Organização do estoque pode ser fundamental para não perder clientes por falta de produtos
Faltam alguns dias para o Natal e ainda dá tempo de fazer ajustes rápidos para garantir boas vendas nesta época sempre importante para o comércio. Afinal, é costume de muitos brasileiros deixar as compras para a última hora, quando já entrou na conta a segunda parcela do décimo terceiro salário. Então, aproveite esses momentos finais para garantir boas vendas:
1- Defina metas e acompanhe os resultados
As datas comemorativas sempre merecem uma atenção e planejamento especial. Mesmo agora, com as vendas de Natal já em andamento, é importante definir metas para os últimos dias e acompanhar os resultados, para não perder nenhuma possibilidade de venda. Confira o que já conseguiu vender nas primeiras semanas de dezembro, veja quais produtos tiveram maior procura e planeje as próximas vendas com base nisso.
2- Fique de olho no atendimento da equipe
Se no dia a dia normal da rotina da loja já é necessário estar atento ao trabalho da equipe de atendimento, nessas épocas especiais como Natal, a qualidade do serviço torna-se ainda mais importante por causa do grande movimento. Atender bem ou mal um cliente pode fazer toda a diferença na hora dele fechar a compra. Por isso, garanta que a equipe ainda esteja bastante motivada nestes últimos dias antes do Natal.
3- Organize o estoque para não faltar produtos
Confira se o estoque físico está bem organizado, para facilitar a procura pelos itens solicitados pelos consumidores. Veja se os itens que costumam ser os mais procurados na sua loja ainda estão disponíveis. Se tiver algum produto de muita saída já em falta, avalie se ainda é possível conseguir uma entrega urgente com o fornecedor. Se não conseguir mais reposição, já pense em alternativas para oferecer aos clientes, para que eles não deixem de fechar as compras.
4- Atualize informações e mantenha o controle
Mesmo nesses dias que antecedem o Natal, com grande movimento, o controle das entradas e saídas de mercadoria do estoque deve ser rígido e fazer esse trabalho por meio de um sistema de gestão como o myrp, pode garantir mais segurança e menor possibilidade de erros. É importante registrar o máximo de informações possíveis para fazer um controle, com dados sobre a quantidade, o custo de cada produto e o custo total que se tem em estoque.
5- Analise os resultados
Depois de tudo mais calmo, é hora de avaliar como foram as vendas, quais os itens mais procurados e se eles, de fato, são os que geram maior faturamento para a loja. Essas informações também podem ser obtidas pelo sistema de gestão online. Além de facilitar a gestão das vendas, a ferramenta pode ajudar ainda a ter uma noção mais clara de todo o fluxo financeiro da loja, que pode servir de base para um planejamento para os próximos meses.
Sobre o myrp:
O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.