Está cada vez mais difícil criar diferenciais competitivos perante a concorrência. A evolução dos negócios na era da globalização tem se tornado uma tarefa árdua para os pequenos empresários, pois cada vez mais é importante a atualização e modernização dos processos e adaptação às novas tendências de mercado.
Supondo que você seja dono de uma sorveteria, em um bairro onde as pessoas são de classe social alta, e distante de qualquer outra sorveteria. Já sabemos quem é o público e conhecemos a praça, logo, temos uma ideia de quanto cobrar pelo sorvete. O que precisamos pensar é: quanto tempo demorará para alguém abrir uma sorveteria no mesmo bairro? E se isso acontecer, qual será sua saída para ganhar clientes e não perdê-los para a outra sorveteria?
Por conhecer seu público, você pode iniciar as vendas com preços mais altos, devido ao poder aquisitivo do consumidor local. Porém, você não pode descartar a hipótese de surgir um concorrente agindo com preços mais baixos, fazendo suas vendas decaírem.
Nesses casos, o melhor a fazer é procurar maneiras diferentes de atrair seu público, sem baixar o preço dos seus produtos. Pensar em novas saídas, como um novo posicionamento de mercado, atendendo vontades específicas dos clientes, oferecendo conforto, programas de fidelidade, entre outros recursos.
No caso do nosso exemplo, o dono da sorveteria poderia criar novos sabores de sorvete, trabalhar seu ambiente de maneira diferenciada, com mais conforto, criar sorvetes personalizados e promoções específicas durante os dias da semana.
E você, tem alguma ideia para criar diferenciais competitivos para pequenos negócios?
-4 de novembro de 2024