Marketing Digital para pequenas empresas: 7 dicas para alavancar o seu negócio
Cada vez mais, a busca por estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas vem ganhando força. O motivo é fácil de entender: com menos recursos do que negócios maiores, as pequenas empresas têm no Marketing Digital uma ferramenta que consegue ser muito precisa, fácil de segmentar e oferece resultados fáceis de medir, a um preço consideravelmente baixo.
Além disso, o mundo hoje é todo conectado. Qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento, precisa investir na sua presença on-line para alcançar todo o sucesso que pode conseguir. Por isso, vamos mostrar para você como utilizar o Marketing Digital na sua pequena empresa para conquistar mais clientes, aumentar vendas e melhorar seu desempenho.
Por que investir em Marketing Digital?
A resposta é muito simples: porque o mundo é digital. O tempo em que criar um site para o seu negócio era um grande diferencial já ficou para trás faz tempo.
A sua empresa deve ir onde o seu público está. E, segundo o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), esse lugar é a internet. Hoje, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de usuários, com 120 milhões de pessoas conectadas, atrás apenas dos Estados Unidos, da Índia e da China. E é aí que entra o Marketing Digital.
Marketing Digital para pequenas empresas: vantagens
Você já sabe que o mundo de hoje é conectado e que o Marketing Digital pode ajudar sua pequena empresa a conquistar mais clientes. Mas como exatamente você faz para isso acontecer? Veja as principais vantagens do Digital para a sua empresa:
1. Facilidade para segmentar seu público
Uma das principais vantagens que o Marketing Digital oferece é a facilidade para a segmentação da sua mensagem. Na mídia tradicional, por mais que você prepare sua comunicação e utilize os veículos mais alinhados ao perfil do seu público, não é possível garantir que apenas ele seja impactado.
No Digital, você consegue fazer as seguintes segmentações:
• Idade
• Sexo
• Formação
• Localização
• Áreas de interesse
Assim, 100% do seu investimento vai para o perfil escolhido. Além disso, também é possível coletar informações sobre o que o seu público procura e personalizar ainda mais suas ações.
2. Fidelização de clientes
A desejada fidelização fica muito mais fácil com o Marketing Digital. Para uma pequena empresa, esse vínculo especial com o cliente tem um valor ainda maior. Como falamos no tópico anterior, o Digital permite uma mensagem mais personalizada em termos de perfil e também das diferentes etapas do funil de vendas. Quando se tem esse nível de informação, fica muito mais fácil dar a um potencial comprador o que ele realmente quer e é esse sentimento de “encontrar o que procura” que aumenta sua fidelização.
Além disso, o Marketing Digital também oferece ótimas técnicas para a etapa pós-venda:
• Envio de promoções especiais
• Cupons de desconto
• Mensagens personalizadas através de e-mail
3. Comunicação com os clientes
Para uma pequena empresa, competir com grandes empresas as vezes é uma tarefa um pouco difícil. Uma das estratégias mais eficientes é em relação à comunicação. Com um negócio menor, é possível se manter mais próximo dos seus consumidores e oferecer um atendimento mais pessoal.
Nesse ponto, o Marketing Digital ajuda muito as pequenas empresas com a criação de perfis nas redes sociais. Através deles, seus clientes tem um meio direto e em tempo real de comunicação onde podem tirar dúvidas, fazer sugestões, críticas e elogios. Esse feedback, além de importante para o crescimento da empresa, fortalece o vínculo entre as duas partes.
Muito importante: procure contratar um profissional especializado para cuidar da sua imagem nas redes sociais. As mensagens se espalham rápido e com muita facilidade. Se você não tiver experiência com as ferramentas, pode se ver em meio a uma crise que vai acabar custando muito caro.
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Estratégias de Marketing Digital para sua pequena empresa
Existem muitas ferramentas de Marketing Digital capazes de ajudar uma pequena empresa a obter melhores resultados. Separamos algumas das principais e mais utilizadas hoje em dia.
4. Inbound Marketing
O Inbound é uma metodologia do Marketing Digital que utiliza os meios digitais para atrair potenciais clientes oferecendo a eles conteúdos relevantes. Ele é focado na captação de leads, que são trabalhados pela equipe de vendas de acordo com a etapa do ciclo de compra em que eles se encontram.
Algumas das principais ações de Inbound Marketing:
– Posts em blog
– E-mail marketing
– SEO
– Criação e divulgação de e-Books
5. Redes Sociais
Hoje em dia, ter um perfil nas redes sociais é tão importante quanto ter um site. Tenha apenas o cuidado de criar conteúdo relevante e manter os perfis atualizados. Como falamos anteriormente, o ideal é ter um profissional dedicado apenas às suas redes sociais para garantir que ela ofereça o melhor retorno possível.
Principais redes sociais para pequenas empresas:
– LinkedIn
– Facebook
– Instagram
6. Mobile
Cada vez mais, as pessoas estão ligadas aos seus smartphones e tablets. Tanto que o investimento para essas plataformas aumenta ano após ano. Por isso, lembre-se de sempre considerar esse nicho no seu planejamento.
Principais ferramentas para mobile:
– SMS Marketing
– Bluetooth Marketing
– Aplicativos
– QR Codes
7. Mídia Programática
Uma forma automatizada de comprar espaços publicitários na internet. Ao invés de negociar separadamente com cada site, a mídia programática reúne informações sobre o cliente e mostra um anúncio para as pessoas certas na hora certa.
Como você pode ver, existem várias estratégias vantajosas de Marketing Digital para pequenas empresas. A maioria delas oferece uma relação de custo/benefício ideal para negócios que ainda estão começando ou que ainda não cresceram muito.
É claro que, como em qualquer outro meio, quanto maior o investimento, maior o retorno. O importante é que você consegue ótimos resultados mesmo com uma verba reduzida. Lembre-se apenas de fazer um planejamento de Marketing Digital antes de começar e, de preferência, trabalhar junto com profissionais especializados em on-line.