Como preparar as vendas para o Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, data considerada muito importante comercialmente, pois a porcentagem de vendas no comércio perde apenas para o Natal. Uma celebração dessas não pode ser levada com frieza e normalidade, é uma oportunidade de ouro para atrair novos clientes e divulgar a sua loja.
Ao mesmo tempo em que o número de compras aumenta, a concorrência também é muito mais acirrada, afinal grande parte dos lojistas e empresários querem se aproveitar dessa comemoração. Para poder sair na frente com maestria, é preciso realizar algumas ações que coloquem a sua empresa em destaque em comparação às outras.
O problema é que muitos empreendedores ainda não sabem muito bem o que fazer para ter sucesso nessas datas, o que acaba os faz ficarem um pouco apagados nessa época. Pensando nisso, nós do myrp vamos dar umas dicas para agir corretamente nessa ocasião e assim alavancar o crescimento do seu negócio.

Cuidados a se tomar antes de agir

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A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a se preparar para o Dia das Mães é observar o andamento da sua empresa atualmente. Está tudo organizado? Os funcionários que você tem atualmente darão conta de uma grande demanda de trabalho?
É bom analisar o número de clientes que a sua empresa tem antes de começar as ações especiais também, para que você possa observar corretamente se realmente funcionou tudo o que você fez para o Dia das Mães e, após a data, continue fiscalizando, para entender se esses consumidores continuaram clientes da sua loja ou se apenas aproveitaram os descontos e condições especiais.
Precisamos entender que para realizar boas ações para essas datas comemorativas, muitas vezes precisamos investir um pouco de verba. Porém, uma campanha de Dia das Mães bem feita, dará o retorno necessário para suprir o investimento e gerar lucro para a sua empresa. Por isso, é importante que você tome as medidas necessárias, analise bem o seu financeiro, funcionários e fluxo de vendas e de caixa. Vamos chamar todo esse gerenciamento de “arrumar a casa”.
Você pode fazer isso com a ajuda de softwares de gerenciamento, como o que o myrp oferece. Veja esse compilado de artigos que fizemos explicando como fiscalizar a sua empresa através de planilhas.

Arrumei a casa. E agora?

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Com a casa arrumada, está tudo preparado para começar a movimentação do Dia das Mães. Nós temos algumas dicas de coisas que você pode fazer para atrair mais clientes e vendas nessa época, tomando a frente na competição dessa data comemorativa.
O que você deve ter em mente é que a criatividade é muito importante nesse momento, portanto, realizar reuniões com seus colaboradores, conversar sobre ideias e estratégias de venda, assim como toda ideia que possa ser útil não deve ser descartada.
 

Se prepare, as vendas vão aumentar

Como já disse anteriormente, o fluxo de vendas no Dia das Mães aumenta muito. Você precisa ter uma equipe preparada para suprir a alta demanda de trabalho que virá com a data. Se reúna com os colaboradores e converse sobre o grande dia, aplicando direcionamentos pontuais. Analise as vendas dos anos anteriores e observe o cotidiano da sua empresa agora, se você acha que seus funcionários não darão conta do recado, contrate outras pessoas temporariamente.
Muitas vezes, um número maior de colaboradores pode gerar até mesmo um atendimento melhor e personalizado para os clientes, gerando um diferencial para a sua empresa. Mas não contrate um alto volume de funcionários temporários, muitas vezes esse grande volume é desnecessário e pode atrapalhar. Existem muitas pessoas procurando por empregos temporários nesta época do ano, dispostas a ajudar a empresa no crescimento.

Tenha um bom visual

Invista em Designers para fazer a parte visual da sua loja no período do Dia das Mães. Um dos grandes atrativos dos consumidores no momento de realizar uma compra é o que eles veem, sendo assim, se a sua loja tiver com uma aparência legal, tanto a digital quanto a física, com certeza chamará a atenção de muito mais pessoas, colocando você na frente dos concorrentes sem um grande visual.
No caso das lojas físicas, você pode colocar uma temperatura adequada, som ambiente e um ar perfumado. Isso gera lembranças no cliente, além de fazer com que ele permaneça mais tempo dentro da sua loja, possivelmente levando ele a comprar mais produtos.

Se mostre para as pessoas

Contrate uma agência de publicidade, ou freelancers, para criarem uma campanha de divulgação da sua loja. A comunicação é o que impulsiona o seu negócio para que as pessoas saibam o que você está fazendo. Uma campanha publicitária bem feita possibilita que o seu estabelecimento seja melhor reconhecido, levando as pessoas a pensarem na sua loja muito antes de considerarem as concorrentes.
Outra forma de se mostrar é convidar os seus clientes a comprarem na sua loja com uma comunicação específica para ele. Seu consumidor se sentirá importante e levará a sua loja em consideração antes de pensar nas concorrentes. Portanto, avise seus compradores sobre a sua campanha de Dia das Mães.

Pense em promoções

Um dos fatores que levam as pessoas a comprarem em uma loja ao invés de outra durante esse período são os preços. Por isso, faça promoções amigáveis e divulgue. Possivelmente essa ação trará muitas pessoas para a sua loja e consequentemente as fará comprar os seus produtos e não os dos concorrentes. Além disso, as promoções fazem com que as próprias pessoas indiquem a sua empresa para outras.

Mantenha seus novos clientes

Tenha estratégias pensadas para manter os novos compradores como seus clientes. Muitas vezes essas pessoas compram na sua loja apenas no Dia das Mães e nunca mais voltam. Por isso, dê a eles um bom atendimento e atenda ao que ele precisa.
Uma boa estratégia é dar a ele brindes, como algo a mais para ele entregar de presente. Presenteie com “mimos” que possuam a marca da sua empresa, para ele se lembrar da sua loja e procurar por você quando precisar de algum produto que o seu estabelecimento oferece.

Idealize vários tipos de mãe

As mães não são todas iguais, é importante que você passe isso na comunicação da sua loja. Não ofereça apenas flore e livros, por exemplo, imagine que existem mães rockeiras, prendadas, novas, idosas, entre outras. Pense em uns cinco tipos de mães que possam existir e foque nelas, diversifique seus produtos para o que as pessoas precisam.

Pense em kits

Faça kits com produtos de uma mesma linhagem, para ajudar o consumidor em ideias de presentes e dar a opção para que ele compre mais de um produto da sua loja. Ofereça itens que se conversam em uma caixa personalizada por um preço menor, possivelmente irá incentivar o cliente a comprar essa opção. Se o cliente for comprar uma agenda, por exemplo, ofereça um kit que contenha também uma caneta e post-its.

Ouça o cliente

Se atente em tentar entender corretamente o que o seu consumidor precisa, para que você possa sugerir os produtos corretos para eles. Isso possivelmente levará esse cliente a comprar mais de um produto na sua loja e ficar satisfeito, se tornando um comprador até depois do Dia das Mães.

Cadastre os compradores

Faça o cadastro das pessoas que comprarem na sua loja durante o Dia das Mães. Você pode fazer isso oferecendo a ação como moeda de troca, por exemplo. Isso permite a comunicação com o consumidor mesmo após a data comemorativa.
Veja esse artigo sobre cadastro de clientes que fizemos.

Aposte em vale presente

Forneça um tipo de vale presente da sua loja, para que aquele consumidor que não sabe o que comprar para a mãe tenha uma opção que atenda a esse problema.

Siga os passos, mas não esqueça das ideias

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Seguindo essas dicas, é muito provável que você consiga um aumento de clientes e de vendas após a data comemorativa. Mas não se atenha apenas a eles, não descarte novas ideias que você ou seus colaboradores tenham. As melhores campanhas para esse tipo de data precisam de criatividade para se sustentar.
 
Esse artigo ajudou você a ter ideias para crescer com sua empresa? Veja esse artigo sobre como atrair clientes para a sua loja, talvez ajude ainda mais.

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