A chegada do fim de ano é vista com muita expectativa pelo varejo. O Natal, o Ano-novo e as férias escolares, aliados ao pagamento do 13º, fazem com que o volume de dinheiro no mercado aumente significativamente. O contexto econômico atual também ajuda e dados da Fundação Getúlio Vargas mostram que o brasileiro está se planejando pra gastar em 2017 mais do que no ano passado.
Essa é uma boa notícia para o comércio, mas, ao mesmo tempo, exige que as empresas se preparem ou podem acabar perdendo uma ótima chance de aumentar o faturamento no último mês do ano. Por isso, separamos algumas dicas pra você tirar o melhor dessa época e ter um ótimo fim de ano.
Atenção ao atendimento
O movimento costuma ser intenso na época de fim de ano, com muita pesquisa de preços e compras de última hora. É normal que atendentes, balconistas e vendedores acabem sofrendo com o stress e seu desempenho comece a piorar, ou pior, descontem a tensão em possíveis clientes.
A solução para evitar que isso aconteça é prepara-los adequadamente. Tenha uma boa conversa com a equipe, alerte-os para as dificuldades que eles devem enfrentar e oriente-os sobre a melhor forma de agir. Também é importante fazer com que eles entendam a importância do aumento de movimento e vejam que, apesar de estressante, a situação é boa para o seu negócio e, por consequência, para eles também.
Gerencie seu estoque e sua estrutura
Esteja preparado para o aumento de movimento. O fim de ano é uma ótima época para conquistar novo clientes e fidelizar os mais antigos. Não arrisque perder uma venda por má gestão do seu estoque. Estude com atenção os indicadores da sua empresa para ter uma noção do quê e em que quantidade você precisará para suprir a demanda.
Cuidado com os funcionários temporários
Muita gente opta por contratar funcionários temporários para suprir a alta demanda de fim de ano. É uma atitude positiva e recomendável, pois permite à loja oferecer um atendimento melhor e ajuda a movimentar o mercado de trabalho e a economia. Mas também há um lado negativo: funcionários contratados às pressas que não levam o trabalho a sério, não desempenham bem suas funções e deixam o patrão na mão, atrapalhando os negócios.
Para não cair nessa armadilha, procure sempre por pessoas que já tenham alguma experiência, de preferência em épocas de grande movimento. Se possível, utilize os serviços de uma empresa de recrutamento, para facilitar o processo de triagem e sempre invista um bom tempo para integrá-lo à equipe.
Entre no clima das festas
Muitos empresários podem considerar um desperdício de dinheiro investir numa decoração temática, mas a verdade é que ela é um item importante para atrair os clientes. Você também não precisa pendurar um Papai Noel na loja inteira; bastam pequenos detalhes: algumas guirlandas, talvez um chapéu para os funcionários, algo pequeno, que mostre que sua loja está no clima.
Além de funcionar como um ótimo chamariz visual, a decoração causa empatia nos clientes, que se esforçam pra montar pinheiros e decorar suas próprias casas. É uma mensagem de que você compartilha do mesmo sentimento deles e está pronto para ajuda-los a encontrar os presentes perfeitos.
Faça sorteios e promoções
A concorrência pelas vendas é ainda mais acirrada no fim do ano. Mas nem sempre o preço será o fiel da balança na hora do cliente decidir se vai comprar em A ou B. Uma venda pode ser muito mais vantajosa para ele se vier acompanhada de um brinde ou promoção especial. Analise com cuidado sua possibilidade e bote a criatividade pra funcionar. Uma boa dica é investir em combos que envolvam dois ou mais produtos ou oferecer uma embalagem bem bonita gratuitamente.