Atualmente, o Instagram se encontra numa lista das redes mais populares entre jovens e adultos. Até então, a única atividade feita na rede era postar fotos e curtir as dos amigos. Porém, alguns empresários utilizam a ferramenta para vender seus produtos. O Instagram, que foi comprado pelo Facebook em 2012, conta atualmente com mais de 200 milhões de usuários no Brasil e tem se tornado eficaz em ações de marketing digital. Com abordagem diferenciada de outras redes como Facebook e Twitter, exige ainda mais criatividade de empresas e pode ser bastante útil na consolidação do conceito de uma marca.
Como visto em uma entrevista para o site Pequenas e Médias Empresas, do Estadão, a arquiteta Raquel Arazaki adotou a rede social para vender as jóias que produzia. Raquel afirma que as vendas atuais são o dobro do que vende em seu site.
Se você pensa em utilizar a rede social para alavancar a divulgação da sua marca, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar essa tarefa:
1. Crie hashtags de compartilhamento:
O uso de hashtags no Instagram auxilia na segmentação do conteúdo e facilita as buscas dos usuários. Estimule seu público a postar imagens relativas à sua marca com hashtags específicas. Desta maneira é possível identificar quem usa seu produto e serviço, o que pensa sobre ele e também publicar as melhores fotos de seus consumidores em seu próprio perfil. Este tipo de ação permite a criação de campanhas e promoções para melhores imagens, por exemplo, além de demonstrar maior aproximação com o público.
2. Exiba seu backstage:
Uma boa maneira de afirmar o compromisso de seu negócio é mostrar sua linha de produção. Se sua marca estiver vinculada a um serviço, aproveite para divulgar suas vantagens, a utilização por consumidores, pontos físicos disponíveis. Caso sua empresa desenvolva algum tipo de produto, aproveite o Instagram para postar fotos de cada etapa da montagem, os funcionários responsáveis, a chegada às prateleiras.
3. Integre seu perfil a outras redes sociais:
É importante que seu perfil no Instagram esteja vinculado a outras redes sociais. Sempre que você postar uma imagem, essa será compartilhada em seu Facebook ou Twitter, por exemplo. Desta maneira, além de manter seus perfis atualizados, você estimula que seu público acompanhe, também, esse outro canal de comunicação de sua empresa.
4. Propague seu estilo de vida:
Muito além de produtos e serviços, sua empresa deve vender um conceito. Quem sua marca quer atingir? Que sensações ela é capaz de proporcionar? Por que alguém deve escolhê-la? Motive seus usuários através de imagens estimulantes, diferentes, interessantes e que, principalmente, definam o que sua marca quer demonstrar.
-4 de novembro de 2024