Como se manter atualizado no mercado contábil

    Num mercado cada vez mais exigente, a atualização constante deixou de ser um grande diferencial competitivo para se tornar um requisito básico para qualquer profissional. Na área da contabilidade, esse desafio costuma ser ainda maior graças à complexidade da legislação tributária e aos novos procedimentos surgidos com a adoção dos e-Docs.
    O problema é que às vezes acabamos ficando presos demais nas tarefas do dia a dia e acabamos deixando os cuidados com nosso aprimoramento pessoal um pouco de lado. Por isso, separamos algumas dicas simples que você pode seguir e se manter atualizado no mercado contábil.
     

    Fique de olho na legislação

    O básico do básico, mas que é sempre bom lembrar. Acompanhar as muitas mudanças que as leis sofrem pode ser difícil, mas é essencial. Preste bastante atenção em tudo: nos Princípios de Contabilidade, as Resoluções e Normas do CFC, os Pronunciamentos Contábeis do Comitê, além da legislação societária, fiscal e previdenciária.
    Ficar por dentro de tudo é bastante trabalhoso. Por isso, uma boa dica é assinar portais e newsletters que enviam notícias para o seu e-mail diariamente.
     

    Acompanhe as tecnologias 

    Novas soluções surgem a todo instante. Quando você menos espera, uma versão mais novo e muito melhor de um software que você usava há um tempão já está dominando o mercado e tudo que você dominava já caiu em desuso. Acompanhar essa evolução é imprescindível.
    Procure manter a concorrência seu radar. Siga-os nas redes sociais e fique atento às novidades. Acompanhe também as desenvolvedoras de software para a área de contabilidade. Elas estão sempre compartilhando conteúdo com as últimas novidades para o setor, em notícias e posts de blog.
    E lembre-se de ficar de olho também no que acontece fora do mundo contábil. Um novo aplicativo de celular que facilita a comunicação, por exemplo, pode ser um diferencial na relação com os clientes.
     

    Procure os cursos das Entidades de Classe

    Graças ao Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais podem ser uma ótima fonte de capacitação, apresentando eventos sobre assuntos que ainda nem chegaram aos cursos de contabilidade.
    Também é importante ficar atento a eventos sobre assuntos que você domina, mesmo que eles não apresentem nenhuma novidade muito significativa. Participar de debates é a melhor forma de conhecer novos pontos de vista e renovar sua forma de superar os desafios do mercado.
     

    Networking

    Os cursos não servem apenas como aprendizado: são também uma excelente forma de estabelecer contato com outros profissionais.
    Criar uma relação com seus colegas de profissão traz diversos benefícios para o seu aprimoramento, pois incentiva a troca de ideias e permite que você conheça como pensam seus concorrentes. Além disso, também abre caminho para o início de parcerias e para o surgimento de novos projetos.
     

    Peça um feedback para os seus clientes 

    O aprimoramento profissional não é algo que acontece apenas de dentro pra fora. A opinião dos seus clientes é fundamental para você saber como pode melhorar. Afinal, são as necessidades deles que ditam a natureza do seu trabalho e elas também mudam de acordo com o tempo.
    Peça pra que eles analisem seu trabalho e veja em que pontos você é mais forte ou mais fraco. Pense em novas formas de atender as expectativas deles. Pode ser numa reunião ou até numa conversa mais informal, durante um almoço ou café. O importante é ter um feedback no qual você possa trabalhar em cima.

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.