Sabe como emitir nota fiscal de maneira rápida e descomplicada? Usando o myrp! Nesse post, mostramos um passo a passo completo de como emitir a NF
Para realizar qualquer operação de venda de produto ou serviços, você deve saber como emitir nota fiscal. Isso porque a nota fiscal serve como um registro da transação e é utilizada para o recolhimento de impostos. Por isso, a emissão de NF é obrigatória.
Em 2006, surgiram as Notas Fiscais eletrônicas (NF-e), que automatizam todo o processo de emissão e envio de documentos contábeis para a Receita Federal. Aos poucos, o Governo Federal vai instituindo a obrigatoriedade de adesão ao sistema. Cada calendário, bem como regras e procedimentos são diferentes de estado para estado. Assim, em alguns lugares o calendário já foi concluído, enquanto em outros ainda está em andamento.
Benefícios da NF-e
Como emitir nota fiscal costumava ser um processo inteiramente físico, a adoção de um sistema eletrônico trouxe uma série de vantagens, como:
- Mais velocidade na transmissão de informações.
- Redução de custos com papel e transporte de documentação.
- Descontos no IPTU e ICMS para o Contribuinte Vendedor (em alguns casos).
- Menor incidência de erros no processo.
- Mais transparência no processo fiscal, aumentando sua credibilidade.
- Menos sonegação fiscal.
Como emitir nota fiscal: o que você precisa
Para completar o processo de como emitir nota fiscal de venda, você precisa ter todos os cadastros preenchidos corretamente:
- Empresa
- Cliente
- Transação de Saída
- Produto
Você também vai precisar ter o certificado digital da sua empresa instalado.
Saiba como emitir nota fiscal com o Certificado Digital
O Certificado Digital é o que garante que a NF-e emitida pela sua empresa é autêntica. Você pode adquiri-lo em uma Autoridade Certificadora. A SEFAZ aceita os tipos A1 (arquivo) ou A3 (cartão ou token). Veja com seu fornecedor qual o modelo mais adequado para a sua empresa.
Como emitir nota fiscal com o myrp
O myrp é a escolha certa para a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos com total agilidade. Ele é dividido em módulos, permitindo que você customize o sistema de acordo com as suas necessidades.
O primeiro passo no processo de como emitir nota fiscal é clicar no ícone do Menu

Clique em “Vendas”

E em “NF-e”

Clique no botão contendo um mais, no canto inferior direito, para adicionar uma nova nota de saída.

Selecione o botão “Nota de Venda”

No campo Cliente selecione o seu cliente, digite o número do CNPJ ou CPF ou o nome fantasia para buscá-lo. Aparecerá uma lista com clientes cadastrados com a informação digitada.

Se a sua operação for para consumidor final, coloque “Sim” no campo. Caso não seja para consumidor final, selecione a opção “Não”

Se deseja vincular um vendedor nesta nota, selecione o mesmo no campo Vendedor

Digite o código ou a descrição do seu produto na lista a baixo e selecione.

A quantidade aparece sempre 1. Se você estiver vendendo mais quantidades, basta alterar a informação.

No campo preço, virá um valor automático apenas se você cadastrar um preço no cadastro do produto. Se você precisar alterar o preço é só mudar o valor. Se o valor não aparecer automaticamente, você pode preenchê-lo.

Transação é a tributação da sua nota, então selecione uma transação que define como sua nota será tributada. Se não souber esta informação, pergunte ao seu contador.
A transação também pode aparecer automaticamente, desde que ela tenha sido informada no cadastro do produto.

Para adicionar mais produtos e continuar o processo de como emitir nota fiscal, basta ir utilizando as linhas abaixo.

Ou clique em “Adicionar” para adicionar mais linhas na NF-e.

Se desejar adicionar informações adicionais de frete, seguro, desconto ou outros detalhes sobre os produtos acima identificados, selecione a opção abaixo.

E preencha os dados.

Após aplicar, verifique o valor no campo.

Com os itens adicionados, defina como será feito o pagamento. Para isso, selecione uma das opções da forma de pagamento.

Depois, defina a conta onde o valor irá entrar na empresa.

A quantidade de parcelas, se houver.

E se os títulos vão ser adicionados ao módulo financeiro.

Se for necessário editar alguma informação como data do vencimento, valor ou espécie de título, basta clicar sobre ela e alterar.

Continuando o processo de como emitir nota fiscal, defina a forma de envio da mercadoria, se houver necessidade, e informe o responsável pelo frete.

Se tiver algum transportador que você queira que seja identificado na nota fiscal, deve selecioná-lo neste campo.

Informações de volumes de carga normalmente são acrescentadas quando a mercadoria é enviada por transportadora. Se for o seu caso, basta clicar em “Possui Volumes” e preencher os campos de volumes necessários a esta nota.

Se desejar passar alguma informação ao contribuinte ou ao fisco, você pode escrever a observação.

Ou selecionar uma já cadastrada clicando em “Adicionar Descrição”.

Pronto, agora clique em “Salvar”.

Uma tela será exibida para você decidir se deseja salvar a nota e emiti-la em outro momento.

Pré-visualizar o DANFE.

Assim você garante que as informações estão digitadas conforme sua necessidade.

Ou emitir a nota.

Você passou por todo o processo de como emitir nota fiscal. Sua NF foi emitida. Agora é só aguardar alguns segundos para ter o retorno de nota autorizada pela SEFAZ.

E imprimir a nota fiscal clicando em “Imprimir Agora”.

Viu como emitir nota fiscal com o myrp é simples? As interfaces são fáceis de entender e o sistema possui alto desempenho. Então, aproveite para dar um up na gestão do seu negócio e fale conosco. Vamos crescer juntos!