Criar uma base de clientes é uma missão importante para o funcionamento de uma empresa, pois eles são responsáveis por grande parte do fluxo de vendas e serviços. No entanto, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples assim. Fidelizar o cliente requer dedicação por parte do empreendimento, para que os resultados sejam positivos e refletidos nas vendas do seu negócio.
Confira abaixo algumas técnicas simples e fáceis de serem aplicadas para fidelizar o maior número de clientes.
Conheça o seu cliente
Antes de começar a criar ações para fidelizar clientes é fundamental que você tenha bem definido o perfil do público-alvo da sua empresa. Para isso, nada como fazer algumas pesquisas para cadastro, questionando o nome, endereço e telefone.
Uma maneira de conhecer o seu cliente com mais propriedade é pedir para que eles preencham formulários com perguntas mais completas. Se for o caso, ofereça algum brinde, pode ser algo bem simples, para recompensá-lo pelo esforço extra. Por exemplo, se o seu negócio é um e-commerce, você pode presentear com cupons de descontos em compras no site.
Saber quem é o seu público-alvo vai ajudar a melhorar a estrutura do seu negócio como um todo, desde as escolhas de produtos, quanto a maneira de se comunicar com ele, para que não haja nenhum tipo de desentendimento.
O seu cliente está satisfeito?
Medir a satisfação do seu cliente é um jeito eficiente para que você descubra o verdadeiro feedback dos serviços e produtos oferecidos pela sua empresa. Assim, é possível investir nos pontos positivos e trabalhar para melhorar os pontos negativos apontados pelo seu público.
Atendimento personalizado do começo ao fim
O atendimento não deve ser entendido apenas como mais uma etapa no processo de vendas. Esse deve ser o grande diferencial da sua empresa, uma forma de atrair e encantar o cliente.
O atendimento deve ser feito antes, durante e depois do consumidor obter o seu serviço. O ideal é treinar bem o encarregado desta função, já que essa acaba sendo a porta de entrada para a sua empresa, mas se não for bem-feita, pode também ser a porta de saída.
Melhore os seus canais de comunicação
Uma empresa pode estar em vários canais de comunicação. Com a popularidade do mundo digital, as redes sociais são cada vez mais importantes para que os empreendimentos criem boas relações com os seus clientes.
Estar presente no Facebook, Twitter, Instagram ou o próprio Linkedin é uma oportunidade para aproximar a sua empresa dos usuários, criando uma relação duradoura. Nas redes, você pode tanto divulgar os seus serviços quanto compartilhar conteúdos que possam interessar o seu público.
Como sabemos, nas redes sociais a repercussão tanto boa quanto ruim ganha maiores proporções. Por isso, é preciso tomar cuidado com o conteúdo publicado, para que esses canais não prejudiquem a sua marca.
Faça campanhas e ofereça ofertas
Não é novidade, o consumidor adora uma oferta! Sempre que possível, programe-se e crie campanhas que ofereçam vantagens para o seu cliente. Participe de datas sazonais do comércio e ofereça preços especiais para o seu público. Veja abaixo algumas datas importantes para a sua empresa se planejar e participar.
Dia das mães
Dia do Consumidor
Dia do Frete grátis
Dia dos pais
Black Friday
Natal
Crie um sistema de fidelidade
Trabalhar com plano fidelidade pode ser uma maneira eficiente para fazer com o que o seu cliente volte à sua empresa. Isso porque você irá oferecer diversos tipos de vantagens aos clientes fiéis, proporcionando um serviço exclusivo.
O sistema de fidelidade também é uma ótima oportunidade para que você possa acompanhar o comportamento de compra de cada cliente e assim, criar mais oportunidades, com descontos e ofertas que o seu público se interessa.
Criar uma base de clientes fiéis é extremamente importante para o bom funcionamento de uma empresa. Ofereça sempre produtos e serviços de qualidade, procurando satisfazer o seu público e consequentemente melhorar as vendas do seu negócio.
Quer saber como conseguir mais clientes fiéis para o seu empreendimento? Mande a sua dúvida aqui nos comentários.