Dezembro já está acabando, e agora é a hora de avaliar tudo que aconteceu no seu negócio durante o ano que passou. Mas não estamos falando apenas de um balanço financeiro, mas sim de uma completa retrospectiva que te ajude a avaliar suas falhas e sucessos, além de dar uma força no planejamento do futuro da sua empresa.
Essa é a época em que você tem que avaliar e medir todas as informações que conseguiu juntar em 2014. Assim você pode separar tudo que foi bom do que não funcionou para tomar medidas em 2015.
É importante também, que você, empreendedor, faça uma autoavaliação. Como foi o seu comportamento com os seus colaboradores? Você foi um bom gestor? No que pode melhorar? Peça feedbacks de seus colegas e sócios.
Para te ajudar nessa avaliação, veja alguns questionamentos que especialistas recomendam que você faça:
1. Quais foram os nossos resultados com as vendas?
É muito importante que você tenha as informações sobre as vendas da sua empresa, para que você possa avaliar o desempenho durante o ano. Compare os meses e veja o que pode ter afetado as vendas de cada mês. Para o próximo ano, estabeleça metas e registre cada informação para comparar com os dados de 2014.
2. Todas as metas de 2014 foram cumpridas?
Verifique se tudo que você planejou para 2014 se concretizou. Para que uma empresa cresça, ela precisa ter seus objetivos definidos e o empreendedor precisa de um planejamento. Se você não fez um planejamento para 2014, faça o de 2015 e já prepare um para os próximos 5 anos. Com metas, sua empresa tem um rumo e pode crescer ordenadamente.
3. Qual foi o lucro da minha empresa?
Um alto volume de vendas não significa que a sua empresa teve grandes lucros. As vezes, com essa análise de dados, você pode reavaliar seus preços ou rever os descontos que andou praticando. Verifique seus indicadores e veja se precisa mudar alguma coisa nos valores dos seus produtos/serviços ou na cultura da sua empresa.
4. Minha equipe está satisfeito trabalhando aqui?
Sua empresa não funciona sozinha. Por isso é importante avaliar o nível de satisfação dos seus colaboradores. É a oportunidade para você ver o que pode melhorar e reter os talentos na sua empresa.
5. No que eu errei este ano?
Errar é humano, e é bom aprender com seus erros. Então, olhe para si, converse com seus colaboradores e peça opiniões sinceras. Assuma seus erros e cresça como profissional.