Cuidado com os discursos exagerados: eles afetam sua credibilidade

Sabemos que seu negócio é uma de suas grandes paixões. Mas você precisa cuidar com os discursos apaixonados e exagerados ao apresenta-lo para outros. Muitas vezes o exagero é consciente, o empreendedor sabe que está aumentando um pouco as coisas para vender seu peixe, porém, em alguns casos ele está tão envolvido com o negócio que não consegue ver a realidade.

O problema desta paixão cega, é que ela pode influenciar negativamente na credibilidade do seu negócio, e o empresário corre o risco de perder clientes ou investidores com algumas frases problemáticas que são muito utilizadas no mundo dos negócios e deveriam ser evitadas por empresários. Portanto, anote estas frases para não repeti-las em público:

Meu negócio não tem concorrentes

Essa frase só vai expor sua inexperiência, mostrando que você não pesquisou o mercado em que está atuando. Sempre haverá concorrentes, mesmo que sejam apenas indiretos, que influenciarão a forma de gerenciar sua empresa.

O risco do negócio é quase zero

Primeiramente, você pode ter tido a ideia de empreendimento mais inovadora e incrível, mesmo assim existe um risco considerável. Negócio com baixo risco é lenda urbana. Não tente convencer parceiros ou investidores com essa frase, apenas liste os possíveis riscos e apresente-os junto a uma solução viável.

O mercado é muito promissor

Use com cautela. Antes de falar isso, certifique-se de que é verdade. Existem muitos mercados que são realmente promissores, mas cuide para não fugir do mundo real com as suas metas e ambições.

Meu produto é superinovador

É mesmo? Seu concorrente não tem nada parecido? Produto inovador não é a mesma coisa que um produto diferente. Se o seu concorrente tem algum produto que faz a mesma coisa que o seu, mas é diferente, seu produto não é inovador.

O retorno é garantido

Não garanta nada para ninguém. Você não pode garantir um lucro certo já que não pode prever futuras crises, a variação do mercado ou qualquer outro obstáculo. Mostre apenas que você e seus colaboradores têm capacidade para resolver possíveis problemas. E lembre-se que o sucesso do seu negócio não deve ser medido apenas pelos lucros

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