Se você encantar o seu cliente, ele será fidelizado. E para encantar o seu cliente, a sua melhor arma é o diálogo. Normalmente, pequenas empresas não tem uma área de atendimento ao consumidor e aí está o erro do empresário, pois a velocidade na resposta de reclamações é tida como positiva pelo cliente, alguns deles até esquecem que tiveram um problema e acabam se tornando fieis à empresa.
O crescimento do seu negócio, depende, e muito, dos clientes promotores. Então, siga estas 5 dicas que vão te ajudar a falar com eles:
Sua equipe conhece bem sua empresa?
Evite aquele movimento de transferir a ligação para o departamento responsável. Toda a sua equipe de atendimento deve ser bem treinada e conhecer bem o seu negócio, só assim qualquer um deles poderá solucionar um problema ou tirar uma dúvida qualquer.
Como sua marca é vista na web?
A internet está cheia de sites utilizados pelos clientes para reclamações ou dúvidas: redes sociais, Reclame aqui, fóruns em sites especializados. Todos eles são utilizados para denegrir a sua empresa ou leva-la às alturas, só depende do seu tempo de resposta e do seu posicionamento.
Seu site é atualizado constantemente?
Não importa o tamanho da empresa: ter um site é muito importante, principalmente como canal de contato com o seu cliente. Lá ele deve ter um espaço para tirar suas dúvidas, contatos e fazer comentários. Crie um site responsivo para que seus clientes tenham a liberdade de acessar seu site através do smartphone.
Já acessou o Facebook hoje?
Hoje em dia é bem difícil encontrar empresas que ainda não tenham páginas em redes sociais. Facebook, Instagram, LinkedIn, todas estão cheias de empresas e de clientes falando com elas. Mas antes de sair montando o seu perfil em qualquer rede social, analise qual é a mais adequada para seu negócio e seu público.
E pense bem antes de criar a sua página sem ter um profissional ou empresa de confiança para gerir as contas: você precisa ser relevante e gerar conteúdo interessante para o seu cliente, ou então sua marca pode cair no esquecimento.
Você sabe o que seus clientes pensam?
Faça pesquisas de satisfação. Pergunte se ele recomendaria sua marca para amigos e familiares e o motivo. Só assim você poderá saber se ele está satisfeito com os seus produtos e serviços e utilizará estas informações para implementar melhorias na empresa.