Com o aumento da demanda foi necessário a automatização de todo processo bem como mais agilidade ao caixa, maior controle fiscal além de um gerenciamento rápido e simples.
Há 10 anos atuando na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, a Reuter Produtos Naturais resolveu expandir seus negócios, de uma pequena loja para um comércio que é referência na região. Com o aumento da demanda, a empresa chegou até o MYRP, um sistema de gestão empresarial desenvolvido para apoiar o crescimento de micro e pequenas empresas com segurança.
“A nossa necessidade nos levou até o MYRP. Estávamos procurando um sistema que trouxesse mais agilidade e suprisse a demanda que estava crescendo, de forma a facilitar as atividades diárias e simplificar os nossos processos. Depois de implementar o MYRP conseguimos aumentar a nossa receita em 40%”, comenta o sócio André Reuter.
Hoje, a Reuter, emite uma média de 2 mil notas fiscais por mês e gerencia mais de 20 produtos diferentes diariamente. “Nós utilizávamos uma ferramenta que tinha dificuldade em fazer cálculos, por isso, acabávamos fazendo o controle de compras e notas manualmente. Esse processo levava certa de uma hora; com o MYRP levamos somente 10 minutos fazendo o lançamento da compra. As notas do fornecedor são automáticas. Sem o MYRP não teríamos crescido”, afirma o empresário.
Cuidado com a saúde
No mercado há mais de 10 anos, a Reuter oferece aos clientes diversos produtos naturais, suplementos, óleos essenciais, aromatizantes e chás. Na loja existe também o setor de suplementação e medicamentos naturais ou fitoterápicos criados pelo farmacêutico Valter Reuter, o dono e fundador do comércio.
O Desafio e a escolha do MYRP
Com o objetivo de promover uma vida mais saudável, a Reuter Produtos Naturais procura garantir o cuidado e o bem-estar das pessoas por meio de alimentos mais orgânicos e nutricionalmente mais ricos, que começaram a integrar o cardápio de muitas pessoas. Essa mudança de comportamento das pessoas se deu pela diminuição da crença de que estes são alimentos exclusivos para atletas ou praticantes de algum esporte.
Prova disso é o estudo realizado pela agência Euromonitor International, em 2017, que indicou que nos últimos cinco anos o segmento de alimentos e bebidas saudáveis tem crescido 12,3% ao ano. Esse aumento foi sentido pela Reuter que resolveu expandir os negócios e aumentar a oferta de produtos aos seus clientes.
Neste momento os sócios perceberam que o sistema utilizado não estava correspondendo as suas expectativas, pois era muito lento, tinha deficiências na hora de realizar a gestão e os cálculos tributários. Pesquisaram muito e descobriram o MYRP.
“Com o aumento do número de clientes surgiu a necessidade de realizar as vendas de forma mais rápida e o antigo sistema nos fazia ter um atendimento muito demorado. Agora com o MYRP eu tenho uma visão mais ampla no negócio e consigo controlar a quantidade de produtos vendidos, qual o produto mais vendido e qual o preço mais atrativo das promoções”, explica Reuter.
Para André Reuter, o MYRP se tornou essencial para o seu negócio, pois agilizou e simplificou os processos, ajudou a reduzir o tempo para realizar o inventário e o controle do estoque. “Agora eu possuo mais informações detalhadas sobre as vendas e elas são atualizadas em tempo real. Isso me deu mais tempo para focar em outros assuntos da loja. Agora toda essa mudança de gerenciamento nos tornou mais profissionais nos auxiliou muito no aumento das receitas que foi de 40%, mesmo na maior dificuldade financeira do país”, comenta.
“Agora que conseguimos nos estruturar, estamos pensando no crescimento e evolução do nosso negócio. Nos próximos anos, por exemplo, queremos colocar mais um PDV rodando no caixa para dar mais fluxo nas vendas e também entrar no mercado online com a criação do nosso e-commerce e assim expandir para outras regiões”, comemora.
-4 de novembro de 2024