Fazer a gestão financeira de um negócio é um desafio para todo empreendedor, pois requer muita disciplina para levantar os dados financeiros e analisá-los. Por isso, é comum que algumas informações acabem sendo negligenciadas, prejudicando a saúde financeira do empreendimento. Acompanhe o nosso guia básico para que você possa administrar as finanças da sua empresa com eficácia.
Registre todas as ações financeiras
Um grande erro de muitos empreendedores é não ter o controle rígido das finanças da sua empresa. Uma etapa fundamental para fazer uma gestão financeira eficiente é criar o hábito de anotar todas as entradas e saídas de dinheiro. Com todas essas informações registradas o empreendedor saberá com detalhes todos os seus gastos e em caso de corte de custos saberá quais recursos podem ser cortados.
Além disso, é possível ter um parâmetro geral das finanças em que você pode programar com antecedência o pagamento das contas dos próximos meses. Essa previsão é extremamente importante para que você tenha o verdadeiro controle do seu caixa, evitando surpresas e até mesmo prejuízos.
Faça um planejamento estratégico
O plano de negócios de uma empresa serve para estruturar as ações da sua empresa. É preciso fazer o planejamento estratégico contendo o máximo de informações possíveis, sendo as principais: Estudo da situação de mercado como os concorrentes, produtos, fornecedores, entre outros.
Procure estabelecer todas as metas a curto e longo prazo que o seu negócio pretende atingir e então comece a pensar em estratégias para alcançar os objetivos desejados.
Acompanhe o Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é o centro da vida financeira de um empreendimento, pois ele registra todos os recursos financeiros que entram e saem do seu negócio. Uma boa gestão de finanças requer o controle diário ou no máximo semanal de fluxo de caixa. O recomendado é fazer relatórios de movimentação de caixa, junto com a análise dos extratos de movimento bancário.
Uma maneira fácil, eficiente e segura de fazer o fluxo de caixa da sua empresa é implantar um sistema de gestão online. Isso porque esse tipo de ferramenta registra e organiza todos os dados financeiros do seu negócio de forma automatizada.
O acompanhamento dessas informações permite que o empreendedor fique sempre atento ao que entra e o que sai da sua empresa, auxiliando na melhora da administração financeira.
Conheça e acompanhe os custos
Pode parecer algo óbvio, mas muitos empreendimentos não sabem o quanto realmente pagam com despesas e contas ao longo do mês. Esse é um dos grandes problemas que pode acontecer em uma gestão de finanças.
É preciso conhecer e anotar todos os seus custos, mas de maneira organizada criando classificações, separando todas por categorias como custos fixos e variáveis e outras categorizações de acordo com as necessidades do seu negócio.
Com essas informações você saberá com precisão como a sua empresa está gastando o seu dinheiro e dessa maneira descobrir se está ocorrendo algum prejuízo ou um gasto necessário.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajudar outros empresários como você! 🙂