A Black Friday teve início nos Estados Unidos e sua origem é um tanto incerta. A expressão “sexta-feira negra” tem diversas histórias que apontam o possível início do termo, mas o mais comente utilizado é a quebra do mercado financeiro Américo, em 1960, após dois especulacionistas desestabilizaram o mercado do ouro. O impacto foi tão grande que houve necessidade de o governo intervir e tentar amenizar o desequilíbrio financeiro.
Sendo essa a verdadeira origem do nome ou não, a verdade é que a Black Friday é um dia de intensa movimentação no comércio americano e que, aos poucos, foi se espalhando por outros países, incluindo o Brasil. A data que mobiliza diversos segmentos do varejo, sobretudo o online, se consolida ano após ano e faz sucesso entre consumidores e lojistas. Para quem compra, a vantagem é aproveitar descontos arrasadores e preços realmente imperdíveis. Para quem vende é uma opção de esvaziar os estoques para receber os produtos de Natal e ainda fidelizar clientes.
A data ocorre na primeira sexta-feira após o dia de Ação de Graças, feriado tradicionalmente americano e com forte apelo nos Estados Unidos. Com a proposta exatamente de incentivar a limpa dos estoques e começar os preparativos para as festas de final de ano, as lojas aproveitam para incentivar a antecipação dos presentes de Natal.
No Brasil
A data chegou tímida no Brasil, apenas no comércio online, as promoções foram ofertadas pelos grandes varejos. Apesar das compras pela internet estarem crescendo e com uma representatividade ascendente, a Black Friday demonstrou-se bastante vantajosa para o varejo com lojas físicas. Assim, após pouco tempo, a sexta-feira de descontos começou a se mostrar vantajosa também para outros segmentos fora da internet. Grandes e pequenos lojistas estão aproveitando a oportunidade para oferecer boas vantagens ao consumidor que já prepara a lista de desejos para aproveitar a data.
Preparando seu e-commerce
A Black Friday corre no final de novembro, mas a preparação para uma sexta-feira de ótimas vendas começa bem antes. Com um planejamento adequado, antecipado e uma organização eficiente, sua loja virtual fica preparada para atender à demanda de pedidos com eficiência e otimizar os resultados de vendas.
Estoque
Faça um levantamento dos produtos que mais saem. É bem provável que eles sigam o mesmo fluxo e continuem sendo os mais procurados. Ao levantar o estoque, faça uma média de todos os produtos e a margem de venda deles, também considere o período que a Black Friday vai ocorrer, considerando possíveis mudanças sazonais de vendas.
Prepare o estoque garantindo que haja quantidade suficiente de cada produto para atender aos pedidos.
Descontos
Avalie quais os produtos entrarão na promoção e quais os valores aplicados a cada um. É possível fazer várias aplicações de descontos sem que haja prejuízo no caixa, para isso é necessário considerar o valor de cada um e o tamanho da procura.
Aposte em descontos progressivos ou combos, onde o desconto fica maior na aquisição de mais produtos. É importante tornar atrativa a aquisição de mais itens, assim a vinculação de produtos da mesma categoria ou complementares é fundamental. Por exemplo, 50% de desconto em uma camisa, mas na compra de uma camisa e um casaco o desconto sobe para 70%.
Prazos e valores
Considere que a data é adotada por diversas empresas e que ganha popularidade com o decorrer dos anos. Cada vez mais a Black Friday movimenta o comércio, sobretudo o online, por isso antecipe suas negociações com entregadoras e correios e esteja precavido em casos de entregas atrasadas. Considere o prazo e se informe se o sistema que sua empresa utiliza terá suporte para atender às entregas com o mesmo ritmo. Se possível, tenha também outras opções de entrega, como motoboy ou retirada pelo cliente no depósito, pois otimiza o tempo de entrega e reduz a quantidade de mercadorias atrasadas em caso de algum imprevisto.
Invista em comunicação
A divulgação que a sua loja virtual participará da Black Friday deve ser iniciada bem antes da data. É importante planejar uma publicidade com a identidade da loja e divulgá-la de modo eficaz, através do próprio site, redes sociais e e-mail marketing. A contratação de anúncios pagos no Facebook ou Google Adwords, por exemplo, são ótimas ferramentas para atrair mais público para conferir as promoções.
Políticas da promoção
Planeje as políticas de compras durante a promoção e deixe claro os prazos de recebimento. Também é necessário deixar claros os critérios de troca, prazos e condições para devoluções.
As sessões com perguntas frequentes auxiliam bastante os consumidores e poupam tempo para os atendentes e lojistas de e-commerces. Faça uma categoria respondendo, de modo objetivo, as principais questões.
Prepare seus consumidores
Além de divulgar antecipadamente condições de entrega, prazos e condições de pagamento, é necessário investir na expectativa. Para isso, a nutrição de e-mails marketing e alimentação de redes sociais com prévias do que entrará em promoção é uma ótima ferramenta. Assim o consumidor já se prepara e define quais produtos deseja comprar.
Condições básicas
Verifique os requisitos mínimos para uma sexta-feira poderosa, como a capacidade do seu e-commerce suportar o aumento do tráfego sem cair ou ficar lento. Também é importante disponibilizar um estoque mínimo para cada produto, evitando que o cliente, mesmo tentando realizar a compra nas horas iniciais da promoção, não encontre ele disponível.
A Black Friday conquista cada vez mais consumidores que se planejam para aproveitar as 24 horas de boas ofertas. Investir em boas promoções, com respeito ao consumidor e atendendo às expectativas do público garante que o seu e-commerce ou loja virtual ganhe espaço entre as empresas valorizadas e mais procuradas na Black Friday, resultando em um ótimo retorno para o seu caixa.
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