5 passos para sua contabilidade tributária ser uma referência

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Existe uma coisa que todas as empresas precisam pagar, e é o imposto. Independente do ramo de atuação da empresa ou sua modalidade de tributação (Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional), fazer o balanço financeiro e pagar todos os impostos correspondentes a ela é obrigatório. Tudo que faz parte desses deveres fiscais são de responsabilidade da Contabilidade Tributária. Sendo assim, tudo que se refere a administração de tributos de uma empresa. Ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos.

    Conheça algumas dicas para se desenvolver como contador tributário e ganhar autoridade:

    1- Mantenha-se atualizado as novidades do fisco

    No contexto econômico das empresas, controlar custos e gerir os impostos passa a ser fundamental e é uma atividade supervalorizada. Conhecer as brechas da lei para possibilitar a redução de impostos sobre uma empresa é um diferencial importante para um contador nos dias atuais. Das profissões em alta na atualidade, muitas delas se relacionam com o financeiro e gestão tributária.

    Contabilidade é a graduação mais comum para os chefes de empresas. Alguns estudos apontam que o mais indicado para quem deseja ter sucesso na carreira é a formação em contabilidade e em direito.

    Prosseguir os estudos e cursar pós-graduação é indispensável, e para a área tributária, o ideal é que seja feita no Brasil.  A legislação tributária brasileira é uma das mais especificas do mundo, e para quem cursou a pós-graduação pode encontrar limitações práticas para trabalhar na área aqui no Brasil.

    O perfil comportamental para um profissional de contabilidade tributária deve ter destaque na capacidade analítica. Além de realizar cálculos, esse tipo de profissional deve conseguir analisar números e leis tributárias para dar base na tomada de decisões.

    As mudanças nas leis tributarias ocorrem quase diariamente, por isso, jornais e outros meio de divulgação das atualizações ocorridas nas leis são um recurso essencial na vida das contabilidades tributarias.

    2-Conheça bem seus clientes

    Para trabalhar com êxito na área de contabilidade tributária e fazer nome no mercado, é essencial possuir um conhecimento amplo sobre toda a legislação, e também saber quais se aplicam a quais clientes. Sendo assim é fundamental conhecer o cliente e as suas demandas.

    Considerando essa linha de raciocínio, é fundamental ter como prática o acompanhamento de todos os processos diários do cliente, assim como conhecer o enquadramento fiscal adequado para ele. Somente essa experiência permite ao contator oferecer um trabalho completo, possibilitando orientar o cliente sobre suas obrigações, evitando erros na contabilidade tributária.

    Além disso, para estruturar o planejamento tributário de uma empresa, o contador deve-se ater aos objetivos a curto e longo prazo do cliente, prevendo possíveis erros na tributação e oferecendo assim maiores vantagens.

    3-Torne-se um especialista

    O essencial para todo profissional da área contábil e fiscal é estar atualizado quanto as mudanças nas leis fiscais. Porém, considerando o número de leis tributárias no Brasil, que é exorbitante e muda constantemente, essa não é uma tarefa totalmente intuitiva e fácil.

    Uma dica válida para isso é, fazer uso de boletins técnicos de empresas do setor, como IOB, Fiscosoft, Cenofisco e a Econet. Outra indicação importante é procurar ficar atento as notícias divulgadas nos portais das entidades contábeis, como, Conselho Federal de Contabilidade, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicatos, Associações da classe contábil e outros portais oficiais…

    São alternativas para ficar por dentro das mudanças mais relevantes, e das normas contábeis e pronunciamentos do CPC, além da legislação tributária, societária e previdenciária.

    É possível assinar newsletter de portais, que enviam diariamente notícias e pronunciamentos com as principais alterações feitas nas leis fiscais para o e-mail cadastrado.

    4-Participe de treinamentos

    Algumas entidades oficiais, como os Conselhos de Contabilidade (CRC), frequentemente oferecem cursos, seminários ou treinamentos pertinentes as alterações nas legislações realizadas que correspondem aos serviços da contabilidade.

    Já o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) regula o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão-presenciais e a distância-, seminários, entre outras atividades, visando à reciclagem de conhecimento e à atualização profissional em contabilidade.

    Os eventos realizados pelas entidades capacitadoras credenciadas são:

    -Conselho Federal de Contabilidade (CFC);

    -Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs);

    -Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON);

    -Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC);

    -Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon);

    -Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo MEC;

    -Instituições de Especialização ou Desenvolvimento

    -Profissional que ofereçam cursos ao público em geral;

    -Federações, Sindicatos e Associações da classe contábil;

    -Firmas de Auditoria Independente;

    -Organizações Contábeis; e

    -Órgãos Reguladores.

    Além de se manter atualizado quanto à legislação vigente e às normas internacionais, há outros motivos importante para o contador estudar e se estar inteirado com as novas leis.

    O cenário de mercado atual exige um profissional multidisciplinar, com habilidades comportamentais e técnicas, como, capacidade analítica, flexível, dinâmico, proativo, estratégico, visão de longo prazo e liquidez para se moldar as mudanças constantes do ambiente corporativo atual.

    5-Explore cases de sucesso

    Utilize seu perfil profissional nas redes sociais para compartilhar seus cases de sucesso. Isso incentivará seus clientes a utilizarem as soluções que você propõe, além de ganhar maior visibilidade e se destacar no marcado.

    Mostre autoridade, faça a postagem de fotos, vídeos ou relatos é uma estratégia válida para palestras e parcerias também. Compartilhe com as pessoas quais os eventos de aprimoramento profissional você participa.

    Tenha foco e determinação. Seu sucesso na contabilidade tributária dependerá fundamentalmente do seu empenho para se aprimorar e encontrar ferramentas que facilitem seus processos no dia-a-dia.

     

    Evite gastos a mais com impostos

    Uma organização pode vir a ter mais gastos em impostos em virtude de erros cometidos na contabilidade tributária. E é exatamente por isso que devemos estar atentos as mudanças e a complexidade que os tributos exercem sobre uma empresa. Sendo assim, a área de contabilidade tributária é uma necessidade para as empresas.

    Importância da contabilidade tributária

    A média de empresas que não sobrevive ao primeiro ano de funcionamento é alta, justamente por não terem consciência quanto a importante que o regime fiscal tem para os negócios

    Para evitar erros e ter um planejamento tributário bem estruturado, é fundamental que toda empresa possua um contador tributário. Principalmente considerando que erros fiscais podem gerar muito problemas graves para a empresa, com o Fisco e até mesmo representar a inoperância da empresa no mercado.

    Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre contabilidade tributária? Acesse o link e entre em contato com a gente:

    Entre em contato com a gente

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Leia também

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Seja um parceiro Myrp.