Economia de recorrência: veja como ela pode ajudar na gestão financeira de pequenas empresas

Invista na gestão financeira do seu negócio!

A prestação de serviços caiu nas graças dos brasileiros, por ser um setor bastante dinâmico que aceita várias modalidades, oferecer serviços se tornou uma das formas mais comuns de se empreender no Brasil.

Todos os meses uma nova empresa prestadora de serviços abre as portas, isso porque o mercado vem apresentando tais necessidades, porém, empreender nesse setor trás seus desafios por não oferecer tributos palpáveis.

Prestação de serviços requer uma gestão financeira bem estruturada, por apresentar um faturamento mensal variável causado pela instabilidade nos serviços prestados, onde há meses com um menor fluxo de atendimento que outros.

Outro ponto importante é o relacionamento com o cliente, mais que oferecer um serviço, conquistar a clientela é o passo mais importante.

A rotatividade de clientes é muito grande, levando em consideração que muitas vezes utilizam seus serviços uma única vez ou com espaços de tempo longo, por isso fortalecer a sua marca através de um bom relacionamento com o cliente é fundamental.

A solução pode estar em efetuar mudanças no seu modelo de negócio.

Se você está interessado em gerar novas oportunidades para o seu negócio não pode deixar de conferir este artigo.

Primeiramente, vamos esclarecer;

O QUE É ECONOMIA DE RECORRÊNCIA?

 Trata-se de um modelo de negócio relacionado a forma como muitas empresas comercializam seus produtos e serviços, totalmente integrado a sua base de clientes.

Pode parecer assustador, pois rompe com os modelos de negócio tradicional, mas traz muitos benefícios, pois atende a nova forma com a qual a sociedade consome seus serviços.

Um belo exemplo de economia recorrente é a Netflix

Um serviço que revolucionou não só a forma como as pessoas tem acesso a filmes e seriados, como também a forma de pagamento e o relacionamento com o cliente, que faz toda diferença.

Outro exemplo que ilustra os reflexos desse tipo de economia é o Sem Parar, um serviço de identificação automática de veículos, onde a cobrança é realizada através de uma mensalidade.

Para manter o bom funcionamento desse tipo de economia é preciso investir fortemente no relacionamento com o cliente, ter um atendimento dedicado a ele, preparado e ágil para ajudar em qualquer eventual problema é muito importante.

Ofertar cupons de desconto, e outros benefícios podem agregar um diferencial ao seu negócio e geralmente garante um interesse maior por parte de clientes que não optam por serviços mensais, e também fidelizar aqueles que já fazem parte da sua cartela.

Adotar esse formato de cobrança pode influenciar positivamente na gestão financeira da sua empresa.

A Vindi criou um manifesto de princípios e regras para que as empresas possam fazer parte desse grupo;

  • Simplicidade na adesão e no cancelamento;
  • Precificação baseadas em consumo, tabelas ou ranges;
  • Serviços transparentes (sem “contratos leoninos”);
  • Serviços e produtos “as a service” (direitos de acesso e não propriedade);
  • Conveniência, comodidade e utilidade.

EXISTE VANTAGENS NA ECONOMIA DE RECORRÊNCIA?

A resposta é sim!

A satisfação do cliente entra em primeiro lugar, pois em um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, investir em opções que tornam a experiência do consumidor mais interessantes é uma grande vantagem.

Fidelizar o consumidor, com certeza é muito importante para sua empresa esse passo, pois clientes fieis tem um custo menor e é muito mais prático que conquistar novos clientes, oferecer serviços mensais é uma forma de fidelizar clientes.

Em resumo;

  • Receita recorrente;
  • Retenção de clientes;
  • Menos esforço novas aquisições;
  • Previsão de receita;
  • Proximidade com o cliente (melhoria de produto);

 

GESTÃO FINANCEIRA

Tópico muito importante!

Uma das grandes barreiras que o prestador de serviços enfrenta é a instabilidade financeira, dependendo do tipo de serviço a rotação de clientes e demanda pode ser baixa.

O prestador de serviços que não administrar bem a previsibilidade na receita, tem a possibilidade de crescimento do seu negócio afetado.

Uma gestão financeira eficiente faz toda a diferença para o seu negócio, controlar melhor seus gastos, fazer investimentos mais apropriados, por isso a economia de recorrência deve ser implementada nos planos da sua empresa.

Pacotes mensais, uma sugestão valiosa, oferecer pacotes com cobertura mensal e preços diferenciados aos clientes pode beneficiar a sua empresa. Dessa forma, mesmo que seu negócio permaneça com atendimentos esporádicos conseguirá ter conhecimento sobre o que entrará nas contratações dos pacotes.

GESTÃO DA EMPRESA COM A ECONOMIA DE RECORRÊNCIA

Antes de migrar seu negócio para a economia de recorrência, é importante fazer um mapeando da situação atual da sua empresa.

Você deve compreender as características e particularidades do seu negócio, mensurar quais os serviços mais procurados, fazer uma análise geral.

É importante que sua empresa esteja preparada para fornecer aquele serviço, o consumidor deve estar sempre em primeiro lugar e promover um atendimento ágil e exclusivo é fundamental para esse mecanismo funcionar.

Adaptar a economia de recorrência será mais fácil se todos os setores da empresa estiverem muito bem organizados tanto para realizar a mudança no modelo do negócio quanto para estar preparado para receber as demandas do cliente.

UM CONVITE A EXPERIMENTAR

As empresas que continuarem insistindo em não oferecer uma boa experiência aos clientes vão perder cada vez mais espaço para novos negócios, em questão de rentabilidade principalmente.

No entanto adotar a economia de recorrência pode ser uma experiencia de muito sucesso para a sua empresa, além de conquistar novos clientes irá proporcionar muito conhecimento e aperfeiçoamento na sua maneira de empreender.

Independente se for esta, ou, qualquer outra maneira que você buscar para otimizar a gestão financeira, é preciso se aprofundar no assunto antes de tomar uma decisão.

Busque materias confiáveis que possam auxia-lo da melhor forma.

Afim de facilitar para você, separamos um material especial que pode ser muito útil, um passo a passo da Gestão financeira.

Confira!

 

 

 

 

 

O que você procura?

Categoria

Categorias

    Assine nossa newsletter

    Teste Grátis

    Faça um teste grátis

    Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

    Seja um parceiro Myrp.