Um profissional de Contabilidade atualmente é muito requisitado, pois as empresas precisam de pessoas que saibam cuidar das suas finanças, contas, papeladas, alvarás, licença de ordem, encargos trabalhistas e outras coisas que você já está acostumado. O grande problema é que, por causa dessa grande necessidade, a concorrência é muito grande e esse é um dos motivos pelos quais algumas empresas não conseguem atrair nenhum cliente.
Outra situação que pode interferir é que o departamento contábil precisa de muita confiança, pois o escritório saberá de todas as contas da empresa, da situação governamental, e ainda terá a documentação dos funcionários, além das inúmeras responsabilidades que caem sobre a empresa no contrato, como o cumprimento de prazos e pagamento de taxas e impostos calculados pelo Contador.
Pensando nesses fatores, podemos concluir que realmente é muito difícil captar clientes para o escritório Contábil, não é mesmo? Pode ser complicado, mas se você seguir alguns passos corretamente, pode se tornar uma referência no mercado e conquistar a confiança de muitas empresas que buscam Contadores.
new RDStationForms(‘ebook-crescimento-do-escritorio-contabil-1455225b9a650a0abadf-html’, ‘UA-36111229-2’).createForm();
Quais passos devo seguir?
Não existe uma regra específica para melhorar o seu escritório. A melhor forma de atrair a confiança dos empresários é se provar competente e disposto naquilo que faz, transmitindo honestidade. Porém, temos algumas dicas para que você consiga ter uma maior chance de ser reconhecido dentre outras empresas contábeis.
Primeiramente, responda às seguintes perguntas:
Qual o diferencial do meu escritório?
Faça uma análise da sua empresa e anote tudo o que você entrega de diferente dos seus concorrentes. Toda empresa, por menor que seja, tem uma “carta na manga”, que funciona como uma assinatura do dono no serviço do estabelecimento. Estabeleça tudo o que você tem de melhor em comparação aos seus concorrentes, pois isso é o que vai fazer com que as pessoas sejam atraídas para o seu escritório.
Quem eu quero atender?
É muito importante definir muito bem o tipo de empresas que você deseja atender. Selecione aqueles estabelecimentos em que você tem maior experiência, ou possui maior facilidade em trabalhar, e defina um meio de chegar nestas empresas para conversar. Filtrando um tipo público que você pretende atender, a concorrência diminui e isso torna a interação mais fácil.
Como eu divulgo a minha empresa?
Após definir o tipo de cliente, você precisa chegar até essas pessoas. Analise as formas possíveis para conversar com esses clientes, pesquise que tipo de local eles frequentam e o que costumam fazer durante o dia a dia. Assim, você consegue saber qual a melhor forma de atingir essas pessoas com a divulgação da sua empresa. Vá a congressos empresariais, use a internet, televisão e até mesmo jornais para se divulgar para essas empresas.
Como eu quero ser visto pelos clientes?
Crie um personagem para a sua empresa. Imagine que o seu estabelecimento é uma pessoa, como ela seria? O que ela faria no cotidiano dela? Com que tipo de pessoas ela conversaria e de que forma ela fala? Após fazer isso, use esse personagem para divulgar a empresa, finja que é essa criação que vai falar com os clientes. Assim você cria uma identidade para a sua empresa, o que ajuda a ser melhor visto pelo cliente que você deseja atingir, afinal você está conversando com ele, entendendo suas necessidades e não apenas vendendo um serviço.
Eu atualizo meu site?
Atualmente o meio online é muito importante, pois é lá que grande parte da população busca informações, seja através de computadores, tablets ou celulares. Por isso é importante que você deixe sempre o seu site atualizado e responsivo. Se possível, contrate um especialista em interface de sites para melhorar a sua página, até mesmo para que ele possa fazer o seu site funcionar em todos os aparelhos que se conectem à internet.
O visual é atrativo?
Atualmente é essencial que as empresas tenham uma preocupação maior com o visual da marca. Uma boa ideia e execução do logo, o formato bem feito do site em todos os dispositivos (celulares, tablets e computadores) e o ambiente do seu escritório, podem ser decisivos na hora do contrato com o cliente. Esse tipo de solução tende a atrair as pessoas, pois passa a sensação de que a sua empresa é mais séria e confiável do que as outras.
O escritório está organizado?
Não estamos falando apenas da organização física do local. A empresa deve ter uma gestão muito bem organizada, para que tudo ocorra bem e sem complicações. O maior desafio não fica apenas em atrair os clientes, mas também manter eles em contrato com você. Além disso, se a gestão da sua empresa é bem resolvida, os seus clientes atuais provavelmente indicarão o seu escritório para outras pessoas que estejam precisando. Por esse motivo, não foque apenas em atrair clientes, mas também em mantê-los, pois essa ação pode também atrair novos clientes.
Como resolver os problemas de atração?
Se a resposta de alguma das perguntas acima foi não, então você está com problemas na divulgação da sua empresa. Invista em parceiros que possam entregar soluções funcionais para você. Agências de Publicidade, Designers e freelancers de divulgação podem auxiliar a sua empresa na resolução desse problema e melhorar a comunicação e aparência do seu escritório. Não tenha receio de investir em comunicação, pois é a maneira mais eficaz de atrair os clientes para o seu negócio.
Atraí os clientes, e agora?
Mantenha uma relação de parceria com essas pessoas, pois assim você consegue cada vez mais a confiança deles e entrega um trabalho de respeito e satisfação. Para que você deixe o cliente tranquilo com a sua maneira de trabalhar, mantenha a gestão da sua empresa sempre atualizada e organizada, para que nenhum problema prejudique você. Com a organização, se houver alguma situação de risco ou perigo para o seu escritório ou com um cliente, será muito fácil detectar e resolver antes que o problema atinja você.
Existem inúmeras formas de manter a gerência do seu estabelecimento organizada, basta que você escolha uma que mais se adeque à sua maneira de trabalhar.
Esse artigo ajudou você? Veja também os 5 pontos para ficar atento na Declaração de Imposto de Renda 2017, e agora que você já sabe captar clientes, saiba como torná-los fiéis