Gerenciar um escritório de contabilidade de excelência de maneira assertiva, requer alinhamento com os objetivos da empresa e com as suas práticas administrativas. Se esse gerenciamento não acontece da maneira ideal, os profissionais podem ter dificuldades para se colocar no mercado, atrair clientes e demonstrar autoridade, sejam eles estudantes ou profissionais que já atuam na área.
Para iniciar um planejamento que possa otimizar seu escritório contábil e fazer com que atinja os objetivos estabelecidos, é preciso que você responda a uma pergunta:
-Você considera seu escritório eficiente? Para compreender quais mudanças precisam ser feitas no escritório a fim de otimiza-lo, é necessário saber quais pontos são eficientes e quais precisam melhorar.
Conheça algumas considerações importantes para construir um escritório contábil de excelência.
1- Analise a empresa
Uma maneira inteligente de preparar o gerenciamento da empresa é mensurar o que foi realizado de forma positiva e negativa nos meses anteriores. Avalie todas as movimentações realizadas na empresa e procure pontuar é que foi considerado positivo ou negativo.
Após feita essa avaliação, é possível organizar quais medidas devem ser tomadas para melhorar a gestão da empresa, permitindo maior obtenção de lucro e aumentando o alcance de clientes.
2- Realize um planejamento completo
É necessário criar um planejamento que comece do zero para a empresa, definindo um recomeço. Independentemente dos resultados anteriores, é importante definir novas metas, diretrizes e estratégias. O novo planejamento pode ser trimestral, semestral ou anual.
Levante nesse planejamento todas as medidas a serem implantadas e como os objetivos de curto e médio prazo serão alcançados, especificando o prazo, o canal de execução e seus procedimentos.
3- Faça o controle financeiro da empresa
Fazer um controle financeiro eficiente pode reduzir custos e aumentar os lucros. Através de rotinas administrativas práticas, mantenha organizado o fluxo de caixa, possibilitando a emissão e análise de relatórios. Através deste hábito será possível ter um panorama mais claro sobre os custos e recebimentos da empresa.
O controle financeiro está diretamente ligado com o planejamento traçado para a empresa para os próximos meses, definindo orçamentos e como os recursos serão utilizados para aumentar a eficiência do negócio.
4- Tenha uma reserva de fundo de caixa
Os negócios estão sujeitos as mudanças que ocorrem no mercado e por isso podem passar por momento difíceis. Por isso é fundamental estar preparado para essas mudanças e possuir uma reserva destinada a manter a empresa segura financeiramente durante esses momentos.
Uma dica interessante é possuir investimentos com baixa liquidez, para garantir segurança em períodos como esse.
5- Escolha um nicho
Muitos profissionais sentem que estão estagnados em sua empresa, isso porque não conhecem uma regra fundamental, não é possível agradar a todo mundo ou atender a todos. Possuir uma especialidade pode fazer toda a diferença para um negócio. Pois existem muitos segmentos existentes em uma área de atuação, e atender a todos pode se tornar muito complexo, tirando o foco da área especifica que mais tem a ver com seus conhecimentos.
Foque em um nicho específico, e logo você se tornará referência no assunto. Além disso, após essa escolha, com o passar do tempo, seu conhecimento sobre essa área aumentará, tornando mais fácil realizar seu trabalho.
Outra dica que pode fazer a diferença, é escolher um nicho que não seja tão utilizado por outras empresas, que torne o seu serviço exclusivo, mas que possua qualidade. Por isso, escolha um nicho que você conheça, para garantir qualidade, mas que não seja tão popularizado.
6- Alinhe sua equipe
Após feito o planejamento com os objetivos, metas e diretrizes para os próximos meses, é hora de seguir em frente e colocar tudo em ação.
É importante manter todas as informações sobre o seu ramo de atuação atualizadas, para evitar erros ou desperdício de tempo. Sua equipe faz tudo acontecer com você, por isso, mantenha ela sempre atualizada, com treinamentos ou cursos especializados na área. Além disso, estude outras medidas que podem ser tomadas para aperfeiçoar o desempenho dos colaboradores.
A contabilidade está sempre em transformação, pois a legislação pode sofrer alterações constantemente. Cabe ao profissional adequar-se a isso, para garantir um serviço de qualidade aos clientes.
7- Utilize a tecnologia a seu favor
Para um escritório de contabilidade se tornar bem sucedido, não basta saber lidar com a burocracia das empresas ou ter conhecimento profundo sobre sua área de atuação. É fundamental entender a presente importância que a tecnologia tem desempenhado na realidade de muitas organizações, considerando seu potencial para melhor a gestão de um negócio.
Por isso, é necessário buscar maneiras de aprimorar os processos, utilizando a tecnologia como um recurso valioso na empresa. Softwares podem garantir mais segurança e agilidade no dia a dia, promovendo muito benefícios como a redução do tempo execução de tarefas e economia com gastos. E ainda, contar com programas, sites e parceiros que auxiliam a rotina de trabalho da contabilidade pode se tornar um diferencial em relação à concorrência. O Myrp é um sistema online de gestão feito para auxiliar a rotina do empreendedor, acesse nossa página de parceiros e saiba mais! Clique aqui.
8- Aumente seu alcance
As vendas são a alma do negócio, essa frase é um clichê, mas nunca deixou de ser verdade e ainda hoje cabe muito bem no mundo do empreendedorismo. Não basta ter um escritório bem estruturado, com planejamento, equipe alinhada, softwares, é necessário atrair os clientes certos. E essa é uma tarefa que demanda estratégia e metodologia, e é claro, para que os clientes alcançados continuem confiando em seu trabalho, é necessário atender a suas expectativas.
Existe alguns métodos de prospecção de clientes, um deles é a prospecção via internet. O marketing digital possui uma infinidade de recursos que podem te ajudar a aumentar o alcance da sua empresa e faze-la conseguir novos clientes. Uma ótima forma é gerando autoridade para seu escritório contábil através da produção de conteúdo para as redes sociais, blogs e até mesmo o Youtube. Através dessa ferramenta, seu escritório é visto como um lugar de confiança, e com certeza, quando um cliente tiver que escolher entre, uma empresa que não produz autoridade e a sua que está ativo nas mídias digitais, optará pela sua, que ele já se sente próximo e o inspira autoridade. O Marketing de conteúdo é uma grande tendência nos últimos tempos, pois isso, aproveite essa oportunidade para criar campanhas e ter eficiência na aquisição de clientes.
Escritório contábil de excelência
Como visto, para ter um escritório contábil de sucesso, é importante alinhar todos os processos. Desde o planejamento, estratégia de mercado, equipe, software, capacitação e vendas. Invista em estruturar todos esses setores e todas as ferramentas uteis para alcançar os objetivos da empresa. É importante que a visão de todos os colaboradores seja a mesma, alinhada para que tudo aconteça conforme o planejamento.
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