Curva ABC: como utilizar na sua gestão de estoque

    A gestão de estoque é parte fundamental do sucesso de uma empresa. Feito da maneira correta, é possível reduzir processos, diminuir custos e aumentar sua lucratividade. Uma das melhores maneiras de otimizar o seu gerenciamento é através do Cálculo da Curva ABC.

    O que é

    A curva ABC é um método de categorização de itens de acordo com seu grau de importância. Assim, você sabe quais produtos merecem mais atenção e quais não merecem tanta, do ponto de vista comercial.
    A: são os responsáveis por até 80% do seu faturamento, ou seja, demandam mais atenção.
    B: são os produtos intermediários, responsáveis por até 15% das vendas.
    C: produtos com a prioridade mais baixa, responsáveis apenas por até 5% das vendas.

    Como calcular

    É bem simples: vamos imaginar uma loja de artigos esportivos. A primeira coisa a fazer é organizar uma tabela com o valor unitário de cada produto, quantos itens foram vendidos e o valor total de vendas.
    Obs.: o período de vendas a ser analisado fica a seu critério. Pode ser semanal, mensal, semestral…
    Tabela1
     
    Depois de organizada a tabela, veja a porcentagem que cada item representou no Valor Total.
    tabela2
     
    Feito isso, basta organizar a tabela pela porcentagem, do maior até o menor valor. Somando as porcentagens são definidos os produtos A, B e C.
    tabela3
    Assim: Camisa do Flamengo (28,57%) + Chuteira (27,29%) + Bola (21,94%) correspondem a 77,80% das vendas e são classificados como A. Somando o resto dos produtos, descobrimos quais são B e C.

    Como usar os dados

    A partir do momento que você conhece o grau de importância dos seus itens, você tem um controle maior sobre o seu estoque e pode gerenciá-lo de um jeito mais eficaz. Os produtos A, por exemplo, são seu carro-chefe e não podem faltar sob hipótese alguma.
    Já os produtos B e C servem para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento e garantir uma certa estabilidade. Você pode oferece-los na compra de itens da mesma família – no nosso exemplo, oferecer um par de meiões para um cliente que aparece procurando uma camisa do Flamengo.
    O cálculo da curva também ajuda a evitar o desperdício, exagerando na compra de itens com pouca saída.

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