A Black Friday tem forte apelo nos estados Unidos e mobiliza o comércio e os consumidores. A data começou a ganhar espaço em outros países e atrai cada vez mais empresas interessadas em oferecer promoções aos clientes visando os bons resultados que a oportunidade traz.
Inicialmente, a data mobilizou apenas os e-commerces e lojas online, onde os descontos de até 80% começaram a fazer sucesso entre consumidores. Agora, além das lojas virtuais, as marcas e empresas físicas enxergam boas oportunidades de investir em uma sexta-feira de descontos poderosos e retorno de caixa ainda mais vantajoso.
Assim como qualquer promoção, a Black Friday demanda planejamento e boas táticas de execução para que os bons resultados sejam previstos e superados. Datas comemorativas, sazonais ou grandes promoções especiais da loja merecem atenção para que todo o processo seja bem traçado. Desde a definição de metas e objetivos, acompanhamento das ações e análise dos resultados obtidos, é necessário ter atenção em cada etapa.
Se a rotina exige atenção ao estoque, preparo de funcionário e constantes análises para compreender o contexto e oferecer bons preços aos consumidores, as promoções multiplicam essas atividades e exigem que toda a equipe esteja empenhada e preparada para conquistar melhores resultados e uma experiência cada vez mais eficaz das ações.
Selecione os produtos
As grandes promoções devem aliar eixos de produtos diferentes. Ou seja, aqueles muito procurados e aqueles que a sua loja quer incentivar a saída são as opções que devem ser primeiramente consideradas. Seja em loja física ou virtual, o processo de preparação para uma excelente promoção é o mesmo: estoque e planejamento.
Fazer um levantamento do comportamento dos clientes, analisando e identificando quais são os produtos mais consumidos auxilia na seleção dos itens que entrarão em promoção. É importante considerar o fluxo de saída e que, muitas vezes, os produtos mais procurados são devido ao lançamento. Nem sempre colocar em promoção os mais recentes lançamentos é uma má estratégia, mas deve ser pensado com cuidado.
Existem produtos que conquistam o público e possuem sempre um índice mais elevado de vendas. Esses são alguns dos itens que certamente serão requisitados em grandes promoções pelos consumidores. A ideia é propor um incentivo para que a compra seja maior, por exemplo, descontos progressivos ou combos.
Outra categoria que deve compor a seleção para grandes promoções são os produtos que têm baixa saída ou que estejam saindo de linha. A promoção deve ser aliada da loja, trazendo benefícios para o caixa e para o estoque.
Por exemplo, se o desconto for dado diretamente para o produto, a busca pode ser maior do que a quantidade que há em sua loja e o cliente ficará frustrado. Porém, ao montar kits e combos promocionais e expô-los diretamente ao cliente, tira o foco do desconto do produto.
O ideal é que, ao selecionar os produtos para a promoção, haja um equilíbrio entre aqueles que são mais pertinentes à loja e aqueles que são mais procurados pelos consumidores, considerando que ambos trazem aspectos e abordagens diferentes ao aplicar o desconto.
Estoque
Com os produtos selecionados, é hora de dar atenção ao estoque e prepará-lo para atender à demanda.
Existem duas vertentes a serem trabalhadas na questão de abastecimento:
- Produtos com alta procura e que precisam de reforço no abastecimento: se a procura normal do produto já é alta, a promoção irá aumentar a busca. A grande vantagem de colocar itens procurados em promoção é incentivar a compra em quantidade, ou seja, ao invés de levar um produto, como usualmente, o cliente leva mais de dois para aproveitar o preço. É essencial um bom planejamento e antecipação do estoque para que não haja falta de mercadorias durante a promoção.
Levantar a média de vendas e estimar o aumento, devendo considerar o tempo de vigência da promoção, é essencial para projetar os próximos pedidos. A antecedência também é importante para evitar atrasos de entrega ou problemas que possam ocorrer com o fornecedor.
- Produtos com pouca saída: seguem o raciocínio dos produtos de alta demanda, devendo ser analisado o fluxo de compras médio e projetado o aumento previsto. Deve-se considerar especificidades do produto, por exemplo, a procura pode ser baixa devido aos altos preços. Então a promoção irá aumentar consideravelmente a saída. Se no caso a procura for mais baixa devido às características da mercadoria, ela irá aumentar em uma escala proporcional à média normal de vendas.
- Produtos que irão sair de linha: nesse ponto é importante considerar que não há possibilidade de realizar novos pedidos, então é preciso criar estratégias para trabalhar com o estoque existente na loja sem dar muita atenção especificamente ao produto, já que pode resultar em vendas inesperadas e a loja não ter quantidade capaz de atender a demanda.
Comece com antecedência
Para ter sucesso em sua promoção, é preciso planejar com antecedência e prever as diversas possibilidades que podem acontecer durante a vigência dos descontos. O estoque é um dos principais pontos de atenção. Manter o estoque preparado para o aumento da procura é essencial, para isso faça um levantamento do tudo que na loja, realize a projeção do fluxo de clientes e realiza os pedidos de acordo com a necessidade.
Cada produto demanda quantidades diferentes e é preciso que o estoque esteja abastecido antes. Organize o estoque de modo acessível e fácil para buscar e localizar produtos, pois a alta demanda de clientes vai necessitar de agilidade e rapidez na busca de produtos.
É importante dar atenção às validades e integridade dos produtos, cuidando para que produtos vencidos ou amassados não sejam postos à venda. Algumas categorias de produto permitem que, próximos ao vencimento, eles sejam vendidos com um desconto ainda maior. Em geral, a tática é bem aceita pelo comércio e consumidores, porém é sempre importante deixar o cliente ciente de que o prazo de vencimento do item acabará em poucos meses.
Outro quesito fundamental para uma boa promoção é deixar clara a política de trocas e devoluções, informando as condições, prazos e possibilidades de realizar a troca.
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