Para que as empresas cresçam e se consolidem no mercado é necessário boas ideias, boas práticas e dedicação às ações. O planejamento e a análise da concorrência são fundamentais para auxiliar e guiar os novos negócios pelos caminhos mais vantajosos e favoráveis, assim como a constante avaliação da situação da empresarial é fundamental para redefinir os rumos e o posicionamento do negócio.
Entre as análises essenciais para construir um planejamento ou acompanhamento da situação da empresa, a análise de concorrência é fundamental e compõe uma etapa preciosa para traçar o cenário comercial. Mais do que compreender quem são os concorrentes e como estão posicionados, a análise possibilita que novas ideias surjam, melhorias sejam implementadas e novas ações para fortalecer a empresa sejam adotadas.
O que analisar?
As empresas precisam identificar quais são os pontos fortes dos concorrentes, levando em consideração fatores internos e externos à empresa. Por exemplo, altas possibilidades de investimento, localização privilegiada e oferta de preços competitivos se situam como fatores internos. Já os aspectos externos são aqueles inerentes e que não dependem da atuação do empreendedor, como o cenário econômico ou demanda do consumidor.
É necessário avaliar o posicionamento da sua empresa quanto aos concorrentes e realizar uma comparação, buscando melhorar os aspectos que podem ser trabalhados, como o atendimento, o preço e a divulgação. Também é necessário que as melhorias sejam sempre baseadas no comportamento e necessidades do consumidor e não somente na atuação da concorrência.
4 pontos para considerar ao coletar informações
1.Produtos
Identifique quais são as empresas que trabalham com os mesmos produtos. O importante nesse aspecto é compreender que a concorrência não se limita àquelas empresas que oferecem exatamente o mesmo serviço, mas que, de alguma forma, podem substituir o seu produto. Por exemplo, empresas que fabricam aspirador de pó são concorrentes das empresas que ofertam vassouras.
2.Saiba o preço e as vantagens da concorrência
É preciso considerar que o preço é influenciado por diversos fatores, como a oferta e a demanda, o porte da empresa e até a relação com os fornecedores.
3.Consumidor
Avalie o que o consumidor está falando sobre os concorrentes e sobre a sua empresa. Hoje, a internet é um dos ambientes onde mais se emitem opiniões e avaliações, seja em páginas das empresas ou em sites diversos. Buscar essas informações facilita a situar a real posição do negócio quanto ao público.
4.Público-alvo
Considere o público alvo e o porte da sua empresa na hora de definir seus concorrentes. É preciso compreender que o tamanho do investimento impacta na atuação e oferta de cada empresa, assim como o público-alvo. Mesmo que o produto seja o mesmo, a segmentação de mercado que ele visa atingir vai definir quais são os seus concorrentes diretos.
4 Ferramentas para analise da concorrência
Encontrar os dados da concorrência nem sempre é tarefa simples, por isso algumas ferramentas facilitam a busca e aquisição de dados. Através de análises dos resultados, é possível traçar um perfil e um comportamento das empresas diante o comércio, bem como traçar um comparativo com o seu empreendedorismo.
As ferramentas oferecem dados relativos às ações online e no ambiente digital, mas conferem informações preciosas sobre empresas físicas, dando um parâmetro precioso para posicionar os seus concorrentes.
Google Alerts
Bastante intuitiva e simples de usar, a Google Alerts é extremamente eficaz para acompanhar a concorrência e monitorar menções e palavras-chave. Através de definições de termos, empresas de interesse e marcas, você recebe diretamente em seu e-mail relatórios e estatísticas quando elas são citadas.
SocialMention
A ferramenta é bastante prática e atua em tempo real. Você digita o nome da empresa, termo, palavra-chave ou produto e o site lista tudo que está sendo dito referente à sua pesquisa. A vantagem é utilizar a ferramenta para medir a popularidade de lançamentos, eventos ou empresas em determinado momento, já que não há uma apresentação de uma média dos resultados. Ou seja, os números podem ser bastante variáveis.
Google Trends
Assim como todas as ferramentas do Google, essa é bastante simples e didática. Através da apresentação de gráficos, é possível analisar a frequência da busca de termos e palavras-chave. A ferramenta ainda possui um plus de segmentação, onde é possível delimitar regiões e idiomas. Informações preciosas sobre o comportamento do público e a relação com os concorrentes podem ser obtidas com uma análise dos resultados do Google Trends.
SEMRush
A ferramenta é ideal para quem realmente quer dar foco ao concorrente. Através da análise de termos e palavra-chave, a ferramenta possibilita a mensuração das marcas e empresas no Google, identificando quais as principais palavras que geram tráfego para o site, além de ser possível consultar o valor médio de CPC dos termos. Através de estimativas, a ferramenta proporciona uma análise do comportamento da concorrência, quais palavras estão sendo indexadas e quais são usadas em links patrocinados.
O que fazer com os resultados?
Analisar a concorrência deve ir além de reunir informações sobre outras empresas. A análise deve consistir numa base para posicionar a sua empresa diante o mercado de forma bem estruturada. Através de dados e estatísticas é possível ter uma compreensão melhor dos melhores rumos e ações a serem aplicadas na rotina empreendedora.
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