, por isso, o primeiro passo do planejamento, muitas vezes é começar a poupar um montante ou então definir de onde podem ser obtidos os recursos iniciais, como um financiamento bancário, um empréstimo familiar, etc.
Depois de definir a questão do dinheiro, é preciso conhecer e entender bem o mercado em que se pretende entrar. Busque informações sobre o segmento na Internet, em associações comerciais e industriais e outras entidades que possam servir de base para seu planejamento.
Também é importante conversar com outras pessoas que já tenham iniciado um negócio próprio, para ver que erros é possível evitar e quais os caminhos têm mais chance de acerto.
E se você tem formação técnica ou é um profissional liberal, como muitos que começam seus negócios, também vale a pena buscar conhecimento sobre processos empresariais e gestão. Existem franquias que facilitam esse início, pois já existe um modelo de gestão pronto, mas lembre-se que elas recebem parte do lucro por entregar isso pronto para você.

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2- Atenção ao procurar um sócio

 Nessa fase inicial é o momento de se pensar quem vai ser seu sócio no negócio e de que tipo ele será. Algumas pessoas optam apenas por um sócio investidor, que não tem participação direta na administração da empresa. Mas a maioria ainda busca um sócio para ser parceiro de fato no dia a dia, para dividir problemas e conquistas!
E aqui vale ficar atento a uma série de fatores para que a pessoa escolhida realmente agregue e não seja motivo de arrependimentos futuros. Primeiro de tudo é preciso saber se o provável sócio é honesto e se você confia nele. Também é bom tentar identificar se a convivência entre vocês é fácil e tranquila, ou se mesmo em conversas anteriores ao negócio já surgiram muitos atritos.
Em relação ao perfil profissional e pessoal, não é necessário que sejam parecidos. Inclusive o ideal mesmo é que tenham experiências complementares e que possam atuar em área distintas. Desse modo, torna-se mais produtivo para o negócio, pois todos os setores principais ficam fortes e sob o controle imediato de um dos sócios.

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3- Seja realista e prepare-se para imprevistos
No começo do negócio é claro que ninguém é pessimista, certo? Mas otimismo em excesso também pode ser prejudicial, principalmente se achar que tudo vai sair conforme o planejamento inicial. Aqui, o ideal mesmo é ser realista e ficar preparado para possíveis imprevistos.
Sempre podem surgir novidades na legislação ou no mercado. Então não subestime prazos e custos dos projetos. Coloque nessa conta essas eventualidades que podem aparecer no meio do caminho.
Você vai ver que, muitas vezes, é necessário injetar um valor mais alto do que estava previsto inicialmente. Se isso acontecer, é preciso ter outras opções já definidas de onde buscar recursos complementares.

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4- Tenha energia de sobra
Os desafios na trajetória do empreendedorismo não serão poucos, por isso é importante não desanimar e seguir em frente! Você vai ver que ao final de muitos dias de trabalho pode até pensar em desistir de tudo, antes mesmo que o negócio dê certo. E para cada uma pessoa que lhe apoia, haverão outras 10 que terão argumentos contrários, afinal, não é fácil mesmo! Mas não desista!
Por isso, é importante ter muita energia. No começo, até o negócio engrenar, é preciso fazer um pouco de tudo, desde criação, atendimento, comercial, financeiro. Principalmente em uma pequena empresa, os sócios no início fazem o papel operacional, tático e estratégico. É importante ter em mente que isso é temporário e a medida que a empresa cresce e o caixa permite serão criadas outras estruturas e áreas operacionais.
 Além disso, uma empresa nova tem que provar e conquistar o reconhecimento de seus clientes e parceiros de uma maneira muito mais  enfática que empresas que já estão no mercado e possuem cases de sucesso. Então, ter disposição é fundamental!

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