Empréstimo Empresarial: qual a hora certa de pedir?

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Para algumas empresas chega o momento de pedir um empréstimo, seja para alavancar o negócio ou para quitar dívidas. Junto com essa necessidade, muitas dúvidas surgem e o empreendedor não sabe como agir, principalmente sobre o momento certo de pedir o empréstimo e também como pedi-lo.
    O post de hoje traz algumas dicas para você que deseja fazer um empréstimo, mas que sente a necessidade de dar um passo de cada vez, tomando decisões cautelosas em busca do melhor para o seu negócio. Confira:

    Os cinco C’s

    Em matéria divulgada pela revista Exame, basta que você mostre como a sua empresa é responsável e capaz de pagar o empréstimo, que a chance de o conseguir será bem grande. Os cinco c’s são critérios de risco que tem forte influência sobre a decisão do banco em lhe conceder o crédito. Conhecidos como “caráter, crédito, capacidade, caixa (fluxo) e colaterais, eles abrangem características qualitativas e quantitativas”, conta a matéria.
    Segundo a revista, o “caráter” seria a reputação e o relacionamento que o empresário tem com o banco, já o “crédito”, representa o histórico do cliente no mercado, como por exemplo, se ele está com o nome sujo na praça. O “caixa” mede o potencial da empresa em gerar fluxo de caixa, que é o que fará com que ela consiga pagar os empréstimos. A “capacidade” seria a sensibilidade do negócio perante as flutuações do mercado. Tem mais a ver com a capacidade de pagamento da empresa. Para finalizar, o último C seria os “colaterais”, que nada mais é que as garantias formais.
    Todos esses critérios são analisados pelo banco, ou seja, quanto melhor for sua relação com ele, bem como a estrutura da sua empresa e histórico dela, mais fácil será conseguir um empréstimo.

    Análise prévia

    Reflita sobre tudo que virá com um empréstimo: longas parcelas, juros, prazos. É necessário lembrar também que, nos casos de empréstimo para investimento, o retorno virá após você quitar a dívida com o banco ou seja, essa atitude será rentável? Trace uma estratégia, prevendo os próximos meses, pois assim você consegue visualizar melhor a situação da sua empresa atualmente e num futuro próximo.
    quando-pedir-um-emprestimo-empresarial
     

    E o controle financeiro?

    Antes de recorrer a um empréstimo, é necessário analisar o controle financeiro da sua empresa. Jamais deixe-o de lado e pense que um empréstimo é a melhor saída. Imagine uma outra solução, tente ver a situação de maneiras diferentes. Se você consegue fazer o seu fluxo de caixa certinho, conseguirá descobrir se um empréstimo é a única saída, bem como o valor que seria ideal. A dica é usar um sistema de gestão capaz de controlar suas finanças, assim você não é pego de surpresa e não toma decisões no escuro.
     

    Bola de neve

    Empréstimos são campeões em fazer com que as dívidas se tornem uma bola de neve, então mais uma vez…cuidado! Se a sua empresa já está endividada, um empréstimo não é a melhor saída, pois a situação pode ficar mais comprometida ainda em decorrência do acúmulo de dívidas. Atenção também aos empréstimos com muitas parcelas e aqueles que estão além das possibilidades da empresa, pois o que pode parecer a solução dos problemas, poderá se transformar em um pesadelo.
     
    Gostou desse conteúdo? Nós temos outros materiais que poderão te auxiliar ainda mais no controle financeiro da sua empresa, principalmente com o intuito de manter um fluxo de caixa saudável. Confira o nosso e-book sobre Planejamento Financeiro Empresarial e aprenda a diminuir os custos do seu empreendimento.
    banner-ebook-planejamento-financeiro

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Leia também

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Seja um parceiro Myrp.