Os contadores autônomos ou proprietários de empresas que prestam serviços na área de contabilidade precisam saber como desenvolver uma proposta de serviços contábeis. Afinal, é preciso que os clientes conheçam os serviços prestados e os valores cobrados para decidirem o que contratar para suas empresas.
Mas como desenvolver uma proposta de serviços contábeis irrecusável? Foi pensando em responder a essa pergunta que desenvolvemos este post, que apresentará uma série de dicas para que você possa desenvolver uma boa proposta e assim conquistar mais clientes para o seu escritório de contabilidade.
Quer saber quais são as nossas dicas? Então continue a leitura e confira!
Dê atenção especial para a parte gráfica
É importante que a sua proposta seja de alto impacto, para que realmente impressione os prospects que a receberem. Por isso, dê uma atenção especial para a parte gráfica, desenvolvendo um material caprichado.
Se o seu escritório tem uma identidade visual, utilize-a na capa e contracapa, bem como nos textos internos. As cores, a tipografia e os outros elementos visuais devem estar presentes. Assim, você passará para o cliente uma ideia de organização.
Apresente o seu escritório contábil
As primeiras páginas da sua proposta de serviços contábeis devem contar uma breve apresentação do seu escritório contábil. Nesse texto introdutório, podem ser abordadas questões como o nicho de empresas que você costuma atender, os seus principais diferenciais, as empresas bem-sucedidas e reconhecidas no mercado para as quais você presta serviço, entre outros tópicos.
Também é importante que você apresente a equipe do escritório. Para isso, pode ser feito um breve currículo de cada colaborador ou responsável por cada setor do escritório, informando a formação acadêmica e as principais experiências profissionais.
Fale sobre os serviços que você oferece
Em seguida, é chegado o momento de falar sobre cada um dos serviços que você presta, como consultoria para abertura de empresas, auxílio nas questões contábeis de modo geral, emissão de notas fiscais, pontos que envolvem contratação de colaboradores e pagamentos dos salários, declaração de impostos etc.
Tudo isso precisa ser bem detalhado, com se você estivesse explicando o passo a passo para executar cada uma dessas ações. Lembre-se que o cliente não é contador, de modo que termos mais técnicos precisam ser explicados.
Além disso, também convém que você faça adaptações exclusivas para cada proposta que enviar, detalhando mais as questões que são de interesse daquele prospect em específico.
Demonstre os seus planos de trabalho e honorários
A seguinte parte da proposta de serviços contábeis deve apresentar os planos de trabalho que você oferece, bem como o preço que cobra em honorários para executá-los.
Nessa etapa, é importante que você seja transparente e mostre para os clientes porque os valores são cobrados. Você pode demonstrar que segue uma tabela referencial da área, que tem uma equipe especializada, que conta com uma boa infraestrutura etc.
Todo esse detalhamento é importante para que os clientes percebam no que estão investindo o seu dinheiro. Ao demonstrar tudo o que você oferece e a maneira como se envolve com cada empresa que atende, o cliente pode se sentir mais à vontade para fechar negócio com você do que com um concorrente que cobra menos, mas que não faz um detalhamento dos trabalhos que realiza.
Você também pode oferecer diferentes planos ou pacotes de serviços para que o cliente possa escolher aquele que é mais adequado para a sua empresa. Todos esses planos — o que eles incluem e o que não incluem — devem ser explicados.
Fale sobre a possibilidade de realizar serviços extraordinários
Outro ponto importante é deixar claro para o cliente que você pode realizar serviços extraordinários, além daqueles descritos anteriormente. Assim, ele entenderá que nem tudo está incluso nos planos que você ofereceu inicialmente.
Explique que serviços extras, como alterações societárias, certidões negativas e homologações sindicais, por exemplo, podem ser feitos e que os valores são cobrados separadamente, de acordo com a demanda. Também deixe claro que esses trabalhos têm um contrato adicional e que são cobrados separadamente — e não na mensalidade fixa que o cliente já pagará.
Oriente sobre o uso de ferramentas de apoio
Na apresentação, você também pode abordar a importância do uso de ferramentas de apoio nas atividades contábeis. Além disso, pode indicar sistemas de gestão e outras plataformas para que tudo seja mais bem controlado na empresa.
Fale sobre a importância desses softwares para controlar o fluxo de caixa, organizar o estoque, acompanhar as cobranças, realizar escriturações contábeis etc. Também comente sobre a relevância de ter ferramentas que façam o armazenamento de documentos na nuvem.
Demonstrar esses conhecimentos logo na sua proposta de serviços demonstra para os possíveis clientes que você domina esse assunto. Eles também entenderão que você é um profissional engajado, que pensa no melhor para os seus clientes e que tem a expertise necessária para indicar e acompanhar a implantação de modernos sistemas de gestão.
Determine um prazo de validade para a sua proposta de serviços contábeis
É importante que a sua proposta tenha um prazo de validade, que pode ser de até um mês. Isso evita que o cliente fique postergando a contratação dos seus serviços e que já o procure em um curto espaço de tempo para fechar a parceria.
Também deve ser destacado que, caso ele solicite uma nova proposta após o período de validade expirar, esses valores podem sofrer alterações.
Faça uma revisão geral da sua proposta
Antes de enviar a proposta para o cliente, é recomendado que você faça uma revisão geral que considere a estrutura do documento e a qualidade do texto — para evitar enviar um documento com erros, o que é bastante desagradável.
Se você seguir a essas nossas dicas práticas, conseguirá elaborar uma proposta de serviços contábeis irrecusável e certamente conquistará uma maior clientela para o seu escritório.
Como você percebeu, ter o domínio de ferramentas tecnológicas para o setor de contabilidade é relevante para convencer os clientes de que você é apto para assumir as responsabilidades contábeis de suas empresas. Por isso, recomendamos que você leia o nosso artigo “6 ferramentas para o seu escritório contábil vender mais”. Temos certeza de que será uma leitura muito interessante e enriquecedora!