Plano de negócios empresarial: prepare-se para o próximo ano!

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    Guiar os rumos de uma empresa, seja ela nova no mercado ou já atuando há algum tempo, nem sempre é tarefa simples. Entre muitas adversidades de empreender, o cenário empresarial demanda novos investimentos, concorrência à altura, capacidade de investimento e demais fatores que são fundamentais para o desempenho empresarial. Mas além da capacidade de lidar com cada questão ou dificuldade, é necessário saber ordenar e ter uma visão estratégica da empresa.
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    O planejamento empresarial é uma tática que garante mais segurança e assertividade na hora de caminhar no ramo empresarial. Através da análise de diversos pontos fundamentais para a atuação da empresa, o plano de negócios fornece uma excelente ferramenta para dar base às estratégias adotadas.
     

    O que é um Plano de Negócios

    Visando abranger as diferentes necessidades da empresa, o plano de negócios tem por objetivo situar o mercado e suas demandas, considerando as características de cada segmento.
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    Quanto mais completo e aprofundado o planejamento for, mais segurança e definição do conceito empresarial você terá. Metas, objetivos, dados de investimento, possibilidades dos colaboradores, quadro de funcionários, vantagens competitivas, missão da empresa, princípios e captação de recursos são alguns dos pontos fundamentais que devem compor o plano de negócios para que ele traga efetivos resultados.

    Defina a base da sua empresa

    • O que é a sua empresa;
    • O que ela faz;
    • Para quem faz;
    • Como faz;
    • Qual o diferencial;
    • Como está situada no segmento hoje.

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    Apesar de parecerem perguntas bastante semelhantes, elas ajudam a traçar um perfil específico do empreendedorismo, diferenciando a atuação das demais concorrentes. O Plano de Negócios deve apontar, sobretudo, o que é o maior ou o melhor diferencial da sua empresa, tornando-a melhor do que os concorrentes.
     

    Quem compõe a empresa

    Além das características de investimento, localização e capital, é necessário traçar um perfil de quem irá trabalhar e colaborar com a empresa. Os investidores, os responsáveis por cada setor e as linhas de atuação são essenciais para que o perfil da empresa seja traçado, seguido e respeitado.
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    Para que haja concordância entre o perfil do colaborador e a necessidade de atuação, o plano de gestão deve levar em conta as características pessoais e empresariais para melhor definir as responsabilidades e delegações de cada cooperado.
     

    Quem é a sua empresa

    Também é fundamental apontar com aprofundamento o que, de fato, é a sua empresa. Isso engloba os princípios, missão e valores empresariais, bem como os objetivos. O crescimento da empresa é determinado, muitas vezes, por aspectos mal delineados quanto à atuação e as rotinas empregadas.
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    Assim, determinar planos de ação, modos de atuação e formas de lidar com as demandas diárias devem compor o planejamento, poupando tempo e traçando o perfil do seu negócio.
     

    O que um bom plano deve delimitar

    Pontos fortes e fracos são parte de toda empresa, independente da atuação ou segmento. Um plano eficaz de negócios é capaz de apontar quais as vantagens competitivas da empresa e quais os pontos fracos. Mais do que apenas definir essas características, é preciso pensá-las como oportunidades de serem constantemente melhorada, e não dar atenção apenas aos pontos fracos.
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    As oportunidades englobam o segmento do produto ou serviço, a demanda de mercado, as tendências e diversos pontos que são bastante variáveis, por isso analisar o perfil e o contexto da empresa é determinante para descobrir boas e novas oportunidades de investimento.
    Análise SWOT ou FOFA é uma ferramenta bastante comum em um plano de negócios e apresenta, de forma objetiva e direta, pontos importantes. Através de um quadrante de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças é possível ter uma visão bastante clara da empresa quanto ao mercado, considerando os fatores internos e externos do empreendedorismo.
     

    Quando fazer

    Engana-se quem pensa que o plano de negócios é uma ferramenta essencial apenas para as novas empresas. Mais do que realizar um plano inicial e segui-lo, acompanhar, analisar e adaptar as definições e estratégias estabelecidas é ideal para que a sua empresa continue crescendo e se fortalecendo.
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