Análise de cenários e planejamento estratégico: se proteja em tempos de incerteza

    Atualmente, o mundo enfrenta um processo intenso de constante mutação. O universo dos negócios é diretamente afetado por esse fato e, cada vez mais, é necessário que as organizações estejam atentas a mudanças, independente se essas forem econômicas, no comportamento dos consumidores e das concorrências ou até mesmo governamentais. É necessário que as empresas analisem minuciosamente o seu posicionamento no cenário econômico, garantindo assim que fatores negativos não as influenciem.
    Ao mesmo tempo, é necessário que os estabelecimentos destaquem seus pontos fracos e fortes e, assim, direcionem suas estratégias com intuito de alcançar sucesso nesse ambiente mutável. A Análise de Cenários se faz presente nesse quesito.
    A Análise de Cenários e planejamento estratégico podem ser definidos como uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novos métodos dentro da sua empresa. Esse tipo de análise estuda os diferentes caminhos que a organização pode optar por seguir e então implementar aquele que melhor se relaciona com seus objetivos. O instrumento teve origem militar e permite identificar fatores que possam impulsionar seu negócio em meio ao grande cenário competitivo.
    A análise é muito importante pelo fato de direcionar nas escolhas da empresa, onde ela é basicamente a soma de escolhas (corretas ou não) ao longo do tempo. Ou seja, sua principal função é analisar o contexto (externo e interno) no qual a organização está inserida. Em seguida, os fatores futuros que possam acontecer são identificados, possibilitando assim uma visão mais clara do mercado atual e permitindo uma tomada de decisão mais fundamentada e precisa.

     

    Ferramentas úteis

     

    • SWOT- A análise SWOT é a metodologia clássica mais difundida quando a questão é estudar cenários para planejamento estratégicos. A sigla é derivada no inglês e, em sua tradução, significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Sua função é fazer uma análise do cenário atual da empresa e a caracterizar de acordo com esses fatores, que podem ser estudados a partir de duas perspectivas, “análise Interna e externa” e “pontos que ajudam e atrapalham” seu negócio.

     

    • Analisando o futuro da sua empresa: análise de cenários de expansão – A análise do futuro é um instrumento muito importante para a gestão de uma empresa, ele cria previsão e situações futuras, explorando o ambiente e preparando a organização para possíveis cenários. A planilha de Análise de Cenários de expansão demonstra cenários de crescimento e possibilidades para o gestor do empreendimento avaliar se crescer em sua operação é ou não vantajoso.

     

    Primeira aba

    A primeira parte da planilha é o Cenário Atual. Nela, é necessário inserir os dados de aspectos gerais, custos e resultados.
    Os aspectos gerais dizem respeito à receita mensal (seu saldo mensal a partir dos clientes), número de funcionários (todos os funcionários da empresa, inclusive aqueles que não estão diretamente envolvidos na prestação ou produção de serviços), número de dias trabalhados na empresa e custos mensais (quantia gasta no mês).
    Por sua vez, os custos mostram detalhadamente as categorias do valor que você inseriu em Custos Mensais. Dessa maneira, nessa parte da tabela é necessário preencher os valores de aluguel, telefone, água, luz, salários, benefícios, estoque ou matéria-prima, entre outros.
    Após os dados de aspectos gerais e custos serem devidamente preenchidos, se obtém o cenário atual de resultados. Ou seja, a receita média diária (valor faturado diariamente através dos clientes), lucro médio diário (valor real faturado diariamente através dos clientes), receita média por funcionário (valor que a empresa recebe por cada funcionário trabalhando) e, por fim, lucro total (lucro líquido mensal). Essas informações são ilustradas nos gráficos de Situação Financeira, Receitas e Lucro a fim de uma melhor visualização.

    Segunda aba

    A segunda parte da planilha trás os dois cenários de expansão trabalhadas no documento? Caso a empresa opere um a mais (1° cenário) e caso a empresa contrate mais um funcionário (cenário 2). O primeiro cenário considera os custos operacionais, custos adicionais, prejuízo esperado e receita média por dia. Caso a empresa opere um dia a mais, há um aumento de lucro. O segundo cenário leva em conta os custos operacionais, a receita média por funcionários e o lucro/prejuízo esperado do novo funcionário. A empresa também apresentará um aumento do lucro contratando um novo funcionário.
    A planilha é uma ferramenta muito útil para consolidar cenários futuros idealizados para o gestor tomar sua decisão. As empresas que utilizam a previsão de cenário são mais preparadas para mudanças e conseguem melhores oportunidades para solucionais problemas eventuais.

    Dicas para uma Análise de Cenário eficaz

     

    • Estude bem seus concorrentes, coloque-os como ponto de análise. Priorize pontos fortes (identifique pontos que você está à frente e atrás deles) e ameaças (identifique pontos que eles podem te superar).
    • Tenha um pensamento estratégico, saiba analisar detalhadamente o adversário e o ambiente, estude pontos que de fato sejam relevantes para análise, busque sempre a objetividade.
    • É impossível ser totalmente imparcial, mesmo com os esforços que você pode colocar na realização da análise. Portanto, peça que pessoas que conhecem seu negócio e familiarizem com os métodos revisem as análises.
    • Não se limite apenas à matriz SWOT e à Planilha de Análise de cenários. Quando os preenchimentos estiverem finalizados, a empresa deve ponderar o que pode e deve ser feito a partir dessa análise.

    Por fim, conclui-se que a análise de cenários e o planejamento estratégico não é um “bicho de sete cabeças”. Eles permitem que organizações dos mais diversos tamanhos e ramos possam prevenir acontecimentos indesejados. Além disso, a análise auxilia no direcionamento e precisão do planejamento estratégico através do ambiente corporativo, resultando na criação ou adaptação de novas estratégias e planos de ação que minimizem os riscos a maximizem as chances de o empreendedor alcançar o sucesso em meio a tempos de incerteza.
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