É de conhecimento de todos que marketing é bom senso! Esse é um dos principais equívocos encontrados na gestão de marketing das empresas. A pergunta que não quer calar é: c omo é possível aplicar esse conceito tão amplo ao marketing? Aqueles que realmente o conhecem sabem que, assim como outros campos do conhecimento, o marketing tem recursos específicos que tornam possível ao empresário, por exemplo, avaliar sua atividade no mercado identificando seu grau de competitividade.
Selecionamos alguns assuntos específicos em que você precisa redobrar sua atenção para não cometer equívocos no marketing do seu negócio.
1. Tenha objetivos claros
Só assim você poderá planejar as ações necessárias, dimensionando o tamanho do público que pretende atingir com elas, e definindo as ações de acordo com os prazos em que ocorrerão. E isso significa o quê, exatamente? Bom, se você definiu atingir um determinado valor em faturamento precisa estimar para quantas pessoas deve vender e qual a verba para investir nos aspectos críticos, por exemplo, comunicação, distribuição, entre outros, que possibilitem alcançar o objetivo de marketing definido.
2. Estabeleça métricas
É preciso ter métricas para que você possa avaliar os resultados obtidos com as ações realizadas, adequadas aos prazos de cada uma. Se você, na sua loja física, lançar uma promoção específica por duas semanas, precisa estimar aproximadamente quantas pessoas, em média, circulam em sua loja por dia.
Desse número você sabe quantas pessoas realmente compram, diariamente? Qual o valor do ticket médio diário? Dependendo de cada ação implementada você deve estabelecer uma maneira para poder estimar o retorno que irá obter com ela. Jamais realize ações sem mensurar os resultados obtidos. É como se você investisse em um fundo sem monitorar o retorno que você pode obter, sem qualquer acompanhamento. Você faria isso? Tenho certeza que não.
3. Jamais lance um produto sem pesquisar
Para essa pesquisa de mercado é preciso que você conheça muito bem o consumidor final. Qual seu perfil: idade, gênero, classe econômica, instrução, estilo de vida e hábitos de compra. Procure pesquisar com profundidade a opinião que seu público tem do seu produto e se o compraria sem pestanejar. Lance seu produto no mercado e procure, de tempos em tempos, monitorar como seu público avalia o desempenho geral desse produto para que você tenha a oportunidade de se renovar, evitando entrar na rota do declínio.
Fonte
-4 de novembro de 2024