6 Otimizações para sua operação de contabilidade gerencial aplicar hoje

A figura do contador vem se tornando cada vez mais importante junto às empresas, e a contabilidade gerencial tem se destacado por auxiliar as empresas a ganharem cada vez mais espaço.

Convencidos que a dimensão das informações contábeis vai além dos cálculos de impostos, legislações comerciais, previdenciárias surgiu uma vertente poderosa a contabilidade gerencial.

O que é contabilidade gerencial?

Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, capaz de medir transações financeiras, a de custos e análises contábeis, quando combinados fornecem informações valiosas para tomada de decisão nas empresas.

O propósito desse tipo de contabilidade é alcançar as metas estabelecidas através da utilização de dados internos que fornecem relatórios especiais e apresentam métodos de análise para os gestores.

Todos os dados levantados ajudam a comparar a sua empresa com os concorrentes, dando a possibilidade de projetar o futuro das atividades da sua empresa. Por meio de análises, os contabilistas gerenciais podem responder perguntas como:

Qual é a taxa de retorno necessária para fazer um novo investimento que valha a pena?
Quais atividades exigem os maiores gastos e quais trazem os maiores lucros
Quanto, em vendas, cada real investido em marketing traz?

Implementar boas estratégias somada a uma boa gestão pode fazer toda diferença, otimizar tempo, integrar eficiência aos serviços oferecidos, são soluções que também facilitam o próprio gerenciamento do escritório de contabilidade.

Separamos 6 soluções que vão te ajudar a resolver esses problemas de forma assertiva, Confira!

1. Controle de contas a pagar:

As planilhas do Excel são as mais cogitadas quando o assunto é organização, muitas empresas ainda utilizam esse recurso para fazer o controle de suas despesas.

É uma prática comum, mas vamos partir da premissa que hajam falhas no preenchimento dessas planilhas e elas são passadas para a contabilidade, inevitavelmente os relatórios vão conter erros resultando em uma enorme dor de cabeça.

Um sistema de gestão pode resolver esse problema, alguns possuem este benefício integrado a sua plataforma, um controle de contas a pagar, pode oferecer um panorama mais claro sobre o que precisa ser pago, dando mais precisão e evitando falhas na percepção de lucros ou despesas desnecessárias.

2. Controle de contas a receber:

Assim como as contas a pagar, as contas a receber também precisam de atenção e precisão de informações.

É muito comum no dia a dia, algo passar em branco em meio a correria, mas a longo prazo isso pode afetar as futuras tomadas de decisão da empresa.

Para evitar esse tipo de situação, um sistema de gestão de qualidade pode sanar esses problemas, um sistema que de qualidade oferece um relatório de contas já pagas, em aberto, atrasadas e notifica cada urgência, tudo que é necessário para que a contabilidade gerencial possa realizar o levantamento com facilidade.

3. Fluxo de caixa:

Uma das dificuldades mais comuns na gerência da empresa é o controle financeiro, e a área financeira é estratégica em qualquer organização.

Sendo essencial para o planejamento de futuras ações, o fluxo de caixa precisa ser estruturado de forma correta, contendo informações sempre atualizadas e muito bem organizadas.

É o momento perfeito para adotar um sistema de gestão, através de sua plataforma é possível catalogar e categorizas despesas, receitas de forma organizada e com informações mais precisas.

4. Gestão de documentos fiscais mais eficientes:

Gestão de documentos é um método organizacional, composto por boas práticas, mas ainda delicado para alguns negócios, por consumir espaço físico as vezes as papeladas se perdem, porém é de suma importância para o contador o gerenciamento desses documentos.

Erros nas notas emitidas ou recebidas, podem acontecer, mas geram uma tremenda dor de cabeça para o contador, além de acarretar em riscos maiores como multas e infrações.

Documentos parametrizados trazem muitas vantagens e facilidades para os clientes, um sistema de gestão eficiente pode trazer esse alivio, além de estar sempre atualizado quanto às regras do fisco, evitando o trabalho extra de buscar como se adequar.

5. Comissionamento para funcionários:

Comissionamento é uma ótima maneira de manter funcionários motivados, com uma proposta de ganhos extras eles buscam novas formas de inovar suas tarefas diárias trazendo benefícios para a empresa.

Existem alguns tipos de comissionamento que podem ser aplicados variando da cultura organizacional da empresa.

A contabilidade gerencial tem um papel importante nesse aspecto, é a partir dessa prática que é determinada os valores oferecidos nessa promessa de ganhos extras.

Mas, esse é mais um dos benefícios que uma plataforma de gestão que possua essa funcionalidade pode oferecer, a partir de relatórios já prontos que possuam todos os resultados mensurados da equipe o sistema calcula automático o comissionamento, evitando assim erros e automatizando tempo.

6. Orçamento:

Mais uma boa prática que faz parte do dia a dia de muitas empresas, é um tópico muito importante.

Realizar o orçamento de maneira uniforme para que as informações estejam sempre em todos os pedidos é parte fundamental desse processo, uma mão amiga que facilita na hora de mensurar relatórios.

Este procedimento é muito significativo para que se possa gerar relatórios e indicar melhorias.

O sistema myrp que compreende as eventuais dificuldades procura uma forma de implantar em sua plataforma a solução para esses problemas e da maneira mais simples possível.

O sistema conta com um tópico exclusivo para orçamentos, onde é necessário apenas preencher os campos já dispostos.

O dia a dia do contador envolve uma série de complexidades, visto que o necessário para efetuar seu trabalho muitas vezes depende de outra pessoa.

Mas, conforme apresentado nesse artigo otimizações podem ser feitas através da inclusão de um sistema de gestão, além de uma série de outros benefícios inclusos que podem facilitar tanto a vida dos seus clientes quanto do escritório contábil.

Em suma o profissional contabilista que atuar dentro de uma organização implementando seus conhecimentos embasados na contabilidade gerencial, atrelado a um bom sistema de gestão, pode garantir o sucesso da empresa.

E a partir do momento que você tiver essas soluções no dia a dia, terá como bônus a oportunidade de se dedicar a ampliar sua cartela de clientes, ciente que irá manter a qualidade do serviço prestado.

 

 

 

O que você procura?

Categoria

Categorias

    Assine nossa newsletter

    Teste Grátis

    Faça um teste grátis

    Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

    Seja um parceiro Myrp.