A participação de mercado ou Market share é um indicador fundamental para qualquer empresa, pois serve para definir sua situação num cenário econômico amplo e sua posição em relação à concorrência. Essas informações são importantes para a definição de um planejamento estratégico eficiente.
Normalmente, a medição é feita de duas formas: em quantidade de unidades vendidas e no volume de dinheiro recebido nas vendas. Assim, realize-se um comparativo do setor em que ela está incluída em um local geográfico específico (ex.: mercado dos refrigerantes no estado) para definir, em forma de porcentagem, quanto do mercado cada empresa detém.
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Conquistar a liderança de um mercado significa superar todos concorrentes e os demais desafios do mercado, o que definitivamente não é tarefa fácil. Na verdade, cada pequena porcentagem de participação conquistada é motivo para comemoração, pois indica que a empresa está no caminho do crescimento.
Neste texto, vamos mostrar algumas formas de melhorar a posição da sua empresa no mercado e aumentar sua participação.
Fique atento à concorrência
A participação de mercado é como energia: ela não se cria, se transforma. Ou seja, se você ganhou uma fatia, é porque alguém perdeu e vice-versa. Por isso é tão importante observar atentamente os passos dos seus concorrentes. Seu crescimento vem diretamente da retração deles.
Isso, basicamente, se resume a repetir seus acertos e superar seus erros. Mas tome cuidado. O benchmarking é sim uma ferramenta importante, pois serve de parâmetro para suas ações, mas não deve jamais ser encarado como uma cópia de processos. Nem tudo que funcionou para uma empresa vai funcionar para outra.
Estude as ações de todos os players do mercado e veja o que pode ser aproveitado no seu negócio. Falhas e reclamações podem ser uma excelente oportunidade para você ganhar novos clientes. Mas não cometa o erro de tomar suas decisões baseadas inteiramente na concorrência. Lembre-se: é muito melhor sair na frente do que correr atrás.
Inove
É comum ouvir gente falando que “tal mercado já está saturado”, mas a verdade é nenhuma pessoa vai recusar algum produto ou serviço que traga algo inovador para a vida delas.
A inovação é uma forma de destacar seu negócio no mercado e atrair mais atenção para ele. E fica muito mais fácil trabalhar uma marca comercialmente se ela oferece um grande diferencial, que pode ser percebido mesmo por quem ainda não é de fato um cliente.
O segredo é estar sempre atento a novas tendências e a novas formas de criar experiências relevantes com seu produto ou serviço. Você não precisa necessariamente ter aquela famosa “ideia de um milhão de dólares” ou reinventar a roda, mas pensar numa forma diferente de tornar seu negócio único e atrativo. Veja por exemplo o impacto que o formato de rodízio trouxe para o ramo das pizzarias.
Invista em comunicação
O primeiro passo para conquistar uma clientela fiel é mostrar para as pessoas que você existe. Parece óbvio – e de fato é – mas é surpreendente o número de empresas que costuma falhar justamente na hora da divulgação, uma das mais determinantes para o sucesso de qualquer negócio.
Outro erro comum é anunciar errado. A propaganda está por todo lado a todo instante, se você não souber como utilizar os canais disponíveis da forma correta, estará apenas rasgando seu dinheiro. Ou você nunca encontrou seu carro repleto de folhetos de propaganda que jogou fora sem nem mesmo ler? Contrate um serviço especializado e não corra esse risco.
Ofereça um diferencial
Consumidores são atraídos por vantagens. Quando eles abrem mão da Marca A para comprar a Marca B, é porque a Marca B oferece algo que a torna mais vantajosa. Ela possui um diferencial mais atrativo.
Esse diferencial pode ser basicamente qualquer coisa: preço, forma de fabricação, material ou ingrediente utilizado, etc. O importante é ostentá-lo de forma a agregar valor para a sua marca.
Se nenhuma grande vantagem lhe vier à mente, não é motivo para desistir, apenas para usar mais a criatividade. Foi o que fez a Heinz, quando percebeu que seu ketchup demorava muito mais que os da concorrência para sair do vidro. O que tinha tudo para ser um problema se transformou num atrativo, através de campanhas que ressaltavam que “as melhores coisas vêm para aqueles que esperam” e “o ketchup mais lento do Oeste… do Leste. Do Norte. Do Sul”.
Faça parcerias
Associar sua marca a outras já conhecidas é uma boa forma de tornar seu produto mais conhecido e fazer com que ele chegue a um grande número de pessoas. É também uma prática bem comum no mercado – como cinemas que vendem apenas uma determinada marca de refrigerante, por exemplo.
Procure sempre um negócio que tenha relação com o seu, mas que não concorra diretamente. Por exemplo, se você possui uma empresa de sonorização, firme uma parceria com uma de flores que faça decoração para eventos. Vocês podem um indicar o serviço do outro e praticamente duplicar as oportunidades de trabalho. Mas tome cuidado e associe-se apenas a empresas de boa reputação, que você conheça e confie.
Comunique-se com seu público
Antigamente a relação marca x consumidor era uma via de mão única, com as empresas falando e seu público apenas ouvindo. O surgimento das redes sociais mudou completamente esse cenário e hoje qualquer pessoa consegue se comunicar diretamente com praticamente qualquer marca.
Hoje, a relação com clientes é muito mais de conversa do que discurso. Eles não apenas podem como exigem ser ouvidos e ter suas impressões sobre determinado produto ou serviço levados em conta. Isso exige muito mais cuidado da parte da empresa na hora de tratar dos feedbacks recebidos, mas também oferece a oportunidade única de saber em tempo real o que ela pode fazer melhor.
É um trabalho fácil, mas que definitivamente vale muito a pena. Alguns estudos apontam que a lealdade dos clientes pode aumentar em até 30% com uma presença digital bem trabalhada.
Esteja preparado para crescer
Aumentar sua participação no mercado significa suprir uma demanda maior. Ou seja, você terá que produzir mais. Investir na empresa será um passo obrigatório para essa mudança de patamar e aqui o grande desafio é manter a qualidade do seu trabalho.
Em primeiro lugar, não esqueça do planejamento estratégico. Baseado nele, você vai saber a hora certa para contratar novos colaboradores e investir em novos equipamentos, sem correr o risco de ter que tomar decisões importantes com pressa ou de maneira improvisada.
Agora que você leu nossas dicas, temos o conselho mais importante: tenha paciência. Como destacamos no início do texto, aumentar a participação da sua empresa no mercado é um processo longo e trabalhoso, que não vai acontecer de um dia para o outro. O mais importante é ter isso em mente e não desistir. Foque nos seus objetivos e bom trabalho!