Amortização – Tudo que você queria saber

Você já deve ter escutado em alguma notícia por aí… a amortização da dívida será feita em um determinado número de parcelas…
Mas você sabe realmente o que significa amortização? E o que isso tem a ver com o seu negócio? O que é amortização?
A amortização significa fazer a quitação de uma dívida por meio de pagamentos regulares seguindo um planejamento previamente combinado entre as partes.
Ou seja, amortizar é pagar as parcelas de uma dívida até que ela seja completamente eliminada. Isso inclui também em cada parcela a cobrança de juros.  E esses juros são sempre calculados sobre o saldo devedor, que é a quantia que ainda deve ser dada em pagamento.
Na hora de escolher, existem diversos sistemas de amortização. Mas aqui no Brasil, os mais usados são o sistema Price e o SAC.
amortização

Confira todas as possibilidades e entenda as diferenças:

Sistema Price ou francês:

Na Tabela Price, ou Sistema Francês, as parcelas de pagamento mensais têm o mesmo valor, com os juros já embutidos. Geralmente este modelo é utilizado em financiamento de bens de consumo, como automóveis e imóveis, por exemplo.

Sistema de amortização constante (SAC):

No Sistema de Amortização Constante (SAC), também conhecido como Método Hamburguês, o valor das parcelas mensais é decrescente, pois os juros diminuem a cada prestação.

Sistema de pagamento único:

Neste sistema é feito um único pagamento, somando o capital, ou seja, o valor que foi tomado emprestado, e os juros, no final do período determinado para a quitação total da dívida.

Sistema de pagamento variável:

Este modelo estipula vários pagamentos diferenciados durante o período completo da dívida. Às vezes são pagos somente os juros e em outras são pagos os juros + capital. O tipo do pagamento vai depender do acordo feito entre quem emprestou o dinheiro e que está devendo.

Sistema americano:

É feito somente um único pagamento ao final do período, como no sistema único. A diferença aqui é que os juros são calculados em várias fases durante o período estipulado.

Sistema de amortização misto:

O cálculo do financiamento é feito por uma média das prestações dos métodos SAC e Price.

Fatores envolvidos

Este tipo de negociação envolve uma série de termos, como credor (a pessoa ou empresa que cede o empréstimo), mutuário (quem pega o dinheiro emprestado), qual a definição da taxa de juros, quantas parcelas de amortização, qual o prazo para pagamento de todas as parcelas.
myrp-blog-amortização

Como calcular

O cálculo das parcelas e dos juros vai depender do sistema escolhido para a tomada do empréstimo ou financiamento. A instituição financeira onde a empresa vai contrair a dívida deve ter um plano de cálculo já pronto de acordo com o sistema. Na dúvida, para conferir se os valores estão mesmo corretos, é importante pedir a ajuda de um especialista na área para ver se realmente aqueles valores contratados estão adequados e compensam para o negócio.

Impacto na sua empresa

Escolher o sistema adequado para sua realidade, o número de parcelas e tempo de amortização que se encaixam melhor para o seu negócio vai ser fundamental para garantir que a dívida não prejudique o andamento do seu negócio!
Tem ainda alguma dúvida sobre amortização? Deixe sua pergunta aqui nos comentários.
Conte pra gente também qual sistema de amortização você costuma usar na sua empresa e por quê?
Isso pode servir de exemplo para outros empresários que estão analisando qual sistema escolher.
 
Banner e-Book Fluxo de Caixa - myrp

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress