Ser um empreendedor e ter a responsabilidade de gerir uma empresa não é tarefa fácil. Para isso, é preciso muita preparação e capacitação para que a gestão seja bem feita e tudo na empresa corra da melhor forma possível. Se você está abrindo sua empresa agora, ou já possui e está em busca de capacitação na área de gestão, apresentamos uma lista com cinco livros importantes para empreendedores.
1. First, Break All the Rules (1999), de Marcus Buckingham e Curt Coffman
Este livro encoraja os gestores a abandonar as técnicas para formar lideranças que pretendem ser úteis para todas as pessoas. Os consultores da Gallup Buckingham e Coffman fizeram mais de 80 mil entrevistas e descobriram que os melhores gestores são aqueles que escolhem as pessoas certas para o trabalho certo. Entre outras lições da obra estão o tratamento humano aos funcionários e a orientação para ressaltar os pontos fortes dos profissionais ao invés de suas fraquezas.
2. The Goal (1984), de Eliyahu Goldratt
O livro de Eliyahu Goldratt’s é atípico entre as obras de administração por pelo menos duas razões. Primeiro, Goldratt não era um titã da indústria, não lecionava em uma escola de negócios, nem atuava como consultor, mas sim como médico. Em segundo lugar, “A Meta” é um livro de ficção centrado no gestor Alex Rogo, que tem três meses para transformar uma planta industrial que não gera lucro em uma operação eficiente. Rogo usa os métodos socráticos para ajudar a melhorar seu casamento e depois para revolucionar a fábrica.
3. Good to Great: Why Some Companies Make the Leap … and Others Don’t (2001), de Jim Collin
Este livro sugere ao leitor descobrir o que é necessário para transformar o bom em ótimo e como transformar uma boa organização numa organização que gera excelentes resultados sustentáveis. Trata, essencialmente, de uma coisa: os princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para grande empresa.
4. The Human Side of Enterprise (1960), de Douglas McGregor
Este livro aplica o pensamento e McGregor ao mundo empresarial de hoje, provando, mais uma vez, que o aspecto humano do trabalho é fundamental para a eficácia organizacional. O autor em Foco sugere ainda como mudar a forma de pensar e implementar as idéias de McGregor na própria empresa e no ambiente de trabalho.
5. On Becoming a Leader (1989), de Warren Bennis
O guia do guru de liderança Warren Bennis serve mais como um livro de auto-ajuda do que um tutorial de negócios para aperfeiçoar seu líder interior. Benni chama a escassez de líderes eficazes uma “doençasocial”, caracterizado pelo pensamento míope e uma falta de auto-consciência. A solução? Aperfeiçoar sua “voz interior”, cultivando uma paixão por aquilo que você faz, e construção de confiança entre os seguidores.