Centro de Custos

Centro de Custos

O centro de custos pode ser uma ferramenta poderosa para a organização e gestão da sua empresa. Implantar um centro de custo pode ser uma tarefa difícil para alguns empreendedores, confira algumas dicas de como aproveitar e utilizar os benefícios de um centro de custos.

O que é um centro de custos?

O centro de custos de uma empresa funciona através de divisões, segmentando as áreas em produtivas e administrativas. As áreas produtivas envolvem os custos referentes à produção da empresa, estando diretamente ligada aos processos com os setores, irá depender de como o gestor da empresa decidirá efetuar a segmentação.
Os centros de custos que estão ligados às áreas de administração não possuem relação direta com a produção da empresa, mas sim com as atividades que envolvem questões essenciais para o desenvolvimento do negócio, como o RH e a parte da logística.
Ou seja, os centros de custos são divisões que segmentam as áreas da empresa, dividindo os processos administrativos e de produção em setores, possibilitando assim uma análise isolada e mais complexa dos custos que envolvem os processos e serviços realizados pela empresa.

 

Implantando o centro de custos

Para efetuar a implantação do centro de custos, é necessário que você conheça todos os custos presentes na sua empresa para que seja possível efetuar a divisão corretamente. Faça um levantamento profundo de tudo que ocorre dentro do cenário do seu negócio e que envolvem custos.
Matéria-prima, energia, transporte, alimentação, embalagens, tudo o que envolve uma certa demanda financeira. Essa divisão específica permite que cada área da empresa seja analisada separadamente, permitindo encontrar erros de forma mais fácil e ágil, promovendo melhorias em diversos setores.
É necessário que você tenha todos esses dados bem definidos e separados, para isso você precisa de uma gestão financeira impecável dentro da sua empresa. Essa gestão pode ser feita através de um software que facilite todo o processo organizando as informações.
Alguns softwares possuem modelos de centros de custo prontos para uso, onde basta você utilizá-los e organizar as informações conforme manda o modelo, auxiliando no trabalho de criar e aplicar o centro de custo.

Benefícios de aplicar um centro de Custos

Ao aplicar um centro de custos dentro da sua empresa, você terá um maior controle sobre quanto cada setor ou processo gasta e gera de lucro, permitindo que você saiba onde sua empresa está ganhando mais e onde está com problemas.
Implantar centros de custo permite que você obtenha uma análise geral de toda a parte financeira da sua empresa e ao mesmo tempo detalhada, podendo analisar a fundo cada área que foi dividida e inserida no centro de custo.
Essa análise possibilita um maior desenvolvimento dentro da sua empresa, afinal você terá um controle enorme sobre toda a parte financeira e que envolve cada processo que ocorre dentro do seu negócio.
Saber de forma completa e eficiente informações a respeito do financeiro é sempre um ponto forte para as empresas, quanto mais organização e conhecimento você tiver a respeito do seu próprio cenário comercial, partindo de dentro da sua empresa, mais vantagens você terá em relação à concorrência.

Quem deve utilizar os centros de custo

Os centros de custo podem ser utilizados tanto pelas grandes como pelas pequenas empresas e, em ambos os casos, é importante realizar a gestão financeira, pois o centro de custo é justamente para isso. No entanto, você deve analisar se a sua empresa está realmente preparada para utilizar esse recurso, que envolve uma maior organização e atenção.
O ideal é utilizar o centro de custos quando sua empresa possui diversos setores que envolvem lucros e gastos, necessitando uma análise isolada de cada fator para conseguir interpretar e ter um panorama melhor do seu ambiente interno.
Se utilizar o centro de custo for criar um problema e um elemento a mais que acabe por prejudicar o seu rendimento e gestão, é melhor esperar para que sua empresa esteja madura o suficiente para utilizar desse recurso.

Apuração de gastos com o centro de custos

Através dos centros de custo é possível realizar uma apuração precisa das questões financeiras da sua empresa, você pode seguir uma ordem para facilitar:
Definir o centro de custo: A primeira etapa é definir separadamente os processos que a empresa realiza e os custos relacionados, é interessante fazer uma planilha para uma melhor visualização, organizando dos custos mais baixos até os mais altos.
Classificar os custos: Realizar a categorização dos custos é essencial para a organização, separar entre gastos internos, externos, fixos e variáveis. Assim você terá melhor entendimento das finanças da empresa. Essas informações devem estar contidas em uma planilha ou algum sistema que tenha uma boa visualização, pois quanto mais organizado, melhor.
Gastos e volume de produção: Verificar se os gastos estão coerentes com o volume de produção é essencial para saber se estão ocorrendo desperdícios nos processos. Separando os gastos, você será capaz de identificar o quanto cada setor produz e exige de verba. Se o resultado final estiver causando prejuízo à empresa, é necessário repensar e analisar em qual setor o investimento não está sendo feito de maneira correta.
Carência e investimento interno: A sua empresa pode ter potencial para gerar muito mais receita, no entanto, isso não está ocorrendo por uma aplicação errada de investimentos nos setores. Você deve verificar se cada setor está recebendo a atenção necessária e se as expectativas estão sendo atendidas.
Transferência de recursos: Uma grande vantagem do centro de custos é a possibilidade de analisar os setores e distribuir investimento de um para o outro, no caso, da área administrativa para a operacional, mas antes é preciso garantir que a área operacional precisa de investimento e de que a administrativa está apta a atender estas necessidades
Controle do centro de custo: Deve ser definida uma estratégia para que o centro de custo seja analisado periodicamente através de como ele está inserido, seja uma planilha ou um sistema, será esse controle que permitirá a tomada de decisões que influenciará no desempenho da empresa.

Utilize um centro de custos

O centro de custos traz inúmeros benefícios para a sua empresa, estude a possibilidade de implantar em seu negócio e utilize as ferramentas disponíveis ao seu redor para realizar essa gestão e aumentar o seu controle financeiro.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Mais Lidos​

TEF RS (Blog)
TEF no Rio Grande do Sul: conheça as novas regras e prazos para integração
TEF MT (Blog)
TEF no Mato Grosso: conheça as novas regras e prazos para integração
Como emitir NFC-e: passo a passo e obrigatoriedade
7 Técnicas e abordagens eficazes em Vendas Diretas
O futuro (e o presente) do varejo é omnichannel (Capa)
O futuro (e o presente) do varejo é omnichannel: 7 estratégias essenciais para impulsionar o segmento

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress