Que empreendedor nunca se perguntou “como posso aumentar as vendas da minha empresa?”. Nada mais natural. Uma empresa precisa vender para continuar existindo e fazer cada vez melhor é o sonho de todo o gestor. O que nos leva a parte mais importante da pergunta: o “como”.
É muito comum ver profissionais do meio empresarial classificando o ato de vender como uma arte. E se pararmos para pensar, é mesmo. Uma atividade que exige uma combinação de diferentes qualidades, que mexe com os sentidos das pessoas e as leva a desempenharem uma ação. Então, como fazer para aumentar as vendas?
É o que vamos mostrar nesse post: algumas dicas para fazer sua empresa vender mais. Ou melhor, aprimorar sua arte de vender.
1. Ouça seu público
Um dos primeiros e mais importantes passos quando você está estruturando seu negócio é o de conhecer o seu público. Você precisa saber exatamente para quem deseja vender seu produto ou serviço para poder definir as melhores formas de se comunicar com essas pessoas. Assim, você tem duas informações vitais para o seu negócio: o que você vende e para quem.
Para aumentar suas vendas, você precisa ir mais fundo e buscar uma informação complementar que pode fazer toda a diferença: por quê? Qual motivo faz com que as pessoas deixem de comprar da concorrência para comprar de você?
Faça algumas pesquisas para entender por que seus clientes escolheram você:
• Em redes sociais
• Solicite feedbacks para seus vendedores
• Converse com seus clientes
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2. Realize um bom trabalho de pós-vendas
Um erro que muitos gestores ainda cometem é esquecer que o ciclo de vendas continua após a venda ter sido concretizada. É a fase chamada de pós-vendas e é tão importante para a relação entre empresa e cliente quanto qualquer outra. Um bom trabalho de pós-vendas é importante para fidelizar seu público e agregar valor ao seu negócio.
O pós-vendas é dividido em dois tipos:
Ativo: o lojista entra em contato com o comprador após uma compra.
Receptivo: o cliente entra em contato com a loja após a compra.
Em ambos os casos, o mais importante é responder com rapidez, seriedade e nunca, jamais, deixar alguém sem resposta. Esteja preparado para ouvir críticas, pois são ótimas chances de você perceber eventuais erros e trabalhar para melhorá-los. Seu objetivo é a satisfação do cliente. Afinal, clientes satisfeitos tendem a comprar mais e ainda indicam sua empresa para possíveis novos clientes.
3. Invista em Marketing Digital
Você sabe que o mundo hoje é totalmente conectado, certo? O que talvez não saiba é que a sua empresa pode aproveitar a tecnologia e a facilidade de comunicação para aumentar suas vendas. Nesse sentido, o Marketing Digital tem aparecido cada vez com mais força, com uma série de soluções de excelente custo-benefício.
Com o gerenciamento de perfis nas redes sociais, criação de conteúdos relevantes e divulgações pontuais, você trabalha todo o canal de vendas com a vantagem de conseguir mensurar e segmentar completamente os resultados. Mas atenção: a internet é um canal de comunicação muito amplo que se não for trabalhado da maneira correta, pode causar muita dor de cabeça. Por isso, é altamente aconselhável contratar uma empresa especializada.
4. Como aumentar as vendas com as ferramentas certas
Hoje em dia, a tecnologia é a melhor amiga do empreendedor. Seja qual for seu ramo de atuação ou o porte da sua empresa, é possível encontrar soluções adequadas que facilitam muito o seu trabalho. Alguns dos mais interessantes:
– XLite: software livre que permite fazer ligações a partir do computador. Uma ferramenta útil para sua equipe de vendas.
– Pipedrive: um sistema de CRM (Customer Relationship Manager), ou seja, gerenciador de relação com o cliente, que permite controlar e montar estratégias para todas as etapas do ciclo de vendas.
– SEMRush: uma das ferramentas de marketing mais utilizadas da atualidade, permite que compare o site do seu lead com o da concorrência para criar melhores estratégias de SEO.
– Slack: um comunicador interno para facilitar a comunicação da sua equipe que ajuda a economizar tempo e, por consequência, aumentar a produtividade.
5. Invista na qualificação dos seus vendedores
Uma das melhores maneiras de fazer sua performance de vendas aumentar é investir em treinamentos para sua equipe de vendas. Além de deixar seus vendedores mais preparados para o serviço, você mostra que a empresa acredita neles, o tipo de atitude que aumenta a confiança dos colaboradores e faz com que eles aumentem a produtividade.
Algumas empresas insistem em considerar a capacitação como uma despesa, mas esse é um grande equívoco. Atividades importantes para o faturamento da empresa, como aumentar as vendas, atualizar equipamentos e melhorar o rendimento da equipe sempre devem ser vistos como investimentos.
6. Use um sistema de Gestão Empresarial ERP
Uma das formas que mais faz diferença na hora de aumentar as vendas de uma empresa é a utilização de um sistema de Gestão Empresarial ERP. Esses sistemas permitem que você gerencie seus negócios de maneira integrada, otimizando processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe.
O myrp é um sistema leve e ágil que facilita a gestão da sua empresa integrando as informações de todos os setores e facilitando o processo de tomada de decisões. É a escolha certa para quem procura uma solução eficiente, de acordo com as suas necessidades.
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