O SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital, é um sistema disponibilizado pela Receita que unifica todas as atividades referentes a livros e documentos que integram a escrituração fiscal e contábil das empresas num formato digital específico e padronizado.
O SPED Fiscal é como é chamado internamente a Escrituração Fiscal Digital (EFD). É através deste que a Receita recebe as informações sobre ICMS e IPI dos contribuintes.
O Myrp faz a geração do arquivo para empresas do Lucro presumido com as informações de entradas e saídas de notas.
Para gerar o arquivo é necessário:
- Emitir as notas fiscais, veja aqui como fazer.
- Realizar a entrada dos XMLs de compras, clique aqui para ver como realizar.
- Cadastrar o seu contador, clique aqui e veja como fazer.
Acesse o Menu.
Clique em SPED.
Em seguida, clique em SPED Fiscal, no quadro verde.
Para adicionar clique no botão mais, azul a direita inferior.
Para especificar os dias habilite o campo Detalhar período por dia
ou especifique o Mês e Ano.
Selecione a Finalidade do arquivo
e o Tipo do arquivo.
Após, selecione o seu Contador
e Perfil do SPED, se será A ou B.
Clique em Salvar para iniciar a geração do SPED.
O Status deve estar como Fechado
Para realizar o download do arquivo clique nos três pontos ao final da linha.
Em seguida, clique em Download.
Assim que o arquivo estiver pronto clique para baixar.
Pronto, agora é só enviar para sua contabilidade informar a parte de impostos e transmitir a receita. 😉