Amortização – Tudo que você queria saber

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Você já deve ter escutado em alguma notícia por aí… a amortização da dívida será feita em um determinado número de parcelas…
    Mas você sabe realmente o que significa amortização? E o que isso tem a ver com o seu negócio? O que é amortização?
    A amortização significa fazer a quitação de uma dívida por meio de pagamentos regulares seguindo um planejamento previamente combinado entre as partes.
    Ou seja, amortizar é pagar as parcelas de uma dívida até que ela seja completamente eliminada. Isso inclui também em cada parcela a cobrança de juros.  E esses juros são sempre calculados sobre o saldo devedor, que é a quantia que ainda deve ser dada em pagamento.
    Na hora de escolher, existem diversos sistemas de amortização. Mas aqui no Brasil, os mais usados são o sistema Price e o SAC.
    amortização

    Confira todas as possibilidades e entenda as diferenças:

    Sistema Price ou francês:

    Na Tabela Price, ou Sistema Francês, as parcelas de pagamento mensais têm o mesmo valor, com os juros já embutidos. Geralmente este modelo é utilizado em financiamento de bens de consumo, como automóveis e imóveis, por exemplo.

    Sistema de amortização constante (SAC):

    No Sistema de Amortização Constante (SAC), também conhecido como Método Hamburguês, o valor das parcelas mensais é decrescente, pois os juros diminuem a cada prestação.

    Sistema de pagamento único:

    Neste sistema é feito um único pagamento, somando o capital, ou seja, o valor que foi tomado emprestado, e os juros, no final do período determinado para a quitação total da dívida.

    Sistema de pagamento variável:

    Este modelo estipula vários pagamentos diferenciados durante o período completo da dívida. Às vezes são pagos somente os juros e em outras são pagos os juros + capital. O tipo do pagamento vai depender do acordo feito entre quem emprestou o dinheiro e que está devendo.

    Sistema americano:

    É feito somente um único pagamento ao final do período, como no sistema único. A diferença aqui é que os juros são calculados em várias fases durante o período estipulado.

    Sistema de amortização misto:

    O cálculo do financiamento é feito por uma média das prestações dos métodos SAC e Price.

    Fatores envolvidos

    Este tipo de negociação envolve uma série de termos, como credor (a pessoa ou empresa que cede o empréstimo), mutuário (quem pega o dinheiro emprestado), qual a definição da taxa de juros, quantas parcelas de amortização, qual o prazo para pagamento de todas as parcelas.
    myrp-blog-amortização

    Como calcular

    O cálculo das parcelas e dos juros vai depender do sistema escolhido para a tomada do empréstimo ou financiamento. A instituição financeira onde a empresa vai contrair a dívida deve ter um plano de cálculo já pronto de acordo com o sistema. Na dúvida, para conferir se os valores estão mesmo corretos, é importante pedir a ajuda de um especialista na área para ver se realmente aqueles valores contratados estão adequados e compensam para o negócio.

    Impacto na sua empresa

    Escolher o sistema adequado para sua realidade, o número de parcelas e tempo de amortização que se encaixam melhor para o seu negócio vai ser fundamental para garantir que a dívida não prejudique o andamento do seu negócio!
    Tem ainda alguma dúvida sobre amortização? Deixe sua pergunta aqui nos comentários.
    Conte pra gente também qual sistema de amortização você costuma usar na sua empresa e por quê?
    Isso pode servir de exemplo para outros empresários que estão analisando qual sistema escolher.
     
    Banner e-Book Fluxo de Caixa - myrp

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Leia também

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Seja um parceiro Myrp.