Grupos no facebook. Como usá-los para divulgar seu negócio e aumentar o lucro

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“Acabamos de anunciar nossos resultados trimestrais e deu uma atualização sobre o nosso progresso construção de uma comunidade global. Nossa comunidade agora tem quase 1,9 bilhões de pessoas, incluindo 1,2 bilhão de pessoas ativas todos os dias. Mais de 65 milhões de pequenas empresas usam o Facebook para se conectar com seus clientes. Nosso maior foco continua a ser colocar primeiro o vídeo em toda a nossa família de aplicativos”. Esse foi o depoimento de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, ao divulgar os resultados alcançados por sua rede social no primeiro trimestre de 2017. Os números dão a real dimensão do potencial desta ferramenta para empreendedores que visam potencializar suas vendas com o suporte da rede social. Quanto aos lucros, comparado com o mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 76,6%, atingindo uma receita de 8,03 bilhões de dólares. Não restam dúvidas do poder empresarial do Facebook. Mas afinal, como usá-lo a favor do seu negócio?
Existe uma maneira correta de se portar no Facebook?
Como vou divulgar minha empresa para os clientes certos sem parecer chato ou irritar os usuários?
Como agir e o que não fazer dentro do Facebook?
Como segmentar e ter engajamento entre o meu público-alvo?
Os grupos de Facebook geram ótimas oportunidades para divulgar seus produtos e serviços, desde que feitos de maneira profissional e seguindo alguns parâmetros. Vamos a eles.
SEGMENTAÇÃOshutterstock_568196314
Geridos por administradores que estipulam regras e determinam o que pode ou não ser postado, os grupos de Facebook unem pessoas com comportamentos e objetivos em comum. Isso passa diretamente pelo que procuram. Se atentar às regras impostas, além de oferecer um produto ou serviço que atenda às necessidades da comunidade em que se pretende anunciar é vital para determinar o sucesso de sua postagem. Segmente seu público. Compreenda seu comportamento e quais grupos tenham potenciais compradores para seus itens.
APOSTE EM IMAGENS
Para ter visibilidade e engajamento algumas características são recorrentes. Talvez, a mais imponente e que mais chame atenção é o uso de imagens. Mas não vale usar qualquer uma. Elas devem ser de excelente qualidade, com uma boa coloração e um design atrativo. Imagens e fotos são formas de comunicação visual. Com o feed repleto de notícias e histórias de empresas e amigos, reter a atenção de alguém é um desafio e tanto. Para quem visa ser ainda mais eficiente, uma boa alternativa é imagens com textos que devem ser extremamente concisos e objetivos. Por exemplo: sua empresa está fazendo a liquidação de determinado produto, insira uma imagem em alta resolução, dando ênfase ao desconto da mercadoria, além de uma breve descrição do modelo e/ou suas vantagens. Faça a descrição com bom espaçamento, elaborando um texto conciso e atrativo. Não se esqueça de inserir o hiperlink para direcionar os interessados aos seu site.
ELABORE UMA DESCRIÇÃO DE IMPACTOUntitled design (2)
Falha recorrente no meio virtual, a má descrição textual dispersa o leitor. Aqui valem os seguintes conselhos: a primeira frase tem que ser de impacto. Em alguns casos pode-se até fazer o uso de caixa alta na primeira linha, mas, tenha cautela; isso pode dar uma sensação de saldão. Dependendo do tipo de mercadoria ou serviço que você está divulgando, pode passar uma impressão ruim. Desta forma, você cria uma curiosidade no usuário.
As descrições a seguir devem ser feitas em linhas abaixo, nunca na mesma. Sempre descrevendo as características e diferenciais do produto, deixando claras as vantagens em adquiri-lo. Além disso, a comunicação visual é instigada por ícones. O uso de emojis nos posts, obviamente, sem exageros, entrega um aspecto mais empático e atrativo, tirando um pouco da linguagem de venda, e dando uma maior sensação de curiosidade. Não se esqueça de anexar o telefone de contato para retorno. Fazendo isso, seu alcance será maior em relação aos concorrentes.
 
JAMAIS ESQUEÇA DO LINK EXTERNO
O Facebook nada mais é do que uma ponte com o intuito de levar seu consumidor para sua página ou site. Portanto, sempre insira um hiperlink para direcionar seu potencial cliente ao seu portal. Além de informar-se sobre o seu post primário, ele poderá conhecer outros produtos e serviços que sua empresa oferece através do hiperlink.
ASSÍDUO SEM EXAGERAR
Seu conteúdo pode ter sido relevante mas ele precisa ter o maior alcance possível. Nem todos os usuários terão acesso à sua postagem. Portanto, é importante que você se torne, com o passar do tempo, referência no que desempenha ou venda. Ao ter essa conduta, seus seguidores passarão a enxergar sua empresa como parâmetro. Se faça presente, mas não exagere. Postagens feitas de forma seguida e repetidas são mal vistas, tanto pelos algoritmos do Facebook quanto pelos internautas. Elabore informações que agreguem valor ao seu destinatário e que supram seus desejos de consumo.
SEJA RÁPIDO NAS RESPOSTAS
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O acompanhamento dos seus posts é obrigação. Todo conteúdo de valor gera interação e discussão entre os interessados. Procure responder as perguntas o quanto antes. Essa ação valoriza seu cliente e o instiga a continuar interagindo com sua publicação.
CONCLUSÃO
Não existe fórmula mágica. Somente fazer por fazer não basta. Como qualquer estratégia, o planejamento é um fator determinante no sucesso. Reter a atenção do seu consumidor e fazê-lo parar seu feed de notícias e ler o seu post é uma tarefa árdua: demanda criatividade, periodicidade e qualidade. Mas não desanime. Seguindo as dicas acima elencadas, as chances de alcançar melhores resultados serão grandes.
Construa redes sólidas no Facebook. Conheça e interaja com administradores de grupos e se faça presente. Essa é uma tarefa de construir fortes laços com quem poderá lhe ajudar a obter sucesso e elevar os patamares de sua empresa para potenciais clientes. Eles estão na rede, dispostos a comprar. Quem melhor entregar serviços e produtos que lhe satisfaçam estará um passo à frente da concorrência.
Boas vendas.
Esse artigo conseguiu deixar claro como é importante utilizar o Facebook como uma ferramenta o seu negócio? Veja também: Aplicativos para empreendedores: 10 apps para você se organizar melhor.
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