Mercado de nicho: vale a pena investir?

Mercado de nicho é, basicamente, um sub mercado, onde uma pequena parcela de consumidores de um mercado maior é atendida de maneira específica, ou seja, atinge apenas uma parte do público total do empreendimento. Esse mercado engloba consumidores bem exigentes, os quais apresentam hábitos e necessidades particulares.
Alguns bons exemplos de mercados de nicho podem ser citados na área da culinária, como pessoas com intolerância à lactose, glúten ou vegetarianos. Esses específicos consumidores encontram muita dificuldade em achar produtos que realmente os interessam, sendo obrigados a recorrer aos mercados de nicho.
Mas a grande questão é: será que realmente vale a pena investir no mercado de nicho?
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Esse tipo de mercado pode sim ser muito lucrativo ao empreendedor. Apesar de muito específico, ainda engloba um público imenso, independente do produto em questão e isso tudo se deve a um único fator: a internet.
A internet potencializa de maneira impressionante o mercado de nicho, isso porque, se antigamente era praticamente impossível trabalhar com um público-alvo específico, com a web esse público passou a estar em qualquer lugar do planeta, na hora que quer. O mundo é composto de 7 bilhões de habitantes independentes que podem consumir qualquer tipo de produto.
Além disso, os usuários se comunicam com muita facilidade, indicando uns aos outros pontos de vendas que lhes agradaram. As tribos buscam produtos particulares e compartilham suas experiências através das redes sociais e blogs, atingindo assim um número incalculável de usuários.
Outra vantagem são os preços a serem cobrados. Por utilizar produtos considerados “raros” no mercado, o empreendedor do mercado de nicho tem uma gama enorme de possibilidades na hora de cobrar o valor final. Afinal, quanto mais significado tiver o produto, mais alto será o seu valor.
 

Tendências do mercado de nicho

  • ALIMENTAÇÃO – Em grande crescimento no mercado, a alimentação vem sendo uma boa aposta aos empreendedores. Isso porque engloba diversas classes diferentes de consumidores, como vegetarianos, fitness, intolerantes, etc.
  • SAÚDE – Por ser um nicho de necessidade primordial, a área de saúde está sempre em movimento crescente. Isso se deve ao fato da impossibilidade de se abrir mão da saúde.
  • E-COMMERCE – A procura por itens na internet vem crescendo cada vez mais. São diversas as vantagens do e-commerce como a possibilidade de encontrar o melhor preço, não precisar sair de casa para concluir a compra, etc.
  • EDUCAÇÃO ONLINE – A oportunidade de ter aulas sem sair de casa e em horários flexíveis agrada muito à população. Assim, investir na educação pode ser uma bela escolha ao empreendedor.
  • E-BOOKS – E-books são outra escolha certeira para quem deseja investir em um mercado de nicho. Os livros online agradam, e muito, as pessoas, pela comodidade e facilidade de se ler o livro que deseja sem sair de casa.
  • COSMÉTICOS MASCULINOS – O Brasil já é o segundo maior mercado de cosméticos masculinos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os “metrossexuais” estão crescendo cada vez mais e investindo muito na beleza.

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Por fim, conclui-se que o mercado de nicho, quando tratado da maneira correta, pode sim ser um bom investimento. Para quem pretende investir nesse tipo de negócio é essencial ficar atento as novas tendências e grupos recém-formados, pois, esses podem vir a ser seus clientes potenciais.
Esse artigo conseguiu tirar suas dúvidas sobre o mercado de nicho? Leia também sobre a lei da terceirização os impactos para os pequenos empreendedores.
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