Se o final de ano foi bem planejado, pode aproveitar o merecido descanso.

    Dezembro chegou, o verão está batendo à sua porta e as festas de fim de ano já estão aí. É época de relaxar e renovar as energias para 2015.

    Muitos empreendedores aproveitam essa época de festas para sair da rotina de negócio e fazer um recesso. Isso é bom para a empresa, e também para o empreendedor, que pode pensar em outras coisas e se desligar dos problemas e estresse do trabalho.

    Mas antes de definir as suas férias na empresa, avalie qual a melhor data para começar. Se seu negócio lucra com o natal, adie um pouquinho mais o descanso e inicie depois desta data para ficar por perto nesses dias mais turbulentos.

    Além disso, para que você faça o recesso tranquilamente, sem imprevistos, é importante ter um planejamento com sua equipe. Quer algumas dicas?

    1 – Delegue

    Já falamos por aqui: um grande problema em pequenas empresas é a dificuldade que empresários têm em delegar tarefas de rotina. Capacite seus funcionários e escolha um colaborador de sua confiança para ser o responsável pelas decisões na sua ausência. Lembre-se: sua empresa pode andar sem você, é só você investir na capacitação e na confiança.

    2 – Alinhe com seus clientes e parceiros

    Informe a todos os dias em que você estará indisponível. Antecipe reuniões e encontros mais urgentes e reagende os assuntos que podem esperar.

    3 – Oriente seus colaboradores e desconecte-se

    Se você vai pegar uns dias de folga para relaxar, não faz sentido resolver problemas pelo telefone ou responder e-mails de negócios o tempo inteiro. Defina com a sua equipe um horário no dia para ligações, e eles só poderão falar com você nesse horário, sem exceções. Assim os problemas serão resolvidos e você e sua equipe ficarão mais tranquilos.

    4 – Um plano B é sempre bem-vindo

    Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e caso aconteçam, sua equipe precisa saber o que fazer se você estiver incomunicável ou se não for possível uma solução a distância. Por isso, deixe um planejamento para todos os imprevistos possíveis com um plano B na manga, sempre.

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.