Nota Fiscal: mudanças afetam empresas e contadores

Com a chegada de 2018, várias mudanças nas rotinas contábeis anunciadas anteriormente começam a ter validade. É o caso da validação das Notas Fiscais (NF) com as Secretarias da Fazenda (SEFAZ), que para ser confirmada precisará do preenchimento de algumas informações no GTIN (Global Trade Item Number), os números do código de barras dos produtos. O preenchimento já era obrigatório desde 2011, mas agora a validação das NFs depende dele.
A mudança afeta diretamente varejistas, atacadistas, distribuidores e fabricantes, uma vez que documentos fiscais só tem a validação confirmada com os campos EAN (cEAN) e EAN Tributado (cEANTrib) preenchidos. NF-e e NFC que não forem cadastradas ou que não possuam as informações exigidas serão rejeitadas pela SEFAZ.
O cronograma com a ordem de empresas que serão afetadas é o seguinte:
– Fabricação de brinquedos e jogos recreativos: 1º de janeiro de 2018.
– Processamento de fumo e fabricação de cigarros: 1º de fevereiro de 2018.
– Fabricação de produtos farmacoquímico e farmacêuticos: 1º de março de 2018.
– Fabricação de aparelhos elétricos e eletrônicos, diversos itens de informática e telecomunicações e equipamentos para fins diversos: 1º de abril de 2018.
– Fabricação de alimentos e bebidas diversos: 1º de maio de 2018.
– Floricultura, horticultura, pesca, extração, beneficiamento de pedras diversas: 1º de junho de 2018.
– Fabricação têxtil e vestuários: 1º de julho de 2018.
– Fabricação de itens em madeira, celulose, couro, químicos e outros: 1º de agosto de 2018.
– Fabricação de artefatos de borracha, plástico, vidro, metais, ferro, entre outros: 1º de setembro de 2018.
– Transporte, armazenamento de grãos, serviços de hospedagem, audiovisual, restaurantes, telefonia, internet, entre outros: 1º de outubro de 2018.
– Outras atividades financeiras: 1º de novembro de 2018.
– Atividades variadas não citadas anteriormente: 1º de dezembro de 2018.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Mais Lidos​

O PDV oficial da loja NB na Maratona (Blog)
Como a New Balance operou 21 pontos de venda na Maratona de Porto Alegre | Myrp Enterprise
Omnicanalidade do Varejo na Prática (Blog)
Grupo DASS e Mahogany compartilham experiências de transformação digital em evento promovido pelo Myrp
O Myrp está pronto para gerar o CIOT (Blog)
CIOT passa a ser obrigatório no MDF-e: o que muda para transportadoras a partir de agora
CNPJ Alfanumérico (Blog)
CNPJ alfanumérico: impactos, riscos e como se preparar agora
Depoimento - Papelaria (Capa Blog)
Como uma papelaria controla mais de 2 mil itens sem planilhas usando o Myrp

Teste o Myrp gratuitamente​

Edit Template
plugins premium WordPress