O atendimento, além de ser parte crucial do processo de vendas, em grande parte é o que determina se o consumidor irá retornar ou indicar a sua empresa no futuro. Mais do que conceitos básicos de atendimento, como simpatia e disposição em ajudar o cliente, conhecimento sobre o produto ou serviço, segurança ao falar e empatia são conceitos que cada vez mais tornam-se fundamentais na vida das pessoas.
Seja pessoalmente ou através de canais de relacionamento, a comunicação e o modo de expressão pesam na experiência de compra. Lembre-se que o atendimento constrói a imagem da loja como um todo, então é importante falar com calma e clareza, sanar as dúvidas dos clientes explicando termos técnicos e ficar atento às expressões usadas, de modo que o cliente fique confortável durante o atendimento.
Mais do que apenas ser receptivo, você precisa investir em informação. Muitos consumidores sabem o que procuram, mas outros vão às lojas em busca de novidades, informações sobre o produto e suas funcionalidades. Transmitir conhecimento e demonstrar propriedade sobre o produto, gera maior segurança e constitui um atendimento mais satisfatório.
Saiba apresentar os produtos
Diferente de insistir, o que geralmente torna o atendimento chato e cansativo, a persuasão é sutil e aproveita informações que o próprio cliente deu a você. Ao apresentar os produtos, coloque-os na rotina do consumidor, assim ele consegue perceber a importância ou a facilidade que irá obter para sua vida.
Para que você consiga demonstrar os produtos ou serviços adequando eles ao seu cliente, é importante romper o atendimento mecânico e frio, investindo numa conversa mais informal e amena. Assim, você consegue informações sobre interesses, preferências e hábitos de consumo e quanto mais informações você tiver, mais proveitosa e lucrativa será a experiência de vendas.
Invista em atendimento personalizado
Se o consumidor retornou à sua loja ou já virou cliente, construa um atendimento mais pessoal e personalizado. Ao conhecer o consumidor, você agiliza o processo de atendimento, logo que já sabe o que ele procura e se interessa.
Quando você já conhece e entende o perfil do cliente, evita apresentar produtos que ele não compraria e investe na exposição daqueles que são de maior interesse do cliente. Muitos consumidores criam o hábito de consumir em determinada loja e com determinado vendedor justamente por essa relação de entendimento.
O atendimento personalizado pode ir mais além do que o ato da compra. Ações como enviar e-mails promocionais de acordo com o perfil do cliente, lembrar o aniversário ou enviar mensagens em datas comemorativas, em uma linguagem mais íntima e convidativa, são ferramentas que reforçam a boa imagem da empresa ou marca.
Empatia
Certamente é a palavra do século 21 e, claro, ela tem um grande papel nas vendas também. Ter empatia com o seu cliente é colocar-se no lugar dele. Todas as experiências boas e ruins de atendimento que você teve, servem de exemplo de como você deve tratar o consumidor.
Não faça um bom atendimento somente quando for resultar em compras, mas também quando o consumidor realiza trocas, pede informações ou apresenta algum outro problema. Ao garantir uma resolução e atendimento adequados, a satisfação dele em relação à loja será garantida.
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