Saiba como definir um preço justo para o seu produto ou serviço

Existe uma forma rápida e uma mais racional para calcular o preço do seu produto/serviço. A forma rápida, é perguntar para o seu cliente o quanto ele está disposto a pagar por ele. Com essa opção você pode tomar o valor por base e cobrar a menos, deixando seu faturamento um pouco a baixo do que poderia ser realmente, ou pode cobrar a mais, e aí pode acabar sem cliente pelo produto ser mais caro do que ele previa.

Existe então a opção mais racional, que depende de vários fatores para calculá-lo. Esta opção é muito mais popular entre os empreendedores, pois a maioria acha que o cliente pode não responder, realmente, o quanto está disposto a pagar. Para seguir esse caminho mais racional, empresários definem o preço tendo como base um cálculo de custo do produto/serviço oferecidos.

Porém, cobrar por hora ou apenas adicionando uma margem de lucro em cima do custo de produção do seu produto pode não te dar um valor tão adequado assim. Como você vai saber qual uma margem de lucro justa? Ou como você vai calcular o valor da hora para prestar o serviço?

Não adianta tentar fugir: o cliente é a sua fonte inesgotável de informação. Eles são a sua base para procurar o preço mais adequado para o seu produto/serviço.

O segredo não é perguntar o preço que ele daria por um produto/serviço como o seu, mas sim o quanto significa para ele eliminar o problema que a sua solução vai resolver. Ou seja: pergunte a ele diretamente ou por meio de pesquisas o quanto ele está disposto a pagar pela solução do problema e equilibre esse valor com os custos de produção.

Mas fique atento: o comportamento do seu cliente na hora da compra pode ser diferente da intenção declarada. Tudo depende do contexto em que ele está inserido no momento da pesquisa. Por isso, procure fazer a sua pesquisa com clientes neutros que não estejam passando pelo problema em questão, ou, se você trabalha com comercio eletrônico, fica mais fácil resolver este porém: faça testes antes de definir um preço final, oferecendo valores diferentes para clientes diferentes e medindo a taxa de conversão em compras. Assim você descobre quanto seus clientes estão dispostos a pagar.

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