Vender é um processo individual que deve ser pensado na forma de prestar atendimento personalizado ao cliente. Nesse sentido, cada cliente reage e demanda abordagens diferentes no processo de vendas.
Vender mais e conquistar o cliente é o que as empresas mais desejam, mas que nem sempre é um processo simples. A abordagem, o atendimento e a oferta de produto são elementos que contribuem para que sua venda seja efetuada ou não.
Algumas dicas podem facilitar a finalização da venda e conquista do cliente. As etapas do processo de venda podem ser divididas em quatro categorias: Prospecção, abordagem, negociação e finalização. Todas elas exigem uma atuação comprometida do vendedor e a compreensão de que cada uma interfere no resultado final.
Prospecção
Saiba quem é o seu cliente e para quem você quer vender. Se a sua empresa precisa buscar o cliente, o conhecimento do perfil do cliente é ainda mais essencial. Quanto mais você souber sobre o público que deseja conquistar, ou sobre o público que consome seus produtos, maiores as chances de envolver e atrair a atenção dele.
Abordagem
Aquela máxima de que “a primeira impressão é a que fica” realmente se aplica no processo de venda. O cliente que se sente confortável e bem recebido na loja, dá mais abertura ao vendedor. Uma boa abordagem propicia que o consumidor dê a você mais informações sobre seu perfil e seu objetivo de compra. Logo, quanto mais informações, mais fácil será selecionar os produtos para serem oferecidos.
O tipo de abordagem e a liberdade que você terá com o seu cliente vai depender da abertura que ele der. Mas aproveite cada informação e explore as oportunidades de desenvolver uma conversa mais solta e leve. Assim, você foge da rotineira apresentação e demonstração de produto e ainda tende a fidelizar o público.
Negociação
Para aumentar as vendas não adianta você se manter preso aos valores. Negociar com seu cliente é um modo de explorar o perfil dele. Você pode, por exemplo, oferecer descontos progressivos ou vantagens numa próxima compra.
Negociar nem sempre é sinônimo de reduzir preços, já que você pode utilizar essa etapa para combinar produtos ou ofertas. Dar desconto ou proporcionar alguma vantagem ao consumidor incita o consumidor a planejar a próxima compra em sua loja.
É essencial dispor do produto que você está oferecendo, por isso mantenha seu estoque atualizado e com quantidades suficientes de mercadoria. Mas se o cliente não achou exatamente o que procura, invista na oferta. Ele pode suprir as necessidades com outro semelhante ou, até mesmo, se interessar mais pela opção disponível.
Finalização
O momento de fechar a compra também precisa de atenção, logo que é a etapa onde toda a experiência de atendimento e satisfação resultam, ou não, na venda.
O cliente pode encontrar o produto que quer, mas não se sentir bem atendido e optar por não comprar. Ou pode não encontrar exatamente o que buscava, mas achar um produto semelhante e, por se sentir bem atendido, testar a opção que você ofereceu.
Lembre-se também que sua venda não acaba depois do cliente levar o produto ou serviço. Investir no relacionamento pós-venda proporciona o retorno dele. Uma boa dica para aumentar suas vendas é através da fidelização que, além de incentivar o consumidor a comprar na sua loja, faz com que ele indique e resulte em mais clientes.
Além das etapas de venda
As 4 etapas de venda podem ser amplamente exploradas e, assim, resultarem em atendimentos mais eficientes. Dentro de cada processo, cabe a análise de como melhor adequá-los à sua realidade e demanda.
Pesquise seu público-alvo, invista em aperfeiçoamento em vendas e treinamentos, conheça os produtos e busque transmitir informações úteis aos clientes, preze pelo bem-estar e bom atendimento, tenha opções de produtos e saiba associá-los ao perfil do cliente.
Quer saber mais como melhorar suas vendas e facilitar seu processo de gestão? Entre em contato com a gente.