Administrar sua empresa com pouco dinheiro: Como cortar os gastos

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

     
    Quando a nossa empresa está passando por momentos financeiros complicados a primeira coisa que pensamos é: “Precisamos cortar gastos”. No entanto, na hora de diminuir as despesas, é preciso ter cuidado, para que algum corte não interfira na produtividade, assim como não prejudicar a qualidade do produto ou serviço fornecido pela sua empresa.
    Sabemos que administrar uma empresa com pouco dinheiro em caixa e para investimentos pode ser algo bem complicado. Pensando em te ajudar, nós criamos esse texto listando as principais atitudes que vão ajudar a reduzir os gastos do seu negócio. Confira:
    como-cortar-gastos
     

    Controle a sua gestão financeira

    O primeiro passo para administrar a sua empresa quando há dificuldades financeiras é acompanhar de perto todas as suas transações, controlando todas as suas finanças.
    Para fazer uma boa gestão financeira é preciso controlar todas as contas a pagar e a receber, além do fluxo de caixa e do controle do seu estoque. Este processo pode ser trabalhoso, mas uma das formas de te ajudar é aplicar um Sistema de gestão online.
     

    Planeje melhor o seu estoque

    Planejar e controlar o fluxo de mercadorias no seu estoque é fundamental para evitar que qualquer tipo de desperdício ou prejuízo aconteça. É importante estar atento à rotatividade dos produtos, tanto para identificar os mais vendidos, quanto os que não possuem procura e que podem até mesmo sair de linha.
    Para tornar o planejamento de estoque muito mais fácil, a sua empresa pode investir em um Software, que organizar e controla o estoque da sua empresa de maneira eficiente.
     

    Identifique gastos desnecessários

    Ao fazer um bom controle financeiro, você terá em mãos informações que vão ajudar a fazer uma análise de todos os gastos e assim, identificar quais podem ser cortados sem causar qualquer problema em outras operações.
    Por menor que seja o custo de uma despesa, é preciso estar ciente que ao fechar as contas no fim do mês, de pouco em pouco o seu negócio pode ter prejuízos desnecessários. Veja abaixo algumas despesas do dia a dia da empresa que podem ser diminuídas ou totalmente cortadas:
     

    Digitalize os seus documentos

    Hoje em dia, quase tudo é digital, inclusive os documentos fiscais, como a NF-e. Que tal aderir este movimento? Para isso, arquive os seus dados todos digitalizados e imprima apenas documentos extremamente necessários. Salvar as suas informações na nuvem é a opção mais segura.
    Ao não fazer a impressão de todos os seus arquivos a sua empresa estará economizando tanto com papéis quanto com tinta e manutenção da impressora.
    digitalize-os-seus-documentos

    Telefone e internet

    Ligue para operadoras de telefone e internet para pesquisar e negociar para um pacote empresarial que supra as necessidades do seu negócio. Outra atitude importante é evitar ligações para celular do seu telefone fixo. Vale a pena adquirir um aparelho simples para fazer esse tipo de chamada.
    Outra dica para diminuir o gasto com telefone é tentar resolver o máximo de coisas que você puder através do seu e-mail comercial.
     

    Copos descartáveis

    Ter o cantinho do café é quase tradição em toda empresa. Porém, o uso constante de copos descartáveis faz com que eles tenham que ser comprados com frequência, ocasionando um gasto significativo no fim do mês. Para evitar esse tipo de despesa, forneça copos e canecas para os seus funcionários e para os visitantes da empresa. O gasto inicial pode parecer maior, mas pense bem, você só gastará uma vez.
    Além de economizar, a sua empresa também estará fazendo um grande favor para o meio ambiente.
     

    Energia elétrica

    A luz é uma das contas fixas que mais causam desperdícios. Para diminuir o gasto com energia elétrica mobilize todos da sua empresa para otimizar ao máximo o seu uso. Mas como? É bem simples. Basta tornar hábito sempre apagar a luz de corredores e cômodos que não estão sendo utilizados. Desligar aparelhos elétricos ao sair no almoço e no fim do expediente.
    No verão, um dos grandes vilões do consumo de energia é o ar condicionado. Para economizar, procure ligá-lo apenas quando for realmente necessário. Em dias em que a temperatura está mais amena, abra as janelas para deixar o ambiente arejado.
     
    Para conseguir diminuir bem os gastos da sua empresa é necessário mobilizar todos os que trabalham com você. Logo, com a redução das contas a pagar, administrar a sua empresa com pouco dinheiro vai se tornar uma tarefa mais acessível.
    Quer saber mais dicas para melhorar o gerenciamento do seu negócio? Leia os nossos e-books que falam sobre o passo a passo para fazer uma boa gestão financeira e também o que traz um Guia completo de fluxo de caixa para aplicar na sua empresa.
    Qualquer dúvida sobre como reduzir os gastos do seu empreendimento, nos conte aqui nos comentários.
     
    Banner Ebook Planejamento Financeiro Empresarial

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Leia também

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Seja um parceiro Myrp.