ESCRITÓRIO EM CASA É BOM PARA SUA EMPRESA?

Escolha tende a baixar custos. Fixar horários e estabelecer diretrizes ajudam a alavancar os resultados
Os altos custos com aluguel e despesas como IPTU, condomínio, luz, telefone, estacionamento e limpeza têm motivado muito empreendedores a optarem em montar escritórios em suas próprias casas. Seja pela comodidade ou pela economia, essa nova forma de trabalho remoto tem instigado patrões e funcionários a se adaptarem a novos modelos de negócios, embasados na produtividade e economia de tempo. Porém, muitos são os cuidados que ambos devem ter: assim como eficaz quando bem administrado, o home office pode levar à queda de produtividade e maus resultados senão for planejado da maneira correta.
Ideal para micro e pequenos empresas, essa nova tendência pode poupar horas valiosas com deslocamento e estresse, mas não se engane: as metas serão tão desafiadoras quanto as de uma empresa com sede própria. Confira como se planejar e obter sucesso ao montar um escritório em casa.

SEU ESCRITÓRIO TEM QUE TER CARA DE EMPRESA

Suas tarefas e profissionalismo não destoam em nada de como seria em um ambiente de trabalho convencional. Reserve uma sala ou espaço para desempenhar suas funções; o local deve ser equipado com todas as ferramentas e utensílios provenientes do seu ofício: impressora, mesa de escritório, computador, blocos de anotações e telefone com secretária eletrônica. Ter seu negócio em sua própria residência não é justificativa para administra-lo de forma amadora. Se atente com coisas que desviem sua atenção; televisão, tarefas caseiras, familiares. De forma alguma a comodidade de trabalhar em casa pode interferir negativamente na sua produtividade.

DISCIPLINA COM HORÁRIOS

O equívoco com maior potencial de comprometer o rendimento de donos e empregados é a falsa sensação de não ter horários pré-estabelecidos e disciplina para segui-los. Tenha em mente: sua organização vai nortear seus resultados e sucesso. Estabeleça horários para iniciar suas atividades, executá-las e entrega-las. Desta forma, suas chances de concretizar o que lhe foi pedido serão as mesmas ou até melhores que as de um modelo tradicional de trabalho.
Caso seja necessário solucionar algum impasse, seja profissional ou pessoal, comunique seus superiores sobre sua ausência, mantendo meios de comunicação com sua equipe. Celular e aplicativos de mensagens são ferramentas de trabalho, em especial em horário comercial. Na hipótese de saída por motivo pessoal, busque compensar as tarefas não executadas de duas formas: adiante-as ou, se possível, as execute em outro turno.

REUNIÕES EM ESPAÇOS COWORKING

Empreendedor, você sabe o que é um espaço coworking e como funciona sua dinâmica de trabalho? Caso não saiba, busque informar-se, principalmente, compreendendo quais são seus conceitos. De forma breve e sucinta: coworkings são empreendimentos que unem negócios das mais diversas áreas em espaços físicos compartilhados. Salas de reuniões, espaços informatizados e áreas de lazer e convívio. O objetivo de se unir com esse modelo de negócio é usufruir de sua estrutura física. Você não poderá convidar clientes e parceiros a uma reunião n ambiente informal de sua casa. Tal atitude passaria uma impressão de amadorismo, algo que, convenhamos, não é sua intenção. Os custos são acessíveis e o ambiente gera novas perspectivas de mercado pelo contato com vários profissionais. Aposte nisso.

DIVULGAÇÃO E MATERIAIS PROFISSIONAI

Como forma de preencher uma possível lacuna devido à ausência de um endereço físico, sua empresa imprescindivelmente precisa de materiais de divulgação profissionais. Um site bem produzido e administrado, assinatura de e-mail, apresentações e cartões são um pacote básico para qualquer empreendedor. Se coloque no lugar do seu cliente. Que impressão você teria de uma empresa que sequer fornece maneiras claras e fáceis de contato e relacionamento?

ENCONTROS PRESENCIAIS

A escolha pelo trabalho remoto em nada descarta a importância dos encontros presenciais. A integração entre setores e funcionários promove promulga uma cultura de desafios e comprometimento com as metas estabelecidas. Em especial, colaboradores da área de comunicação e comercial obtêm proveito nesses encontros sazonais.
O compartilhamento de ideias e planos de ação nestes departamentos são constantes; a revisão de procedimentos e tomadas de decisões determinam o alcance dos resultados destes colaboradores. Coloque em seu cronograma reuniões sempre que possível.

UTILIZE A NUVEM

Sem a disponibilidade de um servidor em comum para o armazenamento e compartilhamento de documentos, a utilização de plataformas na nuvem ganha status de obrigatoriedade. Análises, estatísticas, apresentações e demais arquivos precisam ter fácil acesso aos seus funcionários. Em especial em ocasiões de reuniões e visitas a clientes, o empreendedor precisa de praticidade no download de arquivos.
Muitas das ferramentas disponíveis na internet têm opções gratuitas de uso, como o OneDrive, Dropbox e Google Drive. Há alternativas pagas, também. Avalie qual melhor atende as necessidades do seu negócio e em qual formato se encaixa em seu cotidiano de trabalho.

NÃO DESVALORIZE SEU PREÇO

Os valores que você vai cobrar ao seu cliente em nada devem se basear na escolha de ter um escritório em casa. A economia de custos é um benefício seu, que preliminarmente, pelo porte do seu negócio, não necessita de uma grande estrutura física. Tabele seus preços conforme determinaria se tivesse que arcar com as despesas de um escritório comercial.
Com o tempo, na hipótese de seu empreendimento crescer de proporção e faturamento, a contratação de novos funcionários vai acontecer de maneira natural. Seus custos vão aumentar exponencialmente. Como você vai comunicar ao seu cliente um aumento de valor do seu serviço nesta situação? Previna-se. O objetivo de ter um escritório em casa é para administrar micro e pequenos negócios. Com a expansão do seu empreendimento, o investimento é uma consequência. Mas enquanto isso não acontece, tire proveito de tocar sua empresa montando um escritório em sua casa.
Esse texto conseguiu deixar claro se ter um escritório em casa realmente vale a pena? Leia também sobre Mercado de nicho: vale a pena investir?

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