Mais do que o acesso a informação, a internet nos deu o acesso a nós mesmos. Estamos praticamente 24h por dia conectados uns aos outros, participando ativamente do que acontece com as pessoas ao nosso redor. É isso que as redes sociais nos trazem: a facilidade da comunicação.
Para as empresas em geral, essa proximidade do consumidor traz riscos e oportunidades na mesma intensidade, o que exige muito cuidado no uso das redes sociais. E para um contador isso não é diferente. É possível fazer uma ótima divulgação do seu trabalho e até conquistar novos clientes, mas é preciso tomar algumas precauções.
O Whatsapp é uma excelente ferramenta para conversar em tempo real. Oferece seu número para consultas rápidas e troca de informações com clientes é uma atitude obrigatória para se manter atualizado no mercado.
Também é possível divulgar seus serviços com artes personalizadas e avisar seus clientes sobre prazos e mudanças na legislação. Mas um alerta: por ser uma ferramenta de uso pessoal, você deve tomar cuidado pra não se tornar invasivo demais ou inconveniente ou vai acabar sendo bloqueado. Aqui vale o popular “use com moderação”.
A maior rede social do mundo é perfeita para gerar tráfego para o seu site. Publique conteúdos do seu blog, sempre com um pequeno chamariz, para que os clientes se interessem e cliquem nos links. Você também pode compartilhar notícias de outros sites e falar sobre o assunto nos comentários, como uma forma de divulgar sua capacidade. Preste atenção também nas datas de aniversário e parabenize sempre seus amigos e potenciais clientes.
YouTube
Abrir um canal para vídeos com dicas e novidades sobre a sua área é uma atividade cada vez mais comum. Ofereça um conteúdo diferenciado, que seja interessante tanto pra quem trabalho com contabilidade quanto pra possíveis clientes. E procure ser sucinto: a maioria das pessoas não assiste a vídeos muito extensos. Tome bastante cuidado também com a qualidade do áudio e do vídeo. Isso faz muita diferença na hora de atrair visualizações.
Famoso pela limitação de 140 caracteres, o Twitter é bom para mensagens rápidas, atualizações em tempo real e publicação de links. Faça bastante uso dessas ferramentas, nunca se esquecendo de utilizar hashtags (o sinal de cerquilha #) para agrupar seu conteúdo.
Utilizar uma conta no Instagram para promover seu escritório de contabilidade requer bastante criatividade. Afinal, esse é um aplicativo focado em imagens. Você pode mostrar um pouco do dia a dia do seu escritório e fazer posts especiais em datas comemorativas.
Com todo o tipo de profissional disponível (de mágicos a duendes (!)), o Linkedin já possui 29 milhões de usuários no Brasil. É uma área mais voltada ao mercado de trabalho, então deixe de lado um pouco as brincadeiras e memes e foque em notícias, serviços e também o compartilhamento de artigos.