Organizar as finanças é a melhor maneira para gerenciar e diminuir os custos da sua empresa. Sabemos que essa não é uma tarefa simples, que exige muita atenção e disciplina. No texto de hoje vamos apresentar as três principais ferramentas para ajudar a organizar e monitorar a saúde financeira do seu negócio e assim, auxiliar na sua gestão e corte de gastos. Venha conferir:
Aplicativos
Hoje em dia usamos os dispositivos móveis como celulares e tablets para facilitar várias tarefas da nossa vida. Existem vários tipos de aplicativos e entre eles, alguns que facilitam e ajudam a organizar alguns processos financeiros empresariais. Veja os principais aplicativos que podem auxiliar no controle das finanças do seu negócio aqui.
Apesar da praticidade de tê-lo sempre em mãos no seu celular e tablet, o ponto negativo em utilizar aplicativos para organizar as finanças da sua empresa é que eles são mais limitados, permitindo que você controle apenas o básico.
Recomendamos o uso de aplicativos para ajudar a organizar a sua vida financeira pessoal de maneira simples e rápida, e que não demandem elementos muito complexox, como relatórios, controle de estoque e fluxo de caixa.
Planilha no Excel
A planilha do Excel foi uma das primeiras formas de automatização para fazer o controle financeiro das empresas. Ela pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a organizar alguns dados da sua empresa, coisas mais simples. Porém, como a maioria do seu preenchimento ainda é manual, ela exige algum tempo do empreendedor e, todo mundo já sabe: tempo é dinheiro.
Outra questão importante é que planilhas não são seguras, já que um erro de digitação pode mudar totalmente o resultado final ou pode ser perdida do seu servidor ou computador. Além disso, os seus dados não ficam muito protegidos e outras pessoas podem manipular a sua planilha, atitude que podem gerar prejuízos para a sua empresa.
Recomendamos o uso de planilhas no Excel para controlar processos mais básicos ou até mesmo para organizar as suas finanças pessoais.
Sistema ERP
O Sistema de ERP é uma ferramenta que integra os processos do financeiro da sua empresa, como lançamento de entradas e saídas de produtos e mercadorias, fluxo de caixa e gestão de estoque. Com ele, é possível organizar todas as finanças do seu negócio de uma maneira mais rápida, prática e segura.
Com todos os seus arquivos salvos na nuvem, online, você pode acessar os dados do seu empreendimento de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet. Outra grande vantagem do Sistema ERP é que ele proporciona mais segurança para as informações do seu negócio, já que elas ficam salvas na nuvem.
O Sistema ERP é o mais recomendado para organizar e monitorar as finanças da sua empresa por completo e de forma integrada, já que ele permite elaborar relatórios e processos mais completos e assim, ter uma ampla visão do funcionamento do seu empreendimento, ajudando a diminuir os seus custos como um todo. Por exemplo: Com o Sistema ERP, você pode verificar quais produtos são rotativos e os que não são, e a partir dessa informação, decidir qual item deve-se parar de trabalhar ou qual vale a pena investir, com o intuito de aumentar as suas vendas e diminuir os custos com produtos que podem ficar encalhados no seu estoque.
Como podemos ver, ferramentas como aplicativos e planilhas de Excel são mais recomendadas para organizar as finanças pessoais, e não da sua empresa como um todo, uma vez que elas não possuem muitas funcionalidades e você pode se perder com facilidade.
O Sistema ERP é a maneira mais prática e otimizada para fazer o controle financeiro do seu negócio e, assim, auxiliar na sua redução de custos.
Ainda resta alguma dúvida sobre como organizar as finanças da sua empresa e assim diminuir os seus gastos? Deixe a sua pergunta aqui nos comentários.