Se sua empresa vende aos clientes com cobrança por cartão de crédito ou débito você deve sempre se perguntar, será que estou recebendo realmente o que deveria? A operadora de cartão esta me cobrado as taxas corretamente?
Para responder essas perguntas e lhe ajudar a identificar possíveis divergências entre os valores recebidos e os devidos, no myrp há uma ferramenta de conciliação para conferir se esta tudo sendo debitado de forma correta.
Vamos organizar o sistema para que você possa acompanhar esse processo?
Primeiro acesse o menu Financeiro.
Após clique em Bandeiras de Cartão no cartão de Cadastros.
Encontre a bandeira do cartão que sua empresa aceita e clique em editar (1), caso a sua bandeira não esteja cadastrada clique em adicionar (2).
No campo Bandeira, selecione a bandeira.
No campo descrição coloque uma informação para lembrar do cartão.
No campo Conta identifique a conta bancária que você utiliza para recebimento dos valores.
Nas informações de Débito coloque o prazo que a operadora lhe informou sobre o prazo de recebimento do dinheiro e a taxa que ela desconta do valor da venda.
Nas informações de Crédito coloque o prazo que a operadora lhe informou sobre o prazo de recebimento do dinheiro e a taxa que ela desconta do valor da venda a vista, a taxa que ela desconta do valor da venda em até 3x, a taxa que ela desconta do valor da venda em até 6x e a taxa que ela desconta do valor da venda acima de 6x.
Clique em Salvar e pronto, o sistema esta pronto para lhe passar as informações de quanto você tem a receber da operadora de cartões.
Faça este processo novamente para cada bandeira de cartão que você utiliza.
Vamos a conciliação! Para conferir se a operadora de cartões está lhe pagando no prazo e valor corretos você deve solicitar para credenciadora o extrato das vendas do mês.
Agora acesse o menu Financeiro e clique em Recebimentos Cartão.
Ali será apresentado para você a lista de todas as vendas somadas no dia de recebimento, por cartão e tipo de operação.
Olhe no seu extrato se a informação é igual a apresentada nesta tela, se o valor líquido é o mesmo, se a operadora está certa, se a data do recebimento esta correta, caso esteja tudo certo, ou mesmo se houver alguma diferença, clique no lápis ao final da linha.
Se desejar fazer alguma alteração na data do recebimento ou da bandeira, é só alterar e clicar em Salvar.
Se esta tudo certo, selecione a opção conferir e salve.
Pronto, agora você terá sempre visível que você conferiu aquele dia para não ter retrabalho.
-4 de novembro de 2024