Como ser um contador mais produtivo

    Seja um contador mais produtivo.

    No mercado competitivo em que vivemos, qualquer segmento exige uma alta produtividade para continuar na disputa, em especial os escritórios de contabilidade.

    Neste artigo vamos explorar hábitos que podem aumentar a sua produtividade e garantir o máximo de proveito do seu tempo.

    Acompanhe!

    Um contador que possui produtividade em sua gama de competências influencia diretamente nos resultados do escritório, mas sabemos que existem diversos fatores que impossibilitam essa rotina produtiva, correto?

    O cotidiano de um escritório contábil é bastante intenso e desafiador, cheio de obrigações que demandam bastante foco como atendimento, orientação, necessidade de armazenar diversas informações além da própria gestão.

    As muitas atividades que compõe o mecanismo de uma contabilidade por vezes deixam o profissional sobrecarregado, sem foco e sendo assim se perdem nas tarefas, deixam de entregar demanda e porventura essa situação pode influenciar na carteira de clientes.

    Entende-se que a produtividade move montanhas e é fundamental no âmbito de trabalho, mas ao mesmo tempo pode ser um grande desafio.

    Pensando nisso, separamos dicas funcionais de produtividade que vão solucionar esses problemas.

    Confira!

    Faça um planejamento

    Começar a jornada de trabalho abrindo espaço para decidir quais as prioridades do dia, em si já diminui substancialmente a produtividade.

    Faça um mapeamento antecipado de todos os processos que acontecem no seu escritório e de todas as suas tarefas da semana, utilize planilhas, ferramentas e aplicativos organizadores online e otimize seu tempo hábil.

    Seja um contador a frente das expectativas.

    Busque informações sobre plataformas que podem otimizar seu tempo oferecendo diversas funcionalidades que sanem seus problemas.

    Identifique seu momento mais produtivo

    Este ponto é muito importante, identificar seus momentos de maior e menor produtividade para assim poder delegar atividades pertinentes a cada momento.

    Aproveite as horas de alta performance para se ocupar com as atividades mais importantes, como as que demandam maior criatividade, iniciativa e tomada de decisões importantes.

    Para os momentos de baixa produtividade, reserve seu tempo para atividades mais operacionais, como organizar documentos, fazer ligações, responder e-mails, busque estímulos.

    • Não perca o foco

    É necessário manter o foco na atividade que está desenvolvendo para finalizar ela de forma assertiva.

    Procure se ater ao máximo ao seu planejamento, sempre focando em começar e finalizar tarefas, não faça muitas coisas ao mesmo tempo.

    • Crie uma rotina de contatos e troca de e-mails

    É normal querer atender os clientes sempre que eles entram em contato, mas também pode ser um problema, interromper as suas atividades pode afetar a qualidade do serviço oferecido.

    Orientar o cliente a pautar suas necessidades pode ser muito eficiente, pois quanto mais esclarecidos forem os clientes sobre suas demandas, menos contato emergencial irá acontecer.

    Uma dica é definir momentos específicos do dia direcionado aos contatos.

    De antemão, você já pensou em um suporte especializado ao cliente? É uma funcionalidade que já foi adotada e aprovada por muitas empresas, o ganho de tempo hábil garante espaço para que outras atividades sejam realizadas, e tempo é muito importante para um contador.

    • Organize seu ambiente de trabalho

    Otimize sua produtividade!

    Ter lugar para documentos, pastas, utensílios, garantem uma maior harmonia, saber onde está tudo que você precisa para executar suas tarefas economiza tempo e estimula seu desempenho.

    A importância da organização no ambiente de trabalho está relacionada a produtividade, é essencial para que todos os colaboradores consigam cumprir com suas tarefas e atingir suas metas.

    • Delegue tarefas

    Proatividade é um dos principais requisitos que movem a engrenagem de um ambiente de trabalho, mas pode gerar uma certa sobrecarga.

    Seja honesto consigo quando tiver muitas demandas e não hesite em pedir ajuda, delegar tarefas é parte de uma estratégia muito eficiente de negócio.

    • Menos estresse para o contador.
    • Otimização de produtividade
    • Delegar tarefas dá mais autonomia ao funcionário consequentemente mais motivação.

    Busque ferramentas que podem facilitar esse processo para você!

    • Defina metas

    Sejam elas pessoais ou profissionais, defina metas pois todas elas motivam e constroem um caminho enriquecedor.

    Pense em estabelecer metas pessoais de forma realista que norteiem suas atividades cotidianas, elas podem resultar em pequenas recompensas a cada meta batida como por exemplo realizar tarefas prazerosas no tempo livre.

    No âmbito profissional faça metas que consolidem suas qualificações, crie objetivos que fortaleçam seus pontos fracos.

    • Conte com ajuda de ferramentas

    A tecnologia tem trabalhado a favor de moldar processos de trabalho e torná-los cada vez mais facilitados, inclusive para os contadores.

    Existem excelentes ferramentas que ajudam no dia a dia da gestão financeira, e facilitam o trabalho do contador, que se integram também com os escritórios de contabilidade trazendo facilidades que otimizam o tempo e as relações com os clientes.

    Empregar o uso de plataforma no seu escritório pode elevar a performance do seu trabalho, possibilitando que mais atividades sejam realizadas em um único dia. Se você ainda está se perguntando, por que informatizar seus processos e dos seus clientes é simples.

    • Precisão;
    • Rapidez;
    • Segurança e mobilidade;

    Para finalizar, ficou claro que ser produtivo está atrelado aos bons resultados que seu escritório de contabilidade oferece.

    O desenvolvimento pessoal reflete automaticamente no desempenho profissional, confiança nos resultados, nas demandas entregues, tudo parte de um propósito fundamental para que você ofereça o melhor serviço.

    Gostou das dicas? Então conheça o Myrp uma plataforma de gestão online e descubra que ela pode fazer por você e seu escritório contábil. 

     

     

     

     

     

     

     

     

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.