Planilha de Cadastro de Clientes

Hoje em dia é complicado pensar em gerenciar uma empresa sem um computador. Por esse motivo, o método utilizado para cadastrar clientes era algo muito complexo, o que acarretava em pouco interesse nesse tipo de fidelização. Porém, atualmente a facilidade em salvar informações em um computador é grande e nos possibilita a criar novas formas de se comunicar com nossos consumidores.

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Uma das grandes facilidades que a tecnologia trouxe para nós atualmente é a de poder gerenciar o negócio de forma simples e rápida. Para isso, basta utilizar uma das ferramentas mais famosas nos computadores: as planilhas. Existem muitas empresas que lançaram esse programa no mercado, sendo alguns pagos e outros disponibilizados de forma gratuita na internet. As marcas mais famosas e utilizadas são: Microsoft Excel e Google planilhas.
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O uso dessa ferramenta proporciona um controle maior do andamento do seu negócio, pois com elas podemos ter, de forma escrita, todas as informações referentes à gerência do estabelecimento, como o número de funcionários, a rotatividade do caixa e até mesmo um cadastro dos consumidores.
Neste artigo, queremos dar uma ideia de como você pode melhorar sua empresa com um cadastro de clientes.
Por que o cadastro é importante?
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Já pensou no tipo de serviço que você pode oferecer aos seus consumidores tendo em posse formas de contato com eles? Atualmente, devido às planilhas, temos uma grande facilidade em obter um banco de dados das pessoas que consomem nossos produtos e, por esse motivo, é possível entregar um atendimento especializado e melhor aos clientes.
Com um cadastro, você pode manter contato com seus clientes para coletar informações e melhorar seu estabelecimento. É possível ter um feedback dos consumidores, saber se eles gostaram do produto e o que eles sugerem para uma melhoria da empresa. Além disso, obtendo o contato dos clientes, você consegue enviar a eles sugestões de novos produtos e possivelmente conseguir novas compras da pessoa.
Um cadastro bem elaborado também permite que você tenha um contato mais próximo com seus consumidores, sabendo o que mais gostam de comprar e a data dos aniversários, por exemplo, o que gera fidelização desses clientes com a sua empresa.
Como fazer um cadastro bem elaborado?
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Para um bom gerenciamento dos clientes, é recomendável que se use uma planilha no computador obtendo as seguintes informações:

  • CPF/CNPJ

Esse documento é importante para que você tenha o controle da integridade e do nome do seu cliente, junto às informações, como cartões de débito, crédito ou cheques, que ele te fornecer.

  • Nome/Razão Social

É legal saber o nome do seu cliente, para tratá-lo formalmente e saber com quem você está conversando. Tratar os clientes pelo nome gera um respeito maior no momento do atendimento e até mesmo para a sua marca.

  • Inscrição Estadual (apenas se seu cliente for uma pessoa jurídica)

Esse documento emite o registro formal da empresa do seu cliente junto à receita federal, sendo assim, é possível saber a situação do cliente em relação aos impostos e permissões.

  • Endereço (contendo número, complemento, bairro, cidade, CEP, entre outros)

Ter o local de moradia do seu cliente facilita no atendimento ao mesmo e a possíveis visitas ou cartas que poderão ser feitas a essa pessoa. Além disso, o endereço facilita a fornecer serviços para a pessoa, como levar o produto para a pessoa, fazer cobranças por correio e até mesmo enviar felicitações em datas comemorativas, por exemplo.

  • Telefone e celular

É, depois do contato pessoal, a maneira mais próxima e de conversar com o seu cliente, o que possibilita um maior conhecimento do mesmo e um vínculo de amizade com essa pessoa. O contato via telefone ou celular também proporciona uma conversa direta com o cliente para entender possíveis problemas no pagamento ou com o produto comprado.

  • Email

Outra forma de contato direto com seu cliente, porém menos intrusivo. É possível enviar sugestões de produtos, propagandas e até mesmo felicitações nos aniversários e datas comemorativas. O email também serve como um tipo de contato mais formal sobre a empresa, possibilitando o envio de documentos referentes a uma compra, notas fiscais eletrônicas, boletos bancários, entre outros.
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Uma planilha contendo essas informações dá a você um melhor atendimento aos seus clientes, entendendo quem eles são e como ajudar eles com possíveis problemas, compreendendo que tipo de produto essas pessoas procuram na sua empresa e que tipo de forma elas querem ser tratadas.
A planilha de cadastros também ajuda a visualizar o número de vendas ao longo dos meses, e a fidelidade dos clientes com a sua loja. Você pode observar, por exemplo, se um consumidor que era fiel parou de adquirir produtos na sua loja e, assim, identificar problemas que podem ser resolvidos, ou o contrário, se a sua empresa está trazendo mais clientes, é possível investigar que tipo de ação está funcionando para melhorar o estabelecimento.
Quando atualizar?
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O cadastro de clientes deve ser atualizado toda vez que sua empresa receber novos compradores. Além disso, é importante manter os dados dos seus clientes sempre em dia, para que todo o seu trabalho seja válido. Você também pode adicionar novas informações que julgar necessário sobre cada consumidor ao longo do tempo, pois quanto mais  informações você tiver de quem consome na sua loja, melhor.
Se animou com a possibilidade de interação com seus clientes? Talvez você também possa gostar das nossas dicas de como atrair mais clientes para a sua loja.

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